Evento debate estratégias para fortalecer a inclusão escolar
Braço do Norte sedia a partir desta quarta-feira, 10 de setembro, o Seminário de Educação Inclusiva, que segue até amanha, quinta-feira (11), no auditório da Acivale. O tema desta edição é “Inclusão Escolar: Intervenções compartilhadas entre famílias, profissionais e gestores”. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, e reúne educadores, profissionais da saúde e assistência social, familiares e autoridades.
A iniciativa surgiu a partir da solicitação de entidades locais, como a Apas e a Anea, e ganhou força com o apoio do gabinete do deputado Júlio Garcia (PSD), através da articulação do ex-prefeito Beto Kuerten Marcelino. Além disso, conta com o apoio do Sicoob Credivale e da Prefeitura de Braço do Norte. “Esse seminário é resultado de um esforço coletivo, mas não teria acontecido sem a parceria das entidades locais e o apoio decisivo do deputado Júlio Garcia. É um exemplo de como a política pode contribuir para temas essenciais à sociedade, como a inclusão escolar”, destacam os organizadores.
Objetivo do encontro
O seminário busca criar um espaço de diálogo sobre a educação especial sob a perspectiva inclusiva, discutindo estratégias pedagógicas, práticas clínicas e o papel das famílias na aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial. Entre os temas que serão tratados estão a importância da estimulação precoce, protocolos de observação clínica e pedagógica, práticas pedagógicas para transtornos de neurodesenvolvimento e o fortalecimento da integração entre escola, família e comunidade.
Durante os dois dias, palestras e painéis serão conduzidos por especialistas de renome, como Ana Carolina Wolff Mota, Lisiane Tuon, Adeterson David dos Passos Crispim, Odivan José Rabelo Varela, Elaine Zacharuk Onofre dos Santos e Talita Francieli de Mello Cabral Pedroza.
Compromisso com a inclusão
A expectativa é de que o encontro contribua para qualificar profissionais e ampliar o debate sobre práticas inclusivas na rede de ensino, consolidando Braço do Norte como referência regional em políticas voltadas à educação inclusiva.