Arthur von Kemper Schwinden, conquista medalha de prata na World Mathematics Team Competition, em Doha
Arthur von Kemper Schwinden, de apenas 11 anos, colocou São Ludgero no mapa das grandes competições internacionais ao conquistar a medalha de prata na World Mathematics Team Competition (WMTC), um dos campeonatos mais desafiadores do mundo, realizado entre 27 de novembro a 2 de dezembro de 2024, em Doha, Catar.
O garoto sempre demonstrou curiosidades e talentos extraordinários. Aos 5 anos, foi constatado mediante laudo a superdotação, fato que o tornou membro da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo. Em 2023, foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e medalha de prata na American Math Olimpiad (AMO), Olimpíada de Matemática dos Estados Unidos. Participou também da Copernicus Olympiad, atingindo pontuação para a etapa global a ser realizada em janeiro de 2025 em Houston, Estados Unidos.
Porém, o objetivo de Arthur era a participação na maior e mais difícil competição de matemática do mundo, a Word Mathematics Team Competition (WMTC). A seletiva dessa olimpíada, aconteceu em agosto de 2024 onde Arthur foi campeão, carimbando assim seu passaporte para Doha, no Catar, para a final mundial.
Apoio e preparação
Na preparação para o grande evento, Arthur recebeu apoio da família, dos avós maternos que são professores aposentados e da professora Ariane Ascari, na escola onde estuda. No período de três meses mergulhou em conteúdos avançados, muitos deles acima de sua série escolar.
A Word Mathematis Team Competition (WMTC) é uma grande competição onde os alunos devem resolver problemas em grupo. São realizadas, no entanto, três grandes provas que devem ser resolvidas por eles.
Como único representante do Estado, Arthur traz a medalha de prata da competição mundial na categoria individual e reforça que essa conquista possa incentivar mais alunos a participarem de competições de conhecimento. “A educação transforma vidas e pode levar nosso país a muitas conquistas que nós mesmos não imaginávamos poder alcançar”, destaca o próprio aluno.
O retorno de Arthur para São Ludgero foi nesta quinta-feira, onde foi recebido com festa por familiares, amigos e colegas de escola. Com um futuro promissor, ele espera inspirar outras crianças e sensibilizar órgãos públicos para apoiar talentos emergentes no Brasil.