Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Causas de acidente serão investigadas

20/11/2020 06h41

Polícia Civil e Crea farão perícia do que teria provocado a queda da obra do novo ginásio

A Polícia Civil e o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) investigarão as causas do acidente ocorrido nas obras do novo ginásio de esportes de Braço do Norte. Na manhã de quarta-feira, 18 de novembro, parte da estrutura da obra cedeu, deixando três funcionários da empresa que executa os trabalhos feridos, em deles em estado grave.


No momento do acidente, ambas as paredes laterais do ginásio caíram para dentro do prédio. Operários correram para se proteger. Os atingidos pelos escombros foram atendidos pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital Santa Teresinha. Durante a tarde, um dos feridos foi transferido para a UTI do Hospital São José, em Criciúma.


A principal suspeita do que teria provocado o desmoronamento recai sobre a estrutura metálica do telhado. Há a possibilidade de que as tesouras de aço não teriam suportado o próprio peso ou de que a lança de um guindaste que estava no local teria batido na estrutura e causado a queda. Tais informações, porém, não foram confirmadas oficialmente pelos órgãos que apuram o caso.


O engenheiro Rafael Fornasa, proprietário da empresa executora da obra, informou para a Folha do Vale que, neste momento, está dando prioridade aos funcionários que se feriram e aos seus familiares. “Sobre o que pode ter provocado o acidente, vamos aguardar os laudos periciais da Polícia Civil e do Crea para nos manifestarmos. Mas, vale lembrar que a nossa empresa, conforme contrato firmado com o município, é apenas executora do projeto. A responsabilidade técnica pelo projeto de engenharia não é da empresa, nem minha como engenheiro”, declarou.


A empresa de guindaste, com sede em Capivari de Baixo, também se manifestou. Em nota oficial, afirmou não havia equipamentos em operação no momento em que a obra desmoronou. “Não nos responsabilizamos pelo dimensionamento de materiais e execução da obra em contratos onde somos responsáveis apenas pela locação de equipamentos de peças, que se restringe apenas ao dimensionamento correto dos equipamentos de elevação, cintas e manilhas”, disse no documento.


Orçada em aproximadamente em R$ 2,5 milhões, com recursos do extinto Ministério do Esporte, a construção do novo ginásio, na Praça da Família, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, começou no final de 2019. A obra já estava em fase avançada e havia até a expectativa de que o local sediasse uma partida da Liga Nacional de Futsal em 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!