Mudanças pretendem garantir o fortalecimento das duas entidades
A Geração Cerbranorte e a Cerbranorte Distribuição, cooperativas de geração e distribuição de energia que atendem as regiões de Braço do Norte e Rio Fortuna, estão em fase de revisão e atualização de seus estatutos sociais. As atuais diretorias querem, assim, modernizar as diretrizes que regem as cooperativas, buscando oferecer mais benefícios para os associados e garantir o fortalecimento e o desenvolvimento da instituição no longo prazo e acompanhar as mudanças do setor.
O estatuto é o que regulamenta e rege o funcionamento de uma organização. “Na Cerbranorte, os estatutos estão ultrapassados e precisavam passar por uma reforma abrangente”, explica o gerente de Regulação da Cerbranorte Distribuição, Itamar de Almeida. “Em busca das melhores práticas de gestão cooperativista, buscamos, em conjunto com o Conselho Administrativo, construir um Estatuto que esteja em conformidade legal e regulatória, que empodere os associados, que garanta uma maior e ampla participação dos associados e, ainda, que reforce a neutralidade política”, detalha. “Para uma maior assertividade, foi contratada uma assessoria jurídica especializada em estatutos dentro da área de cooperativismo, que tem sido fundamental para garantir que as mudanças estejam em conformidade com as leis vigentes e atendam às necessidades da cooperativa”, explica.
“A atualização do estatuto é fundamental para assegurar a longevidade e a eficiência da cooperativa. Não se trata apenas de manter a saúde financeira e operacional, mas de garantir que a instituição esteja adaptada às novas exigências legais, econômicas e sociais”, alerta o contador das cooperativas, Jairo Dircksen. “Vivemos em um ambiente de rápidas mudanças e é fundamental que a Cerbranorte acompanhe essas transformações. Assim, podemos garantir um futuro próspero, sempre alinhado com os interesses dos nossos associados e com suas necessidades, que também evoluem ao longo do tempo”. Para Jairo, esse processo fortalece a cooperativa e garante que ela continue sendo relevante e eficiente para todos.
A presidente da Geração, Valneide Exterkoetter, detalha a importância de ter no estatuto regras claras, na conformidade da lei, para uma maior eficiência nas gestões. Entre as mudanças previstas, estão a exigência de que, para assumir alguma função na diretoria ou conselho, o associado deva ter realizado curso na área de cooperativismo como também a importância dele na participação das assembleias.
Com o intuito de promover a participação dos associados e ouvir suas sugestões, a Cerbranorte Geração e a Distribuição realizarão dois encontros comunitários. O primeiro será em Rio Fortuna e o segundo em Braço do Norte, em datas a serem confirmadas, permitindo que os cooperados possam conhecer e discutir as alterações propostas antes da Assembleia Geral Extraordinária, que formalizará as mudanças.
“Esses encontros reforçam o compromisso da gestão com a transparência e a participação ativa dos associados, garantindo que as decisões sejam tomadas de forma coletiva e democrática”, reforça Mayco Niehues, presidente da Distribuidora. “A modernização do estatuto representa um passo importante para o futuro das cooperativas”, garante.