Papa Francisco nomeou nesta quarta feira Dom Onécimo para nova função
Natural de Brusque do Sul, distrito de Orleans, Dom Onécimo Alberton, 58 anos, acaba de ser nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de catarinense, com sede em Florianópolis. A nomeação aconteceu nesta quarta-feira, 1º de novembro. Dom Onécimo era bispo de Rio do Sul, e é o secretário do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 4) e preside a Comissão para a Juventude em Santa Catarina.
“Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, e alegramo-nos com Dom Wilson Tadeu Jönck, que poderá contar com um apoio zeloso no pastoreio desta Igreja Particular”, manifestou-se em nota a CNBB, saudando o bispo pela nomeação.
Dom Onécimo Alberton iniciou a formação para o sacerdócio muito cedo. Aos 11 anos, já cursava o ensino fundamental no Seminário São José da Congregação dos Josefinos de Murialdo em Orleans. Foi ordenado presbítero, na Diocese de Tubarão, em 27 de setembro de 1992. Exerceu o ministério como pároco de Cocal do Sul de 1993 a 2001: formador e reitor do Seminário Teológico Bom Pastor em Florianópolis, no período de 2002 a 2011.
Possui mestrado pelo Pontifício Instituto de Espiritualidade de Roma e pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viamão (RS). Também foi aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.
Até a nomeação para bispo em Rio do Sul, m 17 de dezembro de 2014, era pároco da paróquia São Paulo Apóstolo na cidade de Criciúma, presidente da Cáritas diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral da diocese de Criciúma.