Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Braço do Norte
24 °C
15 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
24 °C
15 °C
GERAL

Alesc aprova projeto que amplia opções de compensação para desmatamento sem autorização

Proposta permite escolha entre recompor área degradada ou preservar vegetação nativa, exceto em áreas de preservação permanente

Florianópolis - SC, 08/05/2025 08h00 | Por: Redação
De autoria do deputado Oscar Gutz (PL), que amplia as possibilidades de compensação ambiental para casos de desmatamento feito sem autorização

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na sessão desta terça-feira, 6 de maio, o Projeto de Lei 290/2023, de autoria do deputado Oscar Gutz (PL), que amplia as possibilidades de compensação ambiental para casos de desmatamento feito sem autorização, em áreas passíveis de corte.

A proposta altera o Código Estadual do Meio Ambiente (Lei 14.675/2009) e prevê que o infrator possa optar, a critério, por duas formas de compensação: a recomposição de uma área já degradada ou a preservação de uma área com vegetação nativa que poderia estar sujeita a desmate legal. No entanto, o texto ressalva que essas alternativas não se aplicam às Áreas de Preservação Permanente (APPs), que devem obrigatoriamente ser recuperadas — exceto em casos de atividades de baixo impacto permitidas por lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o deputado Oscar Gutz, o objetivo da matéria é “trazer maior equilíbrio entre a atividade econômica e a preservação do meio ambiente, garantindo a sustentabilidade das ações humanas”. A proposta ainda será votada em Redação Final antes de seguir para análise do governador.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!