Alerta para conscientização e a importância da prevenção contra essa doença
Um dos tipos de câncer que tem chamado a atenção das autoridades de saúde, pelo número crescente de manifestações, é o câncer de boca, também conhecido como câncer da cavidade oral. Neoplasia que está entre os 10 tipos mais comuns entre os brasileiros, neste mês está em destaque, com a divulgação durante todo o Maio Vermelho. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de boca, seus fatores de risco, sintomas e a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. “A divulgação buscou também incentivar a população a se manter alerta a quaisquer sinais de feridas e lesões nos lábios e na boca. Câncer que tem cura, especialmente quando diagnosticado precocemente”, informa a odontóloga e estomatologista do Complexo Médico Provida, Greicy Kniest.
O câncer bucal é uma neoplasia maligna, que ocorre com uma mutação genética importante das células da boca. Ele inicia com o crescimento desordenado de células, na região bucal. “Hábitos como fumar cigarro, cachimbo, palheiro etc., o consumo de bebida alcóolica, bem como a exposição crônica ao sol e infecção pelo HPV são fatores de risco significativos para o desenvolvimento do câncer bucal”, alerta a doutora.
O diagnóstico inicia com exames clínicos e a realização de biópsia para análise histopatológica. O tratamento, segundo a Dra. Greicy, depende do estágio de desenvolvimento do tumor, localização e entre outros fatores a serem analisados pelo cirurgião de cabeça e pescoço e/ou pelo oncologista. Estes são os profissionais que definirão os melhores caminhos a serem seguidos no tratamento que pode envolver o tratamento cirúrgico, quimioterapia e radioterapia conforme o quadro do paciente.
“É importante frisar que o estomatologista não diagnostica só câncer de boca, existem outras lesões que podem acometer a boca, muitas delas benignas, manifestações de doenças sistêmicas, como, por exemplo, diabetes, doenças autoimunes, algumas infecções oportunistas e entre outros. Por isso, a importância da realização também do autoexame de boca. Conhecer a sua cavidade oral é fundamental para perceber quando alguma alteração se fizer presente. Desse modo, você poderá procurar um profissional para uma avaliação especializada”, indica.
Sinais e sintomas do câncer de boca:
• rouquidão persistente;
• nódulos no pescoço ou na boca;
• lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias;
• manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas.
Nos casos mais avançados, pode-se observar:
• dificuldades na fala;
• incômodos na garganta;
• dificuldades de mastigar e de engolir;
• dificuldade para movimentar a língua etc..