Decisão foi aprovada por líderes de quatro paróquias e será oficializada durante a Assembleia Diocesana de Pastoral
A Diocese de Tubarão deu mais um importante passo na organização pastoral com a criação de uma nova Forania que abrange as paróquias do Vale do Rio Capivari. Em uma reunião realizada no dia 8 de outubro, no Centro do Idoso de Armazém, quase cem lideranças pastorais, incluindo representantes de Vargem do Cedro, São Martinho, Gravatal e Armazém, aprovaram por ampla maioria a formação desta nova unidade eclesial. A decisão será formalizada na Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, e será oficializada por um decreto assinado pelo Bispo Diocesano, Dom Adilson Pedro Busin.
O encontro foi conduzido pelo coordenador diocesano de pastoral, Pe. Rodrigo José da Silva, que destacou a importância da nova Forania para aproximar ainda mais a Igreja das comunidades locais. “Estamos aqui reunidos porque queremos organizar uma nova Forania, uma proposta que vem sendo discutida há algum tempo. Com a aprovação de hoje, daremos um novo impulso à missão evangelizadora na região”, afirmou Pe. Rodrigo.
Dom Adilson Pedro Busin, que tem conduzido uma visita pastoral por toda a Diocese, também esteve presente e incentivou a criação da nova estrutura. Em sua fala inicial, o Bispo destacou a importância da missão e da comunhão: “Considerando a grande presença de representantes, posso afirmar que vocês já têm jeito de Forania. Este encontro é expressão do sentido de comunhão e participação, que tanto tenho incentivado nas Visitas”, disse o Bispo.
A reunião também contou com a presença de vários padres da Diocese, entre eles Pe. Vilmar Vitorino Feuser, pároco local, e Pe. Auricélio Costa, que destacou o desafio e a oportunidade de começar um novo processo pastoral. “Agora temos a chance de iniciar a nova Forania, com uma riqueza de lideranças e caminhadas pastorais lindas em cada paróquia”, comentou Pe. Auricélio, enfatizando a importância do trabalho conjunto e a continuidade da missão, apesar da reorganização.
Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de discutir a proposta e levantar questões importantes, como a dificuldade de formar novas lideranças e o receio do excesso de responsabilidades para os já envolvidos nas atividades pastorais. No entanto, a maioria das preocupações foi superada, e a votação final contou com 77 votos a favor, nenhum contra e três abstenções. A cidade de Armazém foi escolhida como sede da nova Forania por ser a paróquia mais central e populosa.
Ao encerrar o encontro, Dom Adilson reforçou a importância de focar na missão pastoral: “Estaremos mais próximos, oportunizando que nos conheçamos melhor, nos auxiliemos e nos animemos uns aos outros. Mas tudo isso só faz sentido por causa da nossa missão!”, concluiu o Bispo, sugerindo ações pastorais voltadas para a Cáritas, a acolhida de migrantes, turistas e idosos, temas que poderão ser refletidos nas próximas reuniões pastorais.
Com a aprovação da nova Forania, a Diocese de Tubarão se reorganiza para fortalecer ainda mais a ação pastoral na região, com o objetivo de tornar a evangelização mais eficaz e próxima das comunidades.