Epagri de Braço do Norte realizou um Dia de Campo de Bovinocultura de Leite, na tarde da última quarta-feira, 1º de agosto

Prevenção e manejo. Essas são as palavras de ordem na atividade agropecuária atualmente. O aspecto sanitário dentro da propriedade vem passando por uma constante evolução. A prevenção e o manejo correto atuam de forma conjunta e propiciam amplo desenvolvimento da atividade, buscando sua máxima eficiência. Atentos a estes fatores, a Epagri de Braço do Norte promoveu um Dia de Campo de Bovinocultura de Leite, na tarde da última quarta-feira, 1º de agosto, na propriedade do produtor Milto Wiggers, na Comunidade de São José.
O evento técnico contou com palestras com temas específicos como “Doenças do casco e Casqueamento Preventivo”, proferida pelo médico veterinário Renan Estevam da Silva; “Erros no uso de antibióticos nos tratamentos para mastite”, com o médico veterinário Lucio Teixeira de Souza e “Atividade leiteira: cuidados ambientais e a Legislação”, com o engenheiro ambiental Carlos Geraldo Rodrigues Júnior.
De acordo com o médico veterinário Lucio Teixeira de Souza, a parte sanitária necessita da atenção do produtor. “Na parte de doenças do casco e casqueamento preventivo, consideramos que é um tema pouco trabalhado por técnicos e menos ainda observado por produtores. Em geral só se dá atenção quando o animal já está mancando. O produtor também não tem muito critério na hora da escolha do antibiótico para mastite. Usa o mais barato, ou que alguém indica. Nosso foco é orientar para reduzir os problemas com resistência e melhorar os resultados no tratamento”, detalha o técnico. Ele complementa que o Dia de Campo também evidenciou a relevância de se cuidar do meio ambiente para se manter dentro dos padrões que exigem as leis da área.