Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Área industrial visa impulsionar economia de Orleans

Com oito hectares de terra, previsão é que entre 30 e 40 empresas sejam instaladas no local

13/08/2023 08h05 | Por: Redação
Localização estratégica: imóvel fica situado às margens da SC-390, no distrito de Pindotiba

Um salto no desenvolvimento. Este é o resultado esperado pelo prefeito, Jorge Koch, com a implantação da área industrial em Orleans. No início de julho, a Administração Municipal oficializou a aquisição de oito hectares de terra, no valor de R$ 800 mil. A intenção é que, no local, sejam instaladas entre 30 e 40 indústrias. 

O imóvel fica situado às margens da SC-390, no distrito de Pindotiba, em frente à Lanchonete e Restaurante Gargamel (apenas referência). A área industrial é uma demanda antiga. Ela já constava, inclusive, no plano de governo do primeiro mandato da atual gestão, assumido em 2017. Porém, segundo o prefeito, foi difícil encontrar um espaço que atendesse às expectativas. “Procuramos, mas não conseguimos. Além disso, fomos viabilizando outras prioridades. Quando assumimos o segundo mandato, em 2021, seguimos com esse compromisso. Esta era uma grande reivindicação do Programa de Desenvolvimento Local (DEL) e da Associação Empresarial de Orleans (Acio). Em maio, conseguimos finalmente”, conta.

O vice-prefeito, Mário Coan, cita o que foi levado em consideração no momento da aquisição. “A localização, por estar ao lado da SC-390 e pela proximidade para acesso à BR-101; o preço do imóvel; as características de relevo; a necessidade de desenvolver a região; e a infraestrutura existente”, enumera. De acordo com o prefeito Jorge Koch, os terrenos não serão doados. As empresas interessadas serão beneficiadas por meio de incentivos fiscais e econômicos. “A Prefeitura de Orleans irá beneficiar os empresários com um bom prazo de pagamento e também ficando responsável por garantir toda infraestrutura no local, com iluminação, calçadas, ruas e internet, por exemplo. Já contratamos uma empresa para fazer o projeto”, sinaliza.

A intenção é que a execução inicie em janeiro de 2024 e que, passados seis meses, as instalações das empresas, que serão de pequeno e médio porte, possam ser iniciadas. Os terrenos terão 500, 1 mil e 1,5 mil metros quadrados. “Iremos oferecer, por meio de leilão, a área de terra. O preço inicial será o valor de mercado e levará quem fizer a maior oferta”, informa o chefe do Executivo. “Já temos diversos interessados em adquirir. Isso se torna positivo porque cria a oportunidade de atrair novos investimentos para a cidade, além de possibilitar a consolidação de empreendimentos já existentes e que gostariam de ter uma sede própria”, defende o vice-prefeito. “A atratividade de uma cidade está vinculada à qualidade de vida existente e isso passa por empregabilidade e oportunidades profissionais”, acrescenta.

Geração de empregos

O prefeito Jorge Koch, por sua vez, observa que Orleans já se destaca no que diz respeito à geração de emprego e que a área industrial virá para somar ainda mais. “Nos últimos anos, temos tido um grande registro de oferta de empregos. Constantemente, estamos em terceiro lugar entre as cidades das regiões da Amrec e da Amesc que possuem mais vagas de trabalho. Isso nos deixa muito felizes, pois mostra que já estamos no caminho certo. Inclusive, a busca agora é por mão de obra qualificada”, adianta.

Segundo Mário Coan, a prioridade é garantir que haja um desenvolvimento sustentável, prezando pelo equilíbrio entre três pilares: o econômico, o social e o do meio ambiente. “Isso possibilita o crescimento ao mesmo tempo em que mantém ótimas condições de vida para as pessoas”, finaliza o vice-prefeito.

Uma demanda antiga e ansiada

O presidente da Associação Empresarial de Orleans (ACIO), Italo José Zomer, relata que a reivindicação pela área industrial ocorre desde 2015, sendo uma das principais bandeiras levantadas pela entidade, que ganhou ainda mais força após a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), na Cidade das Colinas. 

“O DEL, através da Câmara Técnica de Infraestrutura, elaborou projetos desde 2019, sugerindo, ao Poder Público, áreas com perfil para a área industrial de Orleans. A ACIO, por sua vez, sediou diversas reuniões com essa temática com representantes do Poder Público e seus associados, inclusive, convidando lideranças políticas de outros municípios, que tiveram experiência de instalar áreas industriais para buscar a sugestão de um melhor modelo para Orleans”, relembra. Desde então, a ACIO tem acompanhado toda a evolução da implementação desta demanda. “Buscamos que o processo ocorra de forma transparente, de igualdade de condições aos interessados e que seja realmente um grande passo para o crescimento de Orleans”, aponta. “A relevância de uma área vocacionada para a instalação de indústrias é um pilar importante do desenvolvimento econômico do nosso município”, complementa o presidente da ACIO.

Por fim, Italo detalha o porquê de a área industrial ser uma conquista tão almejada. “Em Orleans, temos diversos negócios emergentes que hoje estão instalados em áreas não vocacionadas, ou que estão em imóveis alugados, o que limita o crescimento destas empresas e acaba gerando em alguns casos problemas urbanísticos e de vizinhança. Além disso, com um ‘loteamento industrial’, há a possibilidade de atração de novos negócios para o município, o que, certamente, irá gerar novos postos de trabalho e mais circulação de renda, fortalecendo não só a indústria, mas o comércio e os prestadores de serviço de um modo geral”, argumenta.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!