Alunos conquistaram um feito inédito para a E.E.B. Monsenhor Francisco Giesberts
Armazém terá representantes na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica do Estado de Santa Catarina. O evento será realizado de 3 a 5 de outubro, em Joinville. Em agosto, alunos da E.E.B. Monsenhor Francisco Giesberts alcançaram a 1ª colocação na etapa regional, o que garantiu a vaga, sendo um feito inédito para a instituição de ensino.
De acordo com o professor de Física, Erick Silveira, o projeto desenvolvido foi intitulado de Casa Inteligente. “Apresentamos o funcionamento de uma casa automatizada, considerando a presença de humanos e pets, com sistema de alimentação animal, climatização e controle de iluminação natural específicos para garantir seu bem-estar. A intenção foi permitir que desfrutem da companhia dos pets e aproveitem cada momento juntos”, explica.
O educador explica de que forma os alunos foram preparados para essa experiência. “A princípio, ofereci alguns temas para serem desenvolvidos de acordo com o tema da feira, e eles optaram por trabalhar a casa inteligente. Com base neste tema, foram separados alguns materiais para pesquisa. Como nosso objeto de estudo no 3° ano é eletricidade, circuitos elétricos e equipamentos elétricos, o assunto encaixou perfeitamente com a feira”, detalha. “Foram desenvolvidos sistemas que nos auxiliassem no dia a dia, principalmente relacionados aos cuidados de um pet. A confecção dos protótipos foi feita no Laboratório Maker da escola, que permitiu transformar teoria em prática, com auxílio do professor Janilson. Como todo o processo foi construído pelos alunos, eles não tiveram dificuldades em explicar seu funcionamento”, acrescenta o educador.
Ainda segundo o professor Erick, o primeiro passo foi a participação na Feira de Ciências e Tecnologia realizada internamente na escola. “Conquistamos o primeiro lugar, o que nos deu a chance de participar da Etapa Regional de Braço do Norte. Nela, poderiam ser inscritos cinco alunos para participar, sendo selecionados três alunos da turma 304 (Maurício, Mirela e Suyane) e dois estudantes da turma 301 (Gustavo e Maurício), todos do 3° ano do Ensino Médio”, conta. Após vencer a etapa regional, dois alunos puderam ser inscritos. Dessa forma, Maurício Feuser Uliano e Romário Alberton Cardoso representarão a região de Braço do Norte em âmbito estadual.
Para o professor, tal experiência traz inúmeros benefícios para os alunos. “Eu vejo como uma oportunidade de os alunos colocarem em prática o que estão aprendendo em sala de aula. A partir do momento que você participa de uma feira, ela te dá uma problemática a ser resolvida e isso estimula os alunos a pensarem como resolver, utilizando os recursos que estão a sua volta. O formato de competição instiga você a dar o seu melhor naquele momento, e você acaba indo além da expectativa”, argumenta Erick.
Além disso, permite que eles ampliam o horizonte na resolução de problemas do nosso dia a dia. “Este ganho de experiência para os alunos é muito transformador. No ano passado, nosso aluno conseguiu emprego em uma empresa com atuação no mesmo setor do trabalho desenvolvido, porque o proprietário assistiu à apresentação dele e gostou tanto que ofereceu a vaga”, relata orgulhoso. “Sempre digo para eles que as oportunidades estão disponíveis, mas só percebe quem está preparado, e isso depende deles. Quando damos o nosso melhor, sempre seremos reconhecidos de alguma maneira. Esta participação, por exemplo, superou muito as expectativas. Não esperávamos esse resultado, mas o time de alunos mereceu”, avalia.
Por fim, o professor deixa um agradecimento a todos os envolvidos. “Eu gostaria de agradecer o apoio do professor Janilson na execução do projeto; às professoras Barbara e Jayane, na parte escrita; aos professores José Fernando e Vivian, pelo apoio nos bastidores; e à diretora Bianca, que está dando a maior força para que esta realização aconteça. E, mais uma vez, quero parabenizar os alunos, pois não fazemos nada sozinho. Atrás de um bom projeto, sempre tem uma ótima equipe”, reconhece.