Dois novos tanques estão sendo instalados em Braço do Norte
A instalação de dois novos reservatórios com capacidade para 1,750 milhão de metros cúbicos de água em Braço do Norte promete acabar com o desabastecimento no Município. As peças de aço vitrificado já foram adquiridas pela Casan (Companhia de Água e Saneamento de Santa Catarina) e os tanques já estão em produção. Eles serão instalados ainda no primeiro semestre deste ano, garante a chefe da agência de Braço do Norte, Susane de Souza Sasso.
“A previsão é iniciar a construção da base que receberá o reservatório no Rio Bonito agora em março. Já a base do outro reservatório, no Nossa Senhora de Fátima, é no mês de abril”, detalha. Com a base pronta, as peças já vêm pré-moldadas, sendo necessária apenas a montagem, que é prática e rápida. “Por isso que a previsão é que esteja em operação em poucas semanas após a instalação concluída”, adianta Susane.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Braço do Norte tem capacidade instalada para 70 litros por segundo. Em dias normais, o consumo médio é de 60 litros por segundo. Por isso, durante as noites, a estação desliga, já que não há mais espaço nos atuais reservatórios. “Com esses dois novos, a Casan praticamente dobra sua capacidade”, informa. Hoje a Casan possui três reservatórios no município. Dois na Estação de Tratamento, um com capacidade de 1 milhão e outro com 500 mil litros, e o terceiro na localidade de Capitel, no bairro União de Cima, com capacidade de 200 mil litros.
“O reservatório que começa a ser montado no loteamento Alínea, no Rio Bonito, terá capacidade de armazenar 750 mil litros e o novo do bairro Nossa Senhora de Fátima, ao lado da atual Estação de Tratamento de Água, com mais 1 milhão de litros”, detalha a chefe da Casan.
NOVA ETA
Paralelo à instalação dos reservatórios já iniciou a construção da nova Estação de Tratamento de Água, que terá capacidade de operação de 50 litros por segundo. Avaliada em R$ 18 milhões, a obra deve ficar pronta nos próximos três anos. Com as duas estações em funcionamento, Braço do Norte terá uma capacidade de captação e tratamento de cerca de 120 litros por segundo, o que será suficiente para atender, praticamente, o dobro da atual população.