Obra terá 120 metros de extensão e será construída no córrego Santa Augusta
Com um investimento de R$ 1,2 milhão, uma galeria pluvial com 120 metros de extensão será construída no córrego Santa Augusta, no terreno pertencente a Cerbranorte. Para apresentar detalhes da obra, prevista para começar após o período chuvoso de março e abril, as diretorias da Geração Cerbranorte e Cerbranorte Distribuição estiveram reunidas com os moradores das proximidades da Rua Frederico Kuerten, que serão impactados pela ação, na noite de terça-feira, 30 de janeiro.
O encontro realizado na Associação dos Funcionários da Cerbranorte reuniu 25 pessoas e buscou trazer esclarecimentos sobre a galeria, que terá estrutura de 2,5 x 2,5 metros de vazão pluvial. Como a reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura de Braço do Norte, serviu ainda para que todos entendessem o que já foi feito pela Administração Municipal para que haja o desassoreamento das áreas mais prejudicadas da região, já que as chuvas fortes costumam causar alagamentos gerados pela pouca vazão do córrego.
Presente no encontro, a empresária Ariene Wessler Sombrio que tem sua empresa afetada constantemente com as cheias do córrego, ressaltou a importância da discussão deste desta obra. “É algo valoroso para Braço do Norte, pois é necessário olhar para o cenário que enfrentamos com as chuvas. Sou totalmente a favor, porém precisamos que o poder público se comprometa ainda mais com as limpezas anterior as chuvas e não somente após. Também é de fundamental importância a fiscalização e conscientização continua da população em não jogar objetos no córrego”, lembra.
A Prefeitura garantiu que continuará a fazer a limpeza e desassoreamento do local, principalmente após a passagem da água pela galeria, principal questionamento da comunidade na reunião. A municipalidade informou ainda que o mesmo trabalho realizado no segundo semestre de 2023 deve voltar a ser feito antes do próximo verão, que é o período de maior cheia.
Essa foi a segunda reunião que tratou especificamente da galeria. De forma unânime, os moradores presentes se colocaram a favor da construção. O valor a ser investido na obra foi aprovado em Assembleia Geral Ordinária da Geração Cerbranorte e Cerbranorte Distribuição e será dividido 50% entre as duas. O processo de liberação para construção da galeria encontra-se em estudo pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).