Anúncio do Executivo veio após campanha do DEL, da CDL e da Acivale, mobilizada pela escassez de vagas
A falta de vagas para estacionar na área central de Braço do Norte mobilizou uma campanha realizada pelo Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e pela Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Na última segunda-feira, dia 22, uma resolução para o problema era reivindicada nas redes sociais. “Se tem vaga, tem venda”, dizia a publicação. “Está cada vez mais difícil achar uma vaga para estacionar em Braço do Norte. Muitos motoristas passam por isso todos os dias. O estacionamento rotativo é essencial para garantir a fluidez do tráfego e facilitar o acesso às áreas comerciais e de lazer”, argumentava.
No dia seguinte, veio a resposta do Poder Executivo. Também pelas redes sociais, o prefeito Roberto Kuerten Marcelino anunciou que, após longos anos de espera, uma definição enfim foi dada. “Temos uma demanda muito antiga e assumimos o compromisso de instituirmos e criarmos o Estacionamento Rotativo”, relembrou ele. “Após estudos técnicos e audiência pública, autorizo hoje a publicação no Diário Oficial do Estado para a contratação do Estacionamento Rotativo no nosso Município. Será uma concessão que faremos à empresa que se habilitar e cumprir todos os pré-requisitos. O comércio e a população irão ganhar com isso. Braço do Norte não tem área para estacionamento. A cidade cresce e a gestão pública precisa acompanhar”, complementou o prefeito “Beto”.
De acordo com o levantamento realizado, o número total de vagas destinadas ao Sistema de Estacionamento Rotativo será de 1.334 para automóveis e 150 para motocicletas, totalizando 1.484 vagas. Deste número, 171 serão para automóveis isentos de pagamento. O horário de funcionamento será das 8h30min às 18h30min de segunda-feira a sexta-feira e das 8h30min às 12h30min aos sábados. Aos domingos e feriados, as áreas estarão livres. As tarifas de estacionamento praticadas para o biênio 2024 e 2025 serão de R$ 1,25 para 30 minutos e R$ 2,25 para 1h destinados aos veículos de passageiros e veículos de carga com PBT (Peso Bruto Total) de até 23 toneladas. Após este período, as tarifas passarão a receber reajuste anual. O prazo de concessão do Sistema Rotativo será de 10 anos, contados a partir da data de assinatura do contrato, podendo ser prorrogado por igual período, caso haja interesse das partes.