Atendimentos na unidade móvel iniciam no dia 1º de outubro. Lançamento do projeto ocorre na próxima sexta-feira, 28 de setembro

Com o objetivo de facilitar o acesso aos tratamentos odontológicos, a carreta Odontosesc chega a Gravatal nesta sexta-feira, 21 de setembro. Por meio da parceria entre a prefeitura e Sesc, a unidade móvel pretende realizar cerca de 900 consultas a partir do dia 1º de outubro até o dia 14 de dezembro.
Após a capacitação dos profissionais e instalação da estrutura, na próxima sexta-feira, 28 de setembro, às 10 horas, ocorre o lançamento do projeto na Rua Engenheiro Annes Gualberto, no centro de Gravatal (anexo a Secretaria de Saúde). Quatro odontólogos trabalharão oito horas diárias. A expectativa é realizar em média 64 atendimentos por dia.
Serão efetuados procedimentos odontológicos gratuitos de periodontia (profilaxia, raspagem de tártaro), remoção de lesões de cárie, restaurações, endodontia (tratamentos de canal), cirurgias, extrações dentárias, entre outros. “Esse projeto é de alta relevância para a população de Gravatal. Além dos atendimentos odontológicos realizados nos ESFs, esse serviço vem para complementar e resolver alguns problemas que não são realizados pela rede pública, como o tratamento de canal. Outro fator importante é que os tratamentos serão iniciados e finalizados durante o período do projeto”, explica a Secretária de Saúde do município, Francismari Rossi Lessa.
Além dos atendimentos gratuitos, a unidade móvel também oferece ações educativas, contribuindo para melhoria da qualidade de vida catarinense.
Carreta Odontosesc
A Unidade Móvel OdontoSesc é estruturada com quatro consultórios odontológicos, central de esterilização e sala de Raio-X. A iniciativa atua na promoção, proteção, prevenção e restauração da saúde bucal por meio das clínicas móveis montadas em carretas. Implementado no Brasil em 1999, o OdontoSesc possui cinco unidades atendendo no Rio Grande do Sul e mais de 60 unidades em todo o país. Parcerias com o Poder Público local, sindicatos e entidades de classe fazem com que se torne viável o acesso de toda a comunidade aos tratamentos odontológicos.