Sábado, 21 de dezembro de 2024
Braço do Norte
33 °C
19 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
33 °C
19 °C
GERAL

Candidatos a prefeito recebem pleitos do DEL em Braço do Norte

Os quatro também tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e plano de governo

Braço do Norte - SC, 03/10/2024 18h00 | Atualizada em 03/10/2024 17h59 | Por: Redação
Encontro encerrou com a assinatura dos candidatos, que se comprometeram a dar atenção aos pleitos apresentados

O Conselho do DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) de Braço do Norte promoveu um encontro com os quatro candidatos à Prefeitura na noite de quinta-feira, 26 de setembro, no auditório da Unisul. A agenda foi proposta para apresentar o programa implantado em 2015, sendo pioneiro no Estado. O DEL planeja o Município a longo prazo e, desde que foi criado, conta com diversos projetos já implantados e outros em andamento por meio das seis Câmaras Técnicas existentes.
Todos os detalhes do programa foram apresentados aos quatro candidatos a prefeito, Allan Lopes Prudêncio (PSD), Dr. Cleber Silva (PT), Laurinho Boeing (MDB) e Robinho da Farmácia (PL). A apresentação foi feita pelo agente de Articulação do DEL, Fernando Simiano, que conduziu os trabalhos durante o evento. Em seguida, os conselheiros do DEL também apresentaram alguns pleitos para o desenvolvimento do Município.
Os quatro candidatos tiveram a oportunidade de se manifestar e apresentar algumas de suas propostas e plano de governo. O encontro encerrou com a assinatura dos candidatos no termo de compromisso, como forma de garantir que darão atenção aos pleitos apresentados. “Esse foi um momento importante para que os candidatos conhecessem o trabalho do DEL e ouvissem nossos principais pleitos”, afirma o presidente da Acivale, Gustavo Schlickmann, que é um dos membros do Conselho do DEL.

DEL em Braço do Norte
Braço do Norte tornou-se referência do modelo do DEL em Santa Catarina. Hoje o programa conta com seis câmaras técnicas, formadas por profissionais voluntários de diferentes segmentos. O programa também conta com um conselho de caráter consultivo e deliberativo, formado por 30 membros voluntários de 16 entidades de setores distintos. São mais de 100 participantes envolvidos.
O DEL de Braço do Norte tem como meta implantar 50 projetos de melhorias para a cidade até 2036. Alguns já foram aprovados e já estão em ação no Município e outros continuam em planejamento a fim de garantir o crescimento à cidade e qualidade de vida aos moradores. O modelo do DEL surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município a longo prazo. A Federação Empresarial do Estado (Facisc) adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e, atualmente, já funciona em mais de 20 cidades.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que pensam os candidatos sobre o DEL
“O DEL será um órgão conselheiro que estará sentando conosco e conversando sobre esse crescimento industrial. Meu compromisso não será usar o poder público, a Prefeitura, para colocar-se a serviço da iniciativa privada. Ou seja, deixar de prestar um atendimento público para aqueles que mais precisam para colocar-se à disposição da classe empresarial. Essa classe é importante, mas os recursos públicos terão que ser investidos a favor da nossa população”, Dr. Cleber da Silva
“Parabenizo o trabalho voluntário dos membros do DEL, que trazem projetos importantes para o desenvolvimento de Braço do Norte. Temos que valorizar os nossos empresários, pois é através deles que se abrem vagas de emprego e oferecem um salário digno para que cada família possa ter seu sustento. É um grupo que pensa longe, pensa grande, como a duplicação da SC-370, que liga Braço do Norte a Tubarão. Também cobram do Município o transporte público, as vagas de estacionamento, são solicitação dignas e que merecem a atenção do administrador”, Robinho da Farmácia.
“Entendo o DEL como um parceiro do poder público. Um local para discutir projetos, o futuro do Município, aquilo que pode ser feito de forma mais eficiente, com maior qualidade. Um espaço formado por voluntários e que a Prefeitura pode aproveitar desse conhecimento. O DEL dá as ideias, mas o poder público tem que colocar a mão na massa e fazer as ideias funcionarem. Um exemplo foi o empreendedorismo implantado na rede municipal de educação do 6º ao 9º ano. Hoje já é matéria nas escolas, onde os estudantes aprendem educação financeira, entre outras atividades, e isso é muito bacana”, Allan Lopes Prudêncio.
“É um trabalho que projeta o Município a longo prazo. Os seus membros são convidados a pensar Braço do Norte 20 anos no futuro. Ele é formado por conselheiros que vêm da iniciativa privada, dos órgãos públicos e entidades representativas empresariais e industriais. Sempre defendi que o prefeito tem que ter a humildade de sentar com as pessoas que estão, voluntariamente, apresentando uma ideia, de discutir se é bom ou não para o Município. Ele pode discordar, mas nunca deixar de ouvir e defender o seu ponto de vista”, Laurinho Boieng.

 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!