Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Ciclista de Braço do Norte chega à Bahia

Seu projeto consiste em viajar o Brasil de bicicleta passando pelos quatro extremos do país

13/05/2023 11h50 | Por: Redação
A maior inspiração do ciclista para a viagem, assim como para a vida, foi seu irmão mais velho

O ciclista Guilherme Camilo Steinbach, 25 anos, natural de Braço do Norte, há aproximadamente 80 dias, começou uma ciclo-viagem pelo Brasil. Pedalando, deixou Santa Catarina e já passou pelo Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e atualmente encontra-se na Bahia. Seu projeto é viajar o Brasil de bicicleta passando pelos quatro extremos do País: no oriente em João Pessoa, na Paraíba, no extremo ocidente, em Amâncio Lima, no Acre, no extremo norte, o famoso Oiapoque, no Amapá. No seu retorno ao Sul pretende pedalar até Chuí, no Rio Grande do Sul.

Com dois anos de planejamento, a princípio, a viagem seria realizada a pé, mas os planos mudaram quando Guilherme conheceu, em 2022, o ciclismo. Nos primeiros 30 dias de sua aventura, que iniciou em fevereiro, o foco foi apenas na quilometragem, fazendo uma média de 100 quilômetros diários. Em um mês o ciclista chegou ao Espírito Santo, onde conheceu dois tatuadores que viajam de bicicleta e os acompanhou por todo litoral do Estado. Após certo tempo, chegou a Porto Seguro, capital da Bahia, onde se encontra. Ele continua seu trajeto com um viajante carioca. Flavio o acompanha no litoral Sul do Estado, na rota do Descobrimento do Brasil onde os europeus tiveram o primeiro contato com os povos indígenas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após Porto Seguro, Guilherme retoma a ciclo-viagem sozinho contornando todo litoral nordestino e, depois, seguindo rumo ao Norte do País, em direção ao Oiapoque, onde encerra a primeira etapa. “Após chegar no Chuí, no Rio Grande do Sul, pretendo continuar viajando, mas com outro meio de transporte que ainda não defini. Voltarei para Santa Catarina para visitar minha família e me organizar para a próxima aventura, que seria a ida para o Ushuaia e subir toda América do Sul”, programa Guilherme. A maior inspiração do ciclista para a viagem, assim como para a vida, foi seu irmão mais velho. Conhecido em Braço do Norte como “Rikardinho”, nasceu com a doença Mielomeningocele que o impossibilitou de andar, e com o passar dos anos ele também foi perdendo a visão, a qual hoje ele está com menos de 5% da capacidade visual.

Guilherme é o terceiro filho e nasceu sem nenhuma limitação física e, por isso, desde criança sentia-se na obrigação de usar o seu corpo ao máximo, fazendo todos os esportes possíveis e variadas artes marciais. Guilherme sempre foi artista, cresceu na Asacad (Casa Lar), onde teve contato com a dança, capoeira, teatro e tudo que envolva o meio. Atualmente é professor de danças urbanas, compositor e artista marcial praticante de taekwondo. Com a estrada imprevisível, podendo danificar a bicicleta, além não ter lugar fixo para dormir, Guilherme se mantém na estrada sem patrocínio, apenas com o apoio dos moradores por onde passa, que o autorizam a armar barraca no quintal, praias, voluntariados em camping em troca de hospedagem e através do incentivo financeiro de alguns seguidores, que contribuem através do Pix artistademochila@gmail.com.

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!