GERAL
Cedup de Rio Fortuna: Nova licitação será feita para conclusão da obra
13/07/2018 10h43
Empresa ganhadora da ordem de serviço desistiu da obra. Nova licitação será realizada pela ADR de Tubarão. Inacabado, Cedup de Rio Fortuna será um dos contemplados com novos mobiliários
Rio Fortuna
A “novela” da conclusão do Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) de Rio Fortuna parece estar longe do capítulo final. Vários entraves atrasam a obra que está inacabada desde 2011. A “cena” que trouxe indignação às lideranças regionais apresenta um imbróglio entre os personagens da “trama” promovida com recursos públicos. Vamos recapitular...
O último empecilho foi à desistência da empresa vencedora da licitação para execução dos serviços. As obras complementares para a tão esperada conclusão eram para iniciar no fim de outubro de 2017. Após quase nove meses, as obras continuam paradas. Com mais reparos do que previa o edital lançado pelo Governo do Estado, a empresa vencedora desistiu de realizar os trabalhos.
De acordo com o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão (ADR), Ricardo Medeiros, durante uma vistoria, a empresa observou que o investimento de R$ 534 mil para serviços de pintura, fiação elétrica e acabamentos finais não seria suficiente para concluir a obra. “Infelizmente, vimos que o estrago realizado pelos vândalos era muito maior. Todas as janelas foram arrancadas, a fiação, as louças do banheiro foram furtadas e as portas quebradas. É lamentável o vandalismo que fizeram no Cedup”, comenta Ricardo.
O processo do Cedup de Rio Fortuna chegou do governo do Estado para o secretário regional na última semana, e foi encaminhado para o departamento de licitação, de onde prossegue para a tramitação de um novo processo licitatório. A ideia é dentro dos próximos dias lançar o edital para a conclusão da obra. “Foi feito um novo orçamento com tudo o que será necessário para a finalização e agora o projeto está nas mãos do engenheiro de infraestrutura da nossa ADR e, assim que terminar as análises abriremos uma nova licitação para retomar a obra”, informa o secretário.
Mobília nova para a obra inacabada
A secretária de Educação do Estado, Simone Schramm, esteve no Fundo de Desenvolvimento Nacional de Educação (FNDE), no início desse mês, em Brasília, para tratar da liberação de recursos para a compra de equipamentos e mobiliário para as unidades dos Cedups de Santa Catarina. O valor de R$ 5.369.021,84 é de recursos que não foram completamente utilizados na construção das instituições. “Existe uma pendência para a liberação deste recurso entre o FNDE e o Ministério da Educação, porém, os técnicos envolvidos resolveram equacionar esta questão importante para a educação do Estado e nos dar uma definição ainda na próxima semana. Aguardamos a autorização para utilizarmos este recurso o quanto antes”, destacou Simone. Esta pendência se arrasta há pelo menos dois anos. O Cedup de Rio Fortuna está entre as unidades contempladas com os novos mobiliários, entre eles estão: conjuntos aluno e professor (carteiras e cadeiras), armários, poltronas, mesas, quadros brancos entre outros.
“Os móveis não serão comprados imediatamente. A compra é via licitação e pode demorar. Ou seja, mesmo que seja liberado antes, o mobiliário só será entregue quando o prédio ficar pronto”, esclarece a assessoria da ADR de Tubarão.
Cedup oferecerá dois cursos em Rio Fortuna
Conforme o secretário Regional, dois cursos já estão definidos para o início das atividades do Cedup: Zootecnia e Agroindústria. “Os cursos foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação. Com os cursos definidos, e o levantamento da mobília, equipamentos e acervo bibliográfico encaminhado a Secretaria de Estado de Educação, assim que a obra for concluída, os trabalhos devem iniciar. E para que isso aconteça com um grande número de alunos, precisamos da parceria de todos os municípios”, afirma. A obra tem uma área total de 5.577,39 metros quadrados e faz parte do programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. A estrutura é composta por salas de aula, laboratórios, banheiros, ginásio, auditório, refeitório e biblioteca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE