Composta por quatro paróquias, Forania busca maior integração e eficiência na organização pastoral da Diocese de Tubarão
A Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada nos dias 25 e 26 de outubro na Casa de Encontros Dom Anselmo, em Tubarão, confirmou a criação da Forania de Armazém (antigamente chamada de comarca), uma nova estrutura eclesial que ampliará a organização pastoral da Diocese. A decisão, que reuniu cerca de 200 lideranças e representantes de 29 paróquias, marca a formação de uma nova unidade para fortalecer a atuação evangelizadora na região.
Em sua mensagem de abertura, Dom Adilson Pedro Busin destacou a importância de iniciativas que promovam a comunhão e a missão pastoral e convocar os presentes a refletirem sobre a importância da nova Forania. O coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Rodrigo José da Silva, apresentou o histórico e os objetivos dessa criação, que envolveu reflexões e discussões nas Foranias de Braço do Norte e Tubarão. A proposta foi votada em setembro e teve aprovação prevista para unânime nas paróquias de Vargem do Cedro, São Martinho, Armazém e Gravatal, que agora compõem a nova Forania de Armazém. “O processo foi conduzido em espírito de comunhão e sinodalidade, atendendo às necessidades pastorais específicas dessa região”, explicou Pe. Rodrigo.
O Plano Diocesano descreveu a Forania como um agrupamento de paróquias com o objetivo de fortalecer os laços entre comunidades vizinhas e desenvolver ações conjuntas, promovendo a sinodalidade diocesana. Com essa iniciativa, a Diocese passa a contar com cinco Foranias, além de Tubarão, Laguna, Jaguaruna e Braço do Norte.
Para o ano de 2025, foi definido um calendário pastoral experimental. Cada Forania terá reuniões nos meses de março e julho, e a Assembleia Diocesana ocorrerá em setembro, antecedendo os encontros regionais e as Assembleias Forâneas previstas para outubro. Em sua fala, Dom Adilson reiterou a relevância pastoral dessa nova estrutura: “A criação da Forania de Armazém reflete nosso desejo de aprimorar nossa profundidade pastoral e espiritual, buscando sempre o crescimento e o bem das nossas paróquias”, declarou.
A criação oficial será realizada pela Cúria Diocesana nos próximos meses, oficializando o novo marco organizacional da Diocese e fortalecendo a missão evangelizadora na região de Armazém.