Prefeito eleito de Gravatal quer iniciar o processo de transição já na próxima segunda-feira
Ao contrário do que geralmente é observado nos pequenos municípios, onde raramente mais de dois grupos políticos pleiteiam a vaga no Executivo, em Gravatal quatro candidatos concorreram para o cargo de prefeito.
Estreante na política, Cleinils Rodrigues da Silva (PP), o “Clei”, bateu experientes políticos, ex-prefeito por duas oportunidade Rudinei Carlos do Amaral Fernandes (MDB), o “Nei”, e também os outros dois concorrentes, o atual prefeito, Wanderlei Nazario Marega (PSC), e o ex-vice-prefeito Constantino Rodrigues de Freitas (PT).
Aos 38 anos, esta é a primeira eleição que o farmacêutico por formação participa. Um feito inédito no município. Ao seu lado estará o seu vice, o agrônomo Jucemar Zanelato (PSB), de 55 anos, que já foi vice-prefeito em outra gestão.
Qual a primeira ação planejada para 2021?
Clei Rodrigues - A primeira atitude vai ser buscar o máximo de informações para fazer o real diagnóstico da situação financeira da Prefeitura. Somente com isso em mãos fecharemos o nosso planejamento para 2021. No primeiro semestre queremos reorganizar a gestão e buscar maneiras de economizar o máximo possível para, ainda em 2021, colocar em prática os nossos objetivos. Saúde e educação serão as áreas priorizadas neste primeiro momento. Também queremos dar início a um programa de pavimentação, uma necessidade enorme no nosso município nesse momento.
O secretariado já está definido?
Clei - Ainda não tenho nada definido. Nesse momento estamos mais focados em montar a equipe de transição.
Quando inicia a transição?
Clei - Vamos protocolar toda a documentação até esta sexta-feira (20), com a intenção de iniciar o processo prático já na próxima segunda-feira (23). Esperamos ter a colaboração da atual gestão e também dos servidores. Temos bom relacionamento com o atual prefeito (Wanderlei Marega) e tenho certeza de que tudo será conduzido de forma tranquila. Queremos iniciar o governo de forma eficiente
Nem mesmo a assessoria de campanha do ex-prefeito Rudinei Carlos do Amaral Fernandes (MDB), o “Nei”, conseguiu encontrá-lo no início desta semana. Ao que consta ele não deu e nem dará nenhuma entrevista para comentar o resultado das eleições do último domingo.
Por outro lado, seu vice, Jose Luiz Vieira Rafael, o “Zezé”, garante que a experiência de concorrer a um cargo público foi excelente, especialmente em tratando-se de uma campanha à majoritária. “É claro que você não concorre para perder, mas isso também faz parte do processo democrático ao qual o PSL defende. Foi uma experiência incrível e, com certeza, me sinto apto para seguir na política”.
Esta é a primeira eleição do PSL em Gravatal. Ainda que não tenha conquistado o Executivo, o partido elegeu um vereador no Legislativo. Douglas Lima Honorato teve 216 votos. Foi o sétimo nome mais votado.
“Isso mostra que, apesar de sermos pequenos, temos foco e propostas. Nosso foco agora será a próxima campanha municipal. Vamos aproveitar estes quatro anos para fortalecer a nossa sigla e auxiliar nossa cidade através do nosso vereador eleito”, antecipa Zezé. Alcide Brognara, o “Tiquinho”, do PSB, e Jucinei Salazar, do PSC, também estreiam nomes e partidos na Câmara de Vereadores.