
No último domingo, o Estádio Municipal Flávio Jose Dutra, em Santa Rosa de Lima, foi palco de uma importante confraternização para celebrar os 40 anos de fundação do Esporte Clube Santa Rosa. Momento de pura alegria para os ex-jogadores que vestiram a camisa deste time, e que voltaram a se encontrar com muitas histórias para serem contadas. O que não faltou foi animação, satisfação e muitas lembranças revividas por aqueles, que lá em meados de 1979, fizeram surgir a equipe, e depois continuaram a dar vida ao futebol da Capital da Agroecologia. As histórias ali contadas e que eu pude ouvir, nos demostram que em um período de inúmeras dificuldades, vivida por todos os munícipes da época, o futebol era a paixão de todos, e era a principal atividade de lazer para as famílias. Foi naquela época de poucos recursos financeiros, materiais humanos e de maquinários, que com a união de pessoas amantes do futebol, ergueram com suas próprias mãos, uma estrutura para a prática do futebol.
Jogo espetacular

Para marcar o aniversário de 40 anos, o que não podia faltar era um jogo espetacular de futebol. E foi isso que os ex-jogadores proporcionaram na mesma manhã. E os nossos bons e velhos craques vestiram novamente a camisa do Esporte Clube Santa Rosa e foram a campo dar um show à parte. Se lá em 1979 quando surgiu o clube, a tecnologia era pouca, no jogo em comemoração aos 40 anos, ela se fez presente, e a partida teve direito até ao uso do “VAR” pelo árbitro (para registrar era este colunista). E o jogo foi emocionante do início ao fim, mostrando que os “velhinhos” ainda estão muito bem preparados. É claro que teve uns lances que a risada tomou conta dos jogadores e torcida, devido às quedas espetaculares que aconteceram, mas também teve lances que mereciam replay pela grandiosidade da jogada. Enfim, jogo movimentado, equilibrado e ao final um grande empate em 3 a 3 deixou todo mundo contente. Está certo, tenho que admitir que sendo o árbitro da partida, foram necessários 8 minutos de acréscimo, pênalti marcado com o uso do “VAR” no último lance de jogo, para que o empate acontecesse, mas isso foi só um detalhe a mais para contribuir com a grande festa.
Lembranças
Após o jogo, a confraternização se estendeu até o fim da tarde. Meio-dia, aquela costela e leitão assados, foram saboreados, regados a umas quantas cervejas geladas, afinal o dia era de festa. Para marcar o dia e ficar na lembrança, foram entregues medalhas de honra ao mérito aos ex-jogadores, responsáveis pelo início da história do clube. Resgatando ainda as tradições da época do surgimento do clube não poderia faltar a famosa roleta, e esta foi um sucesso, vários brindes foram sorteados num momento de muita animação. Ainda para finalizar teve aquela boa música, com animação do Musical Som do Sul, e alguns ex-jogadores também mostrando seus talentos, subindo no palco e cantando grandes músicas que marcaram época.