Estudantes da Escola Municipal Atílio Ghisi realizam atividades que incentivam a cooperação entre as pessoas

Que tal fazer um gol? Essa foi a frase estampada em uma trave colocada no meio da Praça Padre Roer, no centro de Braço do Norte na tarde desta quinta-feira, 06 de setembro. O objetivo era incentivar a cooperação e interatividade entre as pessoas. Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Atílio Ghisi, por meio do projeto Cooperjovem, em parceria com a Cerbranorte, passaram à tarde vivenciando experiências da cooperação.
A pequena Julia Azevedo, de 11 nos, ficou por um período sozinha na praça com a bola a espera de um voluntário que brincasse com ela. “Foi muito ruim. Me senti solitária, às pessoas passavam por mim, mas não quiseram parar e me dar atenção. Aprendemos que a cooperação é muito importante para atingirmos nossos objetivos e vimos que muitos são individualistas”, compartilha a estudante.
Segundo a professora Luciane Alves Vieira, os alunos participaram de diversas atividades cooperativistas e a ação na praça encerrou o exercício. “Nossa ideia é mostrar aos alunos e a comunidade que ninguém vive sozinho. As pessoas vivem correndo para ter e esquecem-se de ser. Vivem em uma concorrência e com essa ação tentamos mostrar o lado da cooperação”, explica.
Cooperjovem
Desenvolvido pela Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte - Cerbranorte em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), as secretarias de educação e as escolas de sua área de atuação, o Programa Cooperjovem tem como objetivo divulgar e difundir os princípios e a filosofia do cooperativismo. Justiça social, solidariedade, participação, liberdade, igualdade, equidade, autonomia e senso crítico são alguns dos princípios trabalhados no programa. O Programa Cooperjovem foi instituído no âmbito nacional após o lançamento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96.