Entidade reúne cerca de 70 voluntários
Cerca de 70 voluntários estão envolvidos no Centro de Educação em Saúde de Práticas Integrativas (Cespi), mantido através de parceria com a Secretaria de Saúde de Braço do Norte. Eles são organizados pela Associação pela Vida em Harmonia (Avah), que atendem mais de 480 pacientes por mês com atividades como reiki, yoga, biodanza, constelação familiar coletiva e individual, barras de acesses, biomanetismos, massoterapia, CVV Comunidade, oficina de plantas medicinais, oficina de desbloqueio emocional (EFT) e teatro-terapia. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são aplicadas gratuitamente através do Cespi. Os interessados podem solicitar a inclusão às enfermeiras de suas unidades de saúde.
Nesta segunda-feira, 6 de novembro o prefeito Beto Marcelino, e os secretários de Saúde, Sérgio Arent, e de Administração e Fazenda, Allan Lopes Prudêncio, participaram de uma reunião com uma comissão da Avha, popularmenre conhecida como a Casa do Voluntário, formada por Alcir Silva, Luana Cademartori Minghelli e Lourival Salvato. A intenção do grupo, de acordo com o prefeito, foi apresentar o relatório de atividades realizadas e a realizar em 2023 e o Plano de Trabalho para 2024. “Neste momento, o Município repassa para associação R$ 2 mil ao mês. Com as demandas de serviços realizados, conforme solicitado pelos voluntários, passaremos a fazer um repasse de R$ 6 mil ao mês, através de Marco Regulatório, além do pagamento do aluguel da sede e da cessão de servidores”, explicou Beto.
Em 2019, Braço do Norte ficou entre as cidades escolhidas para apresentar sua experiência com o Cespi em Brasília, durante o Congresso de Secretários de Saúde. Entre os benefícios de realizar as práticas integrativas está a melhora do bem-estar, recuperação pode ser mais rápida do que o convencional, menor dependência de medicamentos e redução de procedimentos invasivos. “Além de promoverem maior disposição, engajamento e o bem-estar das pessoas, geram uma atitude positiva frente aos desafios e estabelecem a harmonia emocional, mental e física”, complementou Sérgio.