Recursos são disponibilizados pelo Fates
O valor de R$ 26 mil foi repassado pela Cooperativa de Eletricidade de Gravatal para a Apae, ao Projeto TEAcolher, Rede Feminina de Combate ao Câncer e à Associação Cultural de Gravatal, através do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates). A entrega dos valores aconteceu na sede da Cergral, na sexta-feira, dia 10 de março.
O estatuto da Cergral prevê que, no término do exercício, 10% das sobras da cooperativa sejam destinadas às entidades que prestam um papel social e educacional à sociedade. Neste ano, o valor corresponde a aproximadamente R$ 169 mil. João Vânio Mendonça, atual presidente e recentemente reeleito para mais quatro anos de gestão frente à Cergral, destacou que, embora não faça divulgação destas ações, a cooperativa é parceira e está presente em muitas esferas educacionais e sociais.
Kelen Cargnin, diretora da Apae, ressaltou a importância do aporte financeiro concedido. “Hoje, atendemos 91 alunos e temos mais oito aguardando na fila. Estes recursos são sempre bem-vindos, especialmente agora que estamos construindo um espaço mais amplo”. Já Estelita Iung da Silva, representante do TEAcolher, projeto destinado ao acolhimento de cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, também destacou a relevância do apoio.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gravatal, Maristela de Oliveira, agradeceu a parceria e reconheceu que, graças ao apoio da Cergral, da Prefeitura e de outras entidades, hoje a Rede Feminina tem equipamentos essenciais para a prevenção e cuidado da saúde da mulher, inclusive do homem, na detecção do câncer. Por fim, Luzia Biancato, tesoureira da Associação Cultural de Gravatal, destacou a ajuda que a Cergral sempre tem prestado à associação, especialmente nas questões relacionadas à Rádio Porto Gravatá.