Em reunião ordinária, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), determinou os novos valores das tarifas de energia elétrica para as cooperativas de eletricidade de Santa Catarina, que passam a valer a partir do dia 30 de setembro deste ano, e terão vigência até 29 de setembro de 2020. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, 24 de setembro. Todas terão um reajuste médio de 10% já a partir da próxima fatura.

Para a Cerbranorte, os reajustes que acontecem anualmente e as revisões tarifárias que acontecem a cada quatro anos, ocorrem sempre no fim do mês de setembro, utilizando uma metodologia própria da Aneel. “De forma que os critérios sejam os mesmos para todas as cooperativas. De modo que ela possa arcar com suas responsabilidades perante o consumidor”, lembra Deise Faust Vieira, gerente comercial da cooperativa. “Nos últimos anos o percentual médio das tarifas permaneceu em torno de 10% e serão válidos até o próximo ano”, diz.
Verão deverá ter bandeira tarifária vermelha
Com o período de seca enfrentado no Brasil, é bem provável que para os próximos meses a bandeira tarifária seja vermelha, que representa um custo adicional referente ao uso das usinas termelétricas. “Alertamos aos consumidores sobre a necessidade do uso consciente da energia, principalmente para os meses de outubro à fevereiro, época em que as temperaturas são mais altas, e consequentemente há maior consumo de energia”, ressalta a gerente comercial da Cerbranorte.
Bandeira vermelha - Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,040 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido.
Bandeira vermelha - Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,060 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido.