Perícia no prédio da Prefeitura de Gravatal que abriga posto da Caixa Econômica foi realizado na manhã de quarta-feira
Na tarde desta terça-feira, 19 de setembro, um incêndio iniciou no posto de Agência da Caixa Econômica Federal de Gravatal. As chamas começaram de forma rápida e violenta, causando densas nuvens de fumaça que se espalharam pelo local. O incidente mobilizou as unidades do Corpo de Bombeiros de Armazém e Braço do Norte.
O incêndio ocorreu por volta das 17 horas, quando não haviam clientes ou funcionários. Ao chegar no local, os bombeiros utilizaram cerca de 3 mil litros de água no combate às chamas.
O prefeito da cidade, Clei Rodrigues, estava presente no Centro Administrativo e acompanhou o combate ao incêndio. O local onde iniciou o fogo servia como um posto de atendimento da Caixa sendo anexo à Prefeitura da cidade que também teve salas atingidas.
VISTORIA
Na manhã desta quarta-feira, 20 de setembro, o cabo Maikon, acompanhado dos bombeiros comunitários Jadson e Jonas estiveram no local para realizar a perícia. Eles acreditam que a causa possível do princípio do incêndio sejam os equipamentos eletrônicos, como por exemplo, os computadores e descartam a hipótese de incêndio criminoso.
O Corpo de Bombeiros tem um prazo de até 30 dias para liberar o laudo pericial completo sobre os danos materiais e a segurança do local.
Uma vistoria de rotina pelo gerente de infraestrutura da Caixa, foi realizada três meses antes do incidente.
Impacto na Comunidade
O incidente deixou a comunidade apreensiva, uma vez que a infraestrutura do banco é essencial para a realização de transações financeiras na região. Lojas e empresas locais que dependem do sistema de caixas eletrônicos também estão aguardando a liberação para retomar suas operações.
A equipe de engenharia, responsável pela manutenção, está aguardando a autorização para restaurar o fornecimento de energia e calcular os custos e prazos necessários para a recuperação do local. Eles informaram que a agência atendia nas segundas, quartas e sextas, e o funcionário responsável vinha da agência de Tubarão.
A Central da Caixa Econômica Federal aguarda o Corpo de Bombeiros liberar o local, para retirar documentos e iniciar os procedimentos necessários.