Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Consciência Negra com representantes

20/11/2020 06h20

O dia dedicado a lembrar da luta por igualdade de raças tem um motivo a mais de comemoração em Braço do Norte

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Há décadas, o mês de novembro tem se tornado referência para atividades que afirmam a negritude. Em meio à pandemia de Covid-19, as eleições municipais foram adiadas para o mês de novembro, e mais de meio século depois, Braço do Norte terá, novamente, representação negra na Câmara de Vereadores.
Allan Lopes Prudêncio, 28 anos, e Vânio de Oliveira, o “Vaninho”, 36 anos, ambos eleitos pelo PP, são os representantes da etnia negra na Câmara a partir de janeiro de 2021. Eles repetem o feito de José Estevan de Arruda, médico oficial do Exército que trabalhou por 30 anos no Ministério da Agricultura. Filiado à Aliança Renovadora Nacional (Arena), disputou as eleições de 1968, recebendo 283 votos, sendo o terceiro mais votado na época, o primeiro preto a assumir como vereador a Câmara de Braço do Norte.


Arruda ainda exerceu, por três anos, o cargo de presidente do Legislativo. De lá para cá, nenhum vereador negro se elegeu. Apenas alguns suplentes assumiram, temporariamente. Os vereadores eleitos Allan e Vaninho possuem a missão de honrar o nome do antigo antecessor e de representar o movimento negro na cidade, inclusive, com possibilidade de também presidirem o Legislativo, já que a ala governista fez nove, dos onze vereadores.


Uma conquista?
Allan Prudêncio vê com grande responsabilidade essa conquista. “A política está mudando, Braço do Norte deixou seu sinal claro nas urnas. Temos que trabalhar na busca de gerar oportunidades para as pessoas, sem exceções. Todos merecem enxergar uma porta aberta, uma chance, uma luz para seus sonhos e objetivos”, defende o jovem político. “Quem está à frente, representando, tem que trabalhar com a visão de criar meios de oportunizar o crescimento estrutural, intelectual e profissional”, salienta.

A maioria da população do Brasil é preta ou tem origem nessa etnia, e vem conquistando seu espaço. “Esse assunto é tratado, muitas vezes, de forma polarizada na política”, acredita Vaninho. “O Allan e eu somos pessoas humildes, trabalhamos, estudamos e corremos atrás dos nossos sonhos como a maioria da população. Infelizmente, muitas pessoas não têm as mesmas oportunidades e, com representatividade, esse cenário pode mudar, pois agora somos vereadores para mais de 34 mil braçonortenses”, orgulha-se.


“Realmente, a página escrita em nossa história é de se lamentar e precisamos lembrar para que nunca se repita em lugar nenhum. Agora, é momento de erguer a cabeça, comemorar e trabalhar, pois temos a oportunidade de mostrar aquilo que somos capazes e muito ainda pode ser feito pela nossa cidade”, complementa Vaninho.


“Sou negro e recebi uma chance, com muito esforço e dedicação diária. Agora minha missão é passar pela porta e deixar aberta para que outros possam trilhar esse caminho”, acrescenta Allan Prudêncio.
Mesma opinião tem Vaninho de Oliveira. Para ele, essa eleição foi diferente, sem o tradicional contato com as pessoas, mas a essência continua a mesma: trabalhar pelo melhor para a cidade. “Através de minha equipe, familiares, amigos e também das redes sociais, conseguimos apresentar tudo aquilo que foi feito por Braço do Norte, e que tem a minha contribuição, além das ideias e propostas para o legislativo. O resultado foi satisfatório, mas o mais importante é o aprendizado que levo para a vida”, resume a eleição. Vaninho que já havia disputado eleição para vereador, foi diretor e secretário de Planejamento na atual gestão.


Já a luta de Allan para ser vereador não é de agora. Desde criança possui o exemplo da vida pública de seu pai, Jovânio Verginea Prudêncio, o “Nego Preto”, que buscou ingressar no Legislativo por três oportunidades, assumindo uma cadeira rapidamente, dentro da sua suplência como vereador. Aos 16 anos, Allan começou a fazer parte do Leo Clube, grupo de jovens que trabalha com serviços voluntários em nossa cidade. Formou-se em Direito no ano de 2018, trabalhou na Subseção da OAB, em escritório de advocacia, na Acivale, até receber o convite da gestão Beto e Ronaldo para fazer parte da equipe de governo, assumindo a pasta de secretário Adjunto de Infraestrutura, em janeiro de 2017.


Sua campanha cresceu gradativamente, consolidando apoios importantes e montando uma equipe organizada e eficiente ao seu redor. O resultado nas urnas mostrou a força dos jovens, a mudança de mentalidade do eleitor e abriu campanha para uma nova política.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!