Braço do Borte alerta para cuidados que podem ser tomadas, como eliminar recipientes que possam acumular água parada
Com 26 focos do mosquito da dengue registrados em 2023 em Braço do Norte, cresce o alerta da Secretaria de Saúde, através do Departamento de Endemias do Setor de Vigilância em Saúde, para que a população redobre os cuidados para evitar novos criadouros do mosquito transmissor da doença durante a celebração de Finados.
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, algumas medidas podem ser tomadas como eliminar recipientes que possam acumular água parada, como vasos, garrafas e pneus, manter os túmulos limpos e sem acúmulo de água, utilizar areia nos vasos para evitar o acúmulo de água e promover a conscientização entre os visitantes sobre a importância de não deixar água parada.
Além disso, como já existe a presença do vetor em todo território urbano municipal, as medidas ajudam a reduzir o risco de aumento do mosquito em áreas de grande concentração de pessoas, como cemitérios durante o Dia de Finados.
Somente em 2023, já foram registrados 60.040 focos do mosquito em 236 municípios catarinenses, sendo que 153 são considerados infestados pelo Aedes Aegypti.