Obra narra a experiência de um grupo de estudantes em busca de uma fórmula para tirar um jovem da depressão
Obra foi lançada no fim do mês de julho, em Braço do Norte, reunindo lideranças, empresários, pais e educadores interessados no tema. A dose de riso. Este é o título do livro escrito pelo jornalista Fernando Freitas, que traz a proposta de abordar os desafios e dilemas da adolescência de forma leve e lúdica, mostrando que rir, pode sim, ser transformador. A obra foi lançada no fim do mês de julho, em Braço do Norte, reunindo lideranças, empresários, pais e educadores interessados no tema.
O livro narra a experiência de um grupo de estudantes que, desafiados por seu professor de Química, busca encontrar uma fórmula para tirar um jovem adolescente da depressão. “A palavra ‘dose’ não é por acaso. São as iniciais de Dopamina, Ocitocina, Serotonina e Endorfina, hormônios e neurotransmissores que se espalham por todo o corpo a partir do nosso riso diário”, explica o autor. “O objetivo do livro é servir de inspiração para o público e suporte para profissionais como os psicólogos, por exemplo, a fim de auxiliar o adolescente nesta fase de transição”, completa.
“Foi uma alegria participarmos do lançamento do livro do Fernando, autor que tem uma forma única de escrever”, declarou a presidente da Academia Tubaronense de Letras, professora Marilene Lapolli, que saiu encantada do evento que reuniu por volta de 120 participantes. Para o empresário Elton Heidemann, vereador e ex-presidente da Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale), o livro é leve e promete muitas risadas. “Conheço o Fernando há muitos anos e é perceptível como a prática do seu yoga do riso, diariamente, o ajudou a liberar cada vez mais suas palavras, beneficiando tantas outras pessoas”, disse.
Ainda no evento, o público pôde assistir à palestra da coach Daniela Daufemback Pompeo sobre o tema “Meu caminho, minhas escolhas”, contextualizando seu conteúdo com a proposta do livro. “Na palestra, eu trouxe reflexões que o livro também aborda, do quanto a adolescência é uma fase intensa, e sobre o risco de depressão que existe. Todos somos fruto das nossas experiências, momentos de luz e sombra, e todas as dores pelas quais passamos podem ser melhor vivenciadas com o riso. Liberarmos estes hormônios a partir da prática do riso nos prepara para viver, com muito mais leveza, momentos nas nossas vidas”, esclareceu.
Disponível em plataformas de venda on-line e em pontos físicos da região, o livro A dose de riso também foi inspirado na convivência do autor com seu irmão, o saudoso seminarista Felipe Freitas. “Muito do que me inspirou para este trabalho foram as mensagens do meu irmão, embasadas no seu estilo de vida alegre, com riso, otimismo, esperança e fé”, relata.
Confira aqui as fotos do evento:
Sobre o autor
Jornalista por formação e atuando há 30 anos com Comunicação, Fernando Freitas desenvolve um programa chamado RYT – Gestão do Humor. A sigla é um acrônimo da tríade Riso, Yoga e Terapia, que dá sentido ao trabalho, propondo um mergulho sutil no universo das emoções, através do que chama de Yoga do Riso. Professor desta modalidade, é certificado pela Laughter Yoga International, sediada na Índia. Esta experiência com o tema rendeu apresentações em eventos com a “Pílula do Riso”, em que o jornalista faz palestras rápidas, de 15 a 20 minutos, abrindo eventos, congressos e encontros, antes de momentos que demandam concentração e foco, ou ainda a palestra Gestão do Humor, com tempo de até uma hora e meia, incluindo prática de interações, brincadeiras e dinâmicas.