Esporte com Kulinha
s da Tradição foi palco, no último domingo, da rodada três do Campeonato Municipal de Laço de Grão-Pará e os resultados deixaram emocionante a disputa pelo título principal, da categoria Seleção. O Rancho do Negão subiu para a primeira posição, junto com Piquete Fronteira do Corvo Branco, ambos com 130 laçadas. Está claro que a disputa do título será entre ambos. Na terceira posição vem o Piquete Pé da Serra, com 120 laçadas, depois Rancho Amigos da Tradição com 115, Rancho do Tomate com 107, Piquete São Sebastião com 97, Piquete Galera do Pó com 93 e, na última posição, está o Unidos pela Tradição, com 52 laçadas. A competição conta com mais de 80 laçadores, que também disputam títulos nas categorias Armada, Duplas Sorteadas, Duplas, Individual, Pai e Filho e Patrão.
Nos titulares, a vantagem é do EC Mar Grosso e SER Taipa. Jogando na comunidade do Bom Retiro como visitante, o EC Mar Grosso mostrou força ao derrotar a EC Serrinha por 0 a 3. Na outra decisão das semifinais, jogando em casa, a SER Taipa passou dificuldades, mas venceu o Encosta do Sol por 2 a 1. No próximo sábado, 21 de maio, às 16h15min, o Mar Grosso joga em casa e, caso perca no tempo normal, ainda terá a vantagem do empate na prorrogação. Já o Encosta do Sol, também no sábado, só que à noite, 21h, terá o fator casa a seu favor, mas precisa vencer a SER Taipa, por qualquer placar, para ter a vantagem do empate na prorrogação.
Atual campeão, o EC Serrinha vai ter que jogar muito mais do que fez no último sábado para reverter a vantagem do EC Mar Grosso. O Azulão venceu e convenceu. Sem dar chances para o adversário na parte ofensiva, anulando completamente os atacantes Thiago Silvy e João Simão e não permitindo que o meia Andrei se destacasse, os comandados de Elmiro “Zizo” Pignatel usaram as alas como principal arma para superar o Serrinha. Após perder o atacante Papagaio, logo no início da partida, a intensidade ofensiva do Azulão se concentrou pela esquerda, por onde deitou e rolou o ponta Cheirinho. Ganhou todas do lateral Levi, não tinha cobertura dos volantes, nem dos zagueiros e foram muitos os cruzamentos para o centroavante Ortigosa. Foi assim que fez 0 a 1 no primeiro tempo. Na segunda etapa, ampliou com Ricardo, e o próprio Cheirinho fez o terceiro. Para o jogo deste sábado, o Serrinha vai ter a volta do técnico Michel Philippe, que cumpria suspensão.
Certamente o técnico Ganda esperava voltar da Taipa com pelo menos um empate na bagagem. A derrota por 2 a 1 aumentou a dificuldade de carimbar a participação na decisão do Municipal de São Ludgero, ainda mais contra um adversário acostumado com finais. No último domingo, a SER Taipa abriu a contagem através do camisa 7, Revson. O Encosta do Sol empatou numa cobrança de falta feita pelo camisa 9, Gui. O gol da vitória, dos comandados de Luizinho, foi anotado por Ramon Fraga, após passe perfeito do atacante Gilson.
Com o objetivo de resgatar as competições da categoria, a Liga Voleibol de Santa Catarina, que tem na presidência o sãoludgerense Amarildo Gomes, lançou este ano o Campeonato Litorâneo Adulto Feminino, com oito equipes competindo. Até o momento, já ocorreram duas etapas; uma em Morro da Fumaça e a outra em Armazém. Outras duas etapas serão realizadas; uma em Imbituba e outra em Paulo Lopes. Morro da Fumaça venceu a etapa que realizou em casa, e a CME de Braço do Norte, treinada por Charles Pinter, venceu a etapa de Armazém e lidera a classificação geral. Para completar a alegria do técnico, a líbero Juliana Raguzo foi eleita a atleta destaque em Armazém.
Amarildo Gomes caprichou nos palestrantes. Os árbitros de voleibol da região que atuam nas competições da Liga Voleibol de Santa Catarina participaram do Curso de Árbitros/Apontadores de Voleibol, realizado de 13 a 15 de maio, na cidade de Tubarão, com os palestrantes Paulo Luiz Beal, Salvador Bononi e Sandra Rabelo. Foram repassadas orientações sobre regras e preenchimentos de súmulas. Ao final, os participantes passaram por provas sobre os conteúdos do curso e os aprovados receberam o devido certificado. Beal, que é da Palhoça, foi o segundo árbitro na decisão da Superliga Masculina, realizada dias atrás em Minas Gerais.
Após ser goleado pela Seri, por 4 a 0, jogo realizado na última sexta-feira, o Grêmio Gravatalense foi a primeira equipe a se despedir da possibilidade de conquista da Taça Gravatal 60 Anos. O resultado definiu os classificados da chave B e também um dos confrontos das semifinais, que será entre Ilhota e Indaial. Os gols da Seri foram anotados por Vinícius, Luiz Otávio, Ronaldo e Saquete (contra). No sábado, no complemento da segunda rodada, jogaram Riacho e Ilhota. E deu Ilhota, 4 a 2. Marquinhos fez os dois gols do Riacho, com Celino (2), Igor e Henrique anotando os gols do Ilhota.
Faltando uma rodada para o término da primeira fase, a classificação da Chave A está embolada: Seri e Bela Vista lideram com 3 pontos e Riacho ainda não pontuou. Para conseguir a vaga nas semifinais, o Riacho precisa vencer, se possível marcando mais de dois gols, e torcer por tropeços de Seri e Bela Vista. Na Chave B, Ilhota e Indaial estão empatados na liderança com 6 pontos e o Grêmio Gravatalense ainda não pontuou. A terceira e última rodada da primeira fase marca para sábado, 15h15min, Grêmio Gravatalense e Riacho. No domingo, às 10h, tem Ilhota e Bela Vista; e ainda no domingo, às 15h15min, Indaial e Seri. Em tempo, como critério de desempate, havendo igualdade em número de pontos e vitórias, o critério seguinte é o de gols marcados.
A previsão feita pelo diretor de Esportes da CME de Rio Fortuna, Avelino Nach, de que teríamos um bom número de times inscritos no Campeonato de Futsal da Indústria e Comércio, se concretizou. Dez equipes vão lutar pelo título. A bola rola no dia 27 de maio, sexta-feira. Na chave A estão Serra Geral Internet, SP Pescados, Panificadora Heidemann, Madeireira Ricken/Ricken Tratamento e Madeireira Boeing. Na chave B, Laticínios Wagner, Agro Rural/ProInfo, Carvão Boeing, Laticínios Becker e Wagner Materiais de Construção/Laticínios Bloemer. Na próxima edição informo os jogos da rodada.
A rodada deste fim de semana define as três equipes que vão continuar na luta pela Taça Guilherme Kuhnen, prêmio do campeão do Municipal de Futebol de Rio Fortuna. No complemento da segunda rodada, o Florestal recebeu o Nacional e o empate em 3 a 3 deixou a equipe em situação difícil, mas ainda dependendo de suas forças para ficar com uma das três vagas classificatórias. Edson Junior e Ivandro Leo (2) marcaram os gols do Florestal, com Luiz Fernando, Jackson e Aliel anotando os gols do Nacional.
Com o empate frente ao Florestal, o Nacional assumiu a liderança do municipal de futebol de Rio Fortuna com 4 pontos; Associação Barrinha e AER Municipal vem na sequência, com 3 pontos, e na última posição está o Florestal, com 1 ponto. A CME de Rio Fortuna, acertadamente, marcou os dois jogos da última rodada para domingo, no mesmo horário, 15h. Jogando pelo empate, em casa, o Municipal recebe o Florestal, que precisa vencer. No outro jogo, o Nacional recebe o Barrinha e, nesta partida, além da classificação, a luta é pela liderança, pois o líder já garante vaga na final.
Você já ouviu falar nas Surdolimpíadas? Apesar de muita gente nunca ter ouvido, a olímpiadas para surdos é um dos eventos esportivos mais antigos do calendário esportivo mundial. A primeira edição aconteceu em 1924 e foi sediada em Paris, na França, e já se sucederam 23 edições da competição. A 24ª foi realizada no Brasil, em Caxias do Sul (RS). Começou no dia 1º de maio e terminou no último domingo, dia 15. Viajando a trabalho, o empresário Márcio De Bona, proprietário da Bona Pizzaria, localizada no Aiurê, teve contato com a delegação do México. Bom de papo, Márcio usou o interprete mexicano para se comunicar com os atletas.
O União venceu o São José por 2 a 0 no jogo de abertura do Municipal de Futebol de Braço do Norte, e seu técnico Delega explica a razão do sucesso. “Começamos o jogo no esquema 4-1-4-1, procurando surpreender o adversário e também buscando anular o seu poderoso ataque com Foguinho, Biel e Gui. A partir dos 15 minutos, notamos que o time deles também estava preocupado em se defender, mudamos, abrimos Mateus Laguna de um lado, Léo Pra do outro e infiltramos o Marcinho no meio da defesa e virou um 4-3-3, onde conseguimos dominar e controlar o primeiro tempo. No segundo tempo, Mateus Laguna fez a diferença. Foi dele toda a jogada do gol de Marcinho para abrir a contagem. Como o time deles se lançou ao ataque, numa jogada de contra-ataque, fizemos o 2 a 0 (Marcinho). Achei meu time bem postado, correspondeu dentro de campo e nosso objetivo é buscar o primeiro lugar da fase, o que dará uma vantagem lá na frente”. No lado derrotado, não há tempo para lamentações, pois neste domingo o São José volta a campo para enfrentar o Bela Vista/Sergipe, outro time que vem de derrota.
O América também se deu bem na rodada de abertura do Municipal de Futebol de Braço do Norte. A equipe comandada pelo técnico Taffarel venceu o Bela Vista/Sergipe por 3 a 0, mas sem facilidade, como explica o técnico. “Enfrentamos uma equipe com ótimos jogadores, técnicos, incansáveis e, sendo sincero, o América foi objetivo. Fomos bem nos primeiros 20min, avançando as linhas e ocupando o campo de ataque, mas a partir daí o Bela Vista cresceu e tivemos sorte, pois tiveram uma penalidade a favor e perderam. Nosso goleiro, Sérgio, fez defesas fundamentais. Tivemos dificuldades para marcar os meias deles e as substituições foram feitas para anular os caras. Não posso destacar um jogador no meu time, só posso dizer que o coletivo foi quem resolveu e nos deu a primeira vitória. Com passes de Rodrigo Zeferino, Thiago Amado fez dois gols, e o zagueiro Luiz Guilherme completou o placar. Seguimos no campeonato no ritmo de uma frase do hino do América: Bola pra frente, quero ver jogando para ganhar”.
Conversei com o dirigente/atleta Émerson Vieira Rodrigues, o “Mal Criado”, para ter informações sobre o Floresta, que neste sábado, as 16h30min, estreia no Municipal de Futebol de Braço do Norte enfrentando o Madureira, jogo no Estádio Lauro Koch. Ele já me antecipou a provável escalação: goleiro Costela, na lateral direita Bamba, na esquerda Ronaldinho (estrangeiro), na zaga a dupla Rafael Soares (estrangeiro) e André Diamante, de volantes Dieguinho (estrangeiro) e Rodrigo, na meia esquerda Arroz (estrangeiro) e na direita Amandio, no ataque Raul (estrangeiro) e Dener Brandão (estrangeiro). Esquema 4-4-2. No comando, o técnico Edvaldo “Mão”.
O Mal Criado é o vice-presidente do Floresta e, além disso, é quem cuida das contratações. Foi o fundador do time, junto com o Cascão e o Bicudo, são os homens fortes da diretoria. “Nós três cuidamos da parte financeira e fizemos isso para que não haja roubo. Nossos patrocinadores podem ter certeza que seus investimentos serão revertidos em favor do Floresta”, destaca o vice-presidente. Em tempo: o Floresta é o atual vice-campeão.
O Madureira montou uma boa equipe para disputa do Municipal de Futebol de Braço do Norte. O goleiro Daian, Douglinhas, Geraldinho, Klismann, Matheuzinho, Rainoldo, Raul, Ricardo e Willian são bons nomes da casa. De fora, vão vestir a camisa do Madureira o Egon, que vem de Florianópolis, o volante Diegão, o centro avante Brasão, o meia atacante Lukinha, o ponteiro Cheirinho e o Guiquicoli, zagueiro que foi campeão da Copa Sul pelo Turvo. Para comandar estas feras, Leandro Gomes, que além de técnico é o homem das finanças do clube. No cargo de presidente do Madureira está o vereador Reginaldo Demétrio, e o conhecido Déo é outro nome forte na diretoria do time.
O Santo Antônio reverteu a vantagem do Dragon e levantou a Taça Jaime Francelino. A final do 11º Campeonato de Beach Soccer de São Ludgero ocorreu na quinta-feira, 12 de maio, na quadra de areia do bairro Divina Providência. O Dragon havia vencido o jogo de ida por 5 a 4 e, como tinha a melhor campanha, entrou em quadra jogando por dois empates, no tempo normal e na prorrogação. Mas o Santo Antonio estava numa noite iluminada, venceu no tempo normal por 2 a 1, gols de Anderson e Roger, com Moacir fazendo o gol do Dragon. Na prorrogação, nova vitória do Santo Antonio, agora por 1 a 0, gol do Edinho. Ivan, do Dragon, foi o artilheiro com 16 gols e o goleiro Jardel ganhou dois prêmios, destaque e menos vazado.
A edição 2022 do Interempresas de Futsal de Braço do Norte iniciou na última terça-feira com os seguintes resultados: Áurea Alimentos 8 a 3 Doces Jerônimo; Santa Luzia 0 a 7 Braserv/Eletro Jo, e Frigorífico D´Perone 2 a 2 Turamix. Neste ano a competição tem 15 equipes brigando pelo título, divididas em três chaves. Fazem parte da chave A Roanna Alimentos, Doces Gerônimo, Inmes, Áurea Alimentos e Willemann Ferramentas. Na B estão Silbeck, Prefeitura, Climba/Ideal, Santa Luzia e Braserv/Eletro Jô; e na chave C estão G3 Automation, MKM Internet, Frigorífico D´Perone, Frigorífico Weber e Turamix. As rodadas serão realizadas às terças e sextas-feiras. Hoje à noite vão jogar, a partir das 19h15min, Prefeitura x Climba/Ideal, MKM Internet x Frigorífico Weber e, na sequência, Willemann Ferramentas x Inmes.
Ponte Baixa e Taipa estão em vantagem na decisão da categoria aspirantes nas semifinais do Municipal de Futebol de São Ludgero. Jogando no último sábado, na comunidade do Bom Retiro, o Ponte Baixa FC saiu perdendo para o EC Mar Grosso, gol de Jefferson, e foi buscar o empate em 1 a 1 em uma penalidade cobrada pelo centroavante Ivan. O Mar Grosso desperdiçou uma penalidade quando já vencia por 1 a 0. E no domingo, jogando em casa, a SER Taipa venceu a AA Encosta do Sol por 1 a 0. Para chegar à decisão, o Ponte Baixa joga pela vitória simples, ou dois empates, no tempo normal e prorrogação. Já a Taipa joga pelo empate no tempo normal, mas se perder, por qualquer placar, a vantagem do empate passa para o Encosta do Sol.
Apesar do ocorrido nas semifinais, o Campeonato de Futsal Interempresas de Grão-Pará terminou, na sexta-feira, numa grande festa. Como tinha que ser. Ginásio Pedro Ivo lotado, torcida comportada, a CME preparou um bonito cerimonial, muitos gols na decisão do terceiro lugar. Só faltou, no jogo final, a equipe do Dedis/Di João “aparecer” para o jogo. Parabéns à equipe do Transporte Bonetti/Ave Serra, legítimo campeão do Interempresas 2022.
A decisão do terceiro lugar do Interempresas de Futsal de Grão-Pará, entre Barbearia Edy20/São João FC X Mercado Corvo Branco, teve definição somente na prorrogação, após empate em 7 a 7 no tempo normal. Foi uma partida onde as equipes jogaram sem compromisso e foram se alternando no marcador. Destaco alguns golaços, como o terceiro e quarto gols do Edy20, marcados pelo camisa 5, Dimas, e 9 ,Jackson, e o quarto do Mercado Corvo Branco, feito pelo camisa 6, Eduardo. Com o empate no tempo normal, o Barbearia Edy20 bateu o adversário por 2 a 1 na prorrogação e ficou com o terceiro lugar.
Faltavam pouco mais de 2 minutos para o término da partida quando a torcida do Transporte Bonetti/Ave Serra soltou o grito de campeã. Não foi um jogo bom tecnicamente, nem foi daqueles que deixou as torcidas tensas. Culpa da equipe do Dedis/Di João, que simplesmente não competiu. O Ave Serra anulou quem poderia desequilibrar no adversário, o ala Maninho, e ditou o ritmo do jogo. Com troca de passes rápidos, movimentação e precisas finalizações, fez, ao natural, 4 a 1. O bom de bola Rianzinho fez os dois primeiros gols, e o camisa 10, Roni, fez os outros dois gols da equipe campeã, com Valter fazendo o de honra do Dedis/Di João.
No dia 27, sexta-feira, o Ginásio da Afai, em São Ludgero, vai ser palco de duas grandes decisões, os Regionais Adulto e Veteranos, ambos promovidos pelo Instituto Adesc. Os jogos semifinais dos dois campeonatos aconteceram nas duas últimas quintas-feiras, dias que não me permitem trazer resultados atualizados. Como os placares dos jogos de ida foram equilibrados, o que se pode afirmar é que, nos Veteranos, os finalistas saíram dos confrontos entre SRL e SL e BN e GRA, e os candidatos no Adulto são BN contra ARM e GRA enfrenta o LM.