Aluno da Escola Barriga Verde embarcará essa semana para uma temporada de estudos, no México e retornará em 2019

Uma temporada de conhecimento, aprendizado e novas experiências na cidade de Morelia, no México. O lugar, que é a capital do Estado mexicano de Michoacán, hospedará o intercambista Ítalo Mazon Bussolo, de 15 anos, de Orleans por um ano.
O estudante da 2ª série da Escola Barriga Verde - EBV, participa do programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club e embarcará essa semana. Em 2017 fez a inscrição e participou do processo seletivo do programa. Ítalo passou por quatro avaliações, entre prova oral, escrita e conhecimentos gerais. Depois de aprovado, começou a participar das reuniões do Rotary e em seis meses teve acesso a lista com os países para onde os jovens iriam.
Ítalo retoma os estudos na Escola Barriga Verde em agosto de 2019. Agora se prepara para sua primeira viagem internacional. O item que é ícone do intercâmbio, um terno com botons usados pelos intercambistas, já está na mala.
Janaína Mazon, mãe do estudante, dá todo apoio à experiência. Ela participou das reuniões do Rotary com o filho e está há um ano no processo de treinamento. “Para Ítalo, o intercâmbio será um crescimento, é uma chance de conhecer uma nova cultura, uma oportunidade que muitas pessoas não têm, de se relacionar com outra família e além de tudo uma oportunidade de amadurecimento para ele”, analisa a mãe. Para ela, em um futuro próximo, Ítalo terá um diferencial. “Entrará no mercado de trabalho com uma experiência de intercâmbio e com fluência em outros idiomas”, destaca Janaína.
Novas experiências
Ítalo se hospedará na casa de uma família mexicana no período do intercâmbio. Ele já fez contato com os anfitriões e conta animado que terá pai, mãe, três irmãos, e até um cachorro. Um dos irmãos irá para um intercâmbio nos Estados Unidos. “Vou ter basicamente a mesma vida do filho deles, estudar na escola que ele estudava e até dormir na cama que ele dormia”, comenta. Uma das principais expectativas do intercambista é com a escola que frequentará – a Instituição Jefferson Internacional. “A escola vai ser um desafio, é uma instituição internacional, bilíngue, lá a pessoa pode escolher as matérias que quer cursar. Eu vou ter física, matemática e língua estrangeira”, relata Ítalo.