Associação Empresarial promoverá noite festiva voltada aos associados no dia 7 de outubro
Boa parte das ações que permitiram o desenvolvimento de Braço do Norte foi alcançada graças ao associativismo. Na região, a união da classe empresarial tem escrito uma história de sucesso que já perdura há três décadas. No próximo 7 de outubro, a Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale) celebrará todas as conquistas alcançadas em um evento festivo.
O presidente Evaldo Niehues Junior, que está em seu segundo mandato, avalia que a Acivale tem obtido êxito em executar aquilo que uma associação empresarial se propõe a fazer. “Elas têm como objetivo principal reunir pessoas com interesses em comum e, assim, criar ações e iniciativas em defesa desses interesses”, pontua. “Desde 1993, a Acivale tem feito isso. Nossa missão é representar e integrar a classe empresarial através do associativismo, buscando soluções para apoiar o desenvolvimento sustentável de seus associados e da região. São anos de conquistas e contribuições não só com a classe empresarial, mas com toda a sociedade”, complementa.
Gestão marcada por desafios e superações
No que diz respeito à gestão que assumiu junto aos demais membros da diretoria, ele menciona com orgulho alguns dos feitos realizados. “Logo após assumirmos, fomos surpreendidos com a pandemia de Covid-19. Enquanto centenas de empresas fechavam as portas e paralisavam as atividades, nossa entidade permaneceu ativa. Não paramos em nenhum momento. Pelo contrário, atuamos junto aos governantes, representantes políticos, iniciativa privada, instituições e à sociedade civil organizada do estado para buscar o equilíbrio entre a preservação da saúde e os impactos sociais e econômicos”, relembra.
Segundo ele, neste período, documentos foram encaminhados pela Acivale, juntamente a outras entidades do segmento produtivo, a fim de mitigar os efeitos da crise. “Também fortalecemos a comunicação junto aos associados para agilizar e esclarecer as informações sobre as medidas provisórias nas áreas tributária, legislativa e financeira, com orientações e a criação de um grupo de consultoria às empresas foram colocados em prática. Criamos soluções para auxiliar as empresas, postergamos mensalidades, fizemos campanhas e entre muitas outras ações”, cita.
Superados esses desafios, o trabalho continuou. O presidente ressalta que os esforços foram voltados para demandas importantes tanto localmente – tais como a obra do anel viário e a duplicação da SC-370, visando a melhoria do fluxo e escoamento de produto; a flexibilização do recuo das Áreas de Preservação Permanente (APP), em Braço do Norte; e a qualificação da mão de obra quanto regionalmente, a exemplo do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.
Passado repleto de realizações
“Tivemos inúmeras conquistas durante a nossa gestão”, considera o presidente, acrescentando que este é um mérito de todas as gestões anteriores. “Desde 8 de outubro de 1993, quando meu pai, Evaldo Niehues, e outros empresários se uniram em defesa da classe empresarial, a Acivale tem sido uma das molas propulsoras do desenvolvimento econômico regional, trazendo soluções ao empresariado. Uma das iniciativas das primeiras gestões da Acivale foi a criação da Feira Multisetorial de Braço do Norte e Região (Feimbra)”, relembra.
De acordo com o presidente, os empresários realizavam exposições de produtos e também participavam de feiras nacionais e internacionais, trazendo expertise e novas tecnologias para a região. “Hoje, temos indústrias mundialmente conhecidas aqui em Braço do Norte e região, que cresceram através da participação nessas feiras na Europa e em outros locais. Eles se atualizaram e investiram em suas empresas locais, por meio de uma iniciativa da Acivale”, celebra. “Nos anos 2000, era crescente a busca por qualificação profissional. A diretoria da entidade percebeu a carência de mão de obra qualificada nas empresas e buscou importantes parceiros para sanar essa deficiência na região do Vale: a Unisul e o Sebrae. O SESI, o SENAI e outras instituições de ensino também se instalaram em Braço do Norte por meio de iniciativas da Acivale”, comenta.
Outras ações citadas por ele foram as reivindicações em prol da criação do Aeroporto Regional, da duplicação da BR-101, da pavimentação da Serra do Corvo Branco e de melhorias para o Hospital Santa Teresinha e para a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente do Município de Braço do Norte. “A Acivale também teve importante participação na criação da Feira de Exposição Agropecuária do Vale do Braço do Norte e Região (Feagro), que hoje é considerada a maior exposição de gado Jersey da América Latina”, celebra.
Planejando um futuro próspero
Para o futuro, há muito ainda a se planejar e alcançar. “A região do Vale hoje é considerada uma potência econômica em função das diversas iniciativas e fomento do associativismo entre os empresários. Nossos mais de 400 associados precisam pensar em três pilares importantes para o futuro: o social, ambiental e econômico”, pontua.“Junto ao programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que também foi implantado em Braço do Norte através de uma iniciativa da Acivale, pioneira em Santa Catarina, nosso objetivo é unir forças para garantir qualidade de vida à população e, consequentemente, o crescimento das indústrias e empresas locais. A cidade só não está mais potente, pois a base não conseguiu acompanhar o desenvolvimento das indústrias”, argumenta.
Para isso, alguns objetivos foram estipulados, incluindo a qualificação profissional e a melhoraria dos serviços básicos de saúde, educação e meio ambiente. “Além disso, junto com o DEL, continuarmos fazendo o nosso papel de trazer soluções para o empresariado. A indústria não consegue evoluir se não houver mão de obra e qualidade de vida local. Precisamos trabalhar mais essas questões”, justifica. Atualmente, a Acivale conta com 450 associados e realiza três capacitações mensais, em média, conforme a demanda das empresas e visando suprir todas as necessidades dos empreendedores locais. Além disso, oferece mais de 20 soluções que auxiliam a gestão das empresas.
Noite festiva
A partir das 19h30min do dia 7 de outubro, será realizado o Jantar Dançante no Clube Cruzeiro, em celebração aos 30 anos da Acivale. O evento iniciará com homenagem aos ex-presidentes e, na sequência, será servido o jantar ao som de uma apresentação acústica voz e violão. Logo após, iniciará o baile com show de Dudu Filetti, vencedor do The Voice Brasil, juntamente com a banda Zawajus. “Pensamos realmente em ter uma noite descontraída e voltada para o associado, que é o grande responsável por chegarmos até aqui nesses 30 anos de história”, afirma o presidente da Acivale.