Sábado, 18 de maio de 2024
Braço do Norte
13 °C
12 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
13 °C
12 °C
GERAL

Braço do Norte mantem Unidade de Saúde exclusiva para casos de dengue

Posto do Bairro São Francisco atende com horário diferenciado pacientes com suspeita de dengue

Braço do Norte, 02/05/2024 13h30 | Atualizada em 02/05/2024 14h09 | Por: Redação
ESF São Francisco de Assis está aberto diariamente das 16h às 20 horas

    A Unidade de Saúde do bairro São Francisco de Assis, em Braço do Norte, realiza, desde segunda-feira, 22 de abril, atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de dengue, entre às 16h e 20h.O secretário de Saúde de Braço do Norte, Sérgio Arent, explica que todas as unidades continuam atendendo normalmente a demanda de pacientes nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira.

    “A intenção é que os atendimentos aos pacientes com suspeita de dengue sejam centralizados em um só local, evitando a superlotação da Policlínica, no Centro”, comenta.
No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, consta que Braço do Norte está com 475 casos notificados, sendo 185 descartados, 96 confirmados (88 autóctones e 8 importados), 194 em investigação, 5 internados (2 confirmado pelo Lacen e 3 suspeitos) e 85 focos.

    A dengue é uma doença que provoca sintomas como febre, manchas vermelhas na pele e dor no corpo. Ela é causada por um vírus transmitido pela fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada. As denúncias podem ser feitas através do (48) 99937-1536. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Causas da doença

     A dengue é causada por vírus e transmitida, especialmente, pela picada do mosquito Aedes aegypti. A fêmea do mosquito é responsável por depositar seus ovos em recipientes de água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana e, após esse período, transformam-se em mosquitos adultos — que vivem em média 45 dias. É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito da dengue podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito.

    A dengue não é uma doença contagiosa, uma vez que não é transmitida de pessoa para pessoa.  A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!