Esporte com Kulinha
Tempo bom no último domingo e, assim, a bola rolou no Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará, que tem na organização a CME local. Chuva só de gols. Em três jogos, as redes balançaram 21 vezes. No jogo de abertura, o Dedi´s/Di João fez 6 a zero no Barcelinhas/Pesque e Pague Rohling. Destaque para a dupla Arlon e Valter, autores de dois gols cada. No outro confronto, o Íbis FC fez jus ao nome e foi goleado pelo São João FC/RCA Lavação por zero a 9, e quem brilhou neste jogo foi o Jackson, autor de três gols. No último jogo da primeira rodada, com placar mais equilibrado, o AC Lavação/Design de Unhas Paula Klipper fez 4 a 2 no City GP, com destaque para o camisa 10 Lukinha, autor dois gols para o time vencedor.
O Suíço de Grão-Pará segue no próximo domingo com mais estreias. A partir das 14h, jogam Mercado Corvo Branco e ANP Móveis Planejados, depois tem AC Lavação/Design de Unhas Paula Klipper e Bar do Pitita. A segunda rodada termina com o confronto entre Santos GP/Deck 06 e GP Nova Vila. Os jogos serão no campo do Aiurê.
Chefiados pelo professor Júlio Cesar de Jesus, caratecas de São Ludgero participaram no último sábado, 11, em Tubarão, na Arena Multiuso, do Campeonato Estadual de Karatê Combate, disputa organizada pela Federação Catarinense da modalidade. Participaram 180 atletas dos municípios de Tubarão, Criciúma, São Ludgero, Braço do Norte, Pedras Grandes, Treze de Maio, Sangão e Armazém. Os sãoludgerenses conquistaram um total de 30 medalhas, sendo nove de ouro, onze de prata e dez de bronze, que deram ao município o terceiro lugar na pontuação geral, atrás apenas de Tubarão e Pedras Grandes. “Parabenizo os atletas e seus familiares e agradeço o apoio da Prefeitura de São Ludgero”, destacou o professor.
O palco do espetáculo foi Estádio do Cafezinho, no Rio Café, e lá a Associação Barrinha EC (foto) venceu por 2 a 1 o Nacional Futebol Amador e terminou a fase de classificação do Municipal de Futebol de Rio Fortuna com a melhor campanha, ultrapassando o AER Municipal e se classificando direto para a decisão do campeonato. Ricardo abriu a contagem para o Barrinha e Caco fez o segundo, com Gustavo fazendo o gol de honra do Nacional. O Barrinha ganhou o jogo, mas perdeu o Mauro Junior para a decisão, expulso por levar dois cartões amarelos.
O Barrinha vai assistir de camarote o jogo da semifinal, quando conhecerá seu adversário na decisão em Rio Fortuna. No próximo domingo, às 15h, o Municipal receberá em seu estádio o Nacional, e quem vencer vai decidir o título. Por ter melhor campanha, o Municipal joga pelo empate. Na categoria Aspirante, quem já está na final é o Nacional e espera pelo vencedor de Barrinha e Florestal, que se enfrentam no domingo na preliminar da categoria titular, a partir das 13h30min.
Equipes do futsal feminino de Braço do Norte, sob o comando do professor Edenilson, e de Rio Fortuna, comandada pelo professor Rogério, iniciam nesta quinta, 16, a disputa na Etapa Regional das Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (Olesc), competição organizada pela Fesporte e que tem como palco de disputa o Ginásio Municipal de Capivari de Baixo. O objetivo é ficar com duas das três vagas em disputa para a Fase Estadual e, para isso, terão que ser melhores que as adversárias de Sombrio, Governador Celso Ramos, Florianópolis, São José e Tubarão. A etapa vai até amanhã, sábado, 18. Estamos na torcida, meninas!
A Liga Voleibol de Santa Catarina, comandada pelo sãoludgerense Amarildo Gomes, segue sua missão de propiciar eventos para os praticantes da modalidade e, no último dia 12, organizou mais uma etapa do Campeonato Litorâneo Adulto Feminino. Quem se deu bem foram as comandadas do professor Charles Pinter que venceram as equipes do Doll Team, Fórmula X/Imbituba e Zimba Vôlei/Imbituba, todas por 2 sets a 0. Com o primeiro lugar da etapa, a CME de Braço do Norte adquiriu o direito de sediar a fase final, que acontecerá em 10 de julho, no Ginásio Atílio Guisi. As finalistas são, além das braçonortenses, Armazém, Morro da Fumaça e Imbituba.
Ainda não consegui marcar presença numa rodada do Municipal de Futebol de Braço do Norte, mas prometo que vou fazer em breve. Mais dois jogos, com resultados previsíveis no último fim de semana. Jogando em casa, no Estádio Pedro Dutra, o União manteve o 100% de aproveitamento ao bater o Bela Vista/Recife por 3 a 1, com gols de Léo, Jorge e Marcinho, com Victor diminuindo para o Recife. No outro jogo, com gols de Alex (contra), Hegon, Lukinha e Douglinhas, o Madureira, após um empate e uma derrota, finalmente venceu; bateu o América por 4 a 2, com Matheus e Luiz Guilherme anotando para o time do técnico Taffarel.
União e São José, com 6 pontos, lideram a categoria titular no Municipal de Futebol de Braço do Norte, mas o União tem um jogo a menos. Na terceira posição está o Floresta, com 4 pontos, seguido do Madureira, também com 4 pontos, mas com um jogo a mais que seu adversário. Fora da zona de classificação estão América, com 3 pontos, e Bela Vista/Recife, sem pontuar. A tabela marca para este fim de semana, no sábado, 16h, no Estádio Lauro Koch, São José x Floresta, confronto que pode levar o vencedor à liderança, desde que, no domingo, no Estádio Pedro Dutra, às 16h, o União perca para o América.
A “máquina” do 7 de Setembro está em montagem para disputa do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol. Segundo um dos diretores da equipe, a disputa pelos atletas está acirrada, mas a base do time vai ser a mesma que disputou a Copa Sul dos Campeões. Assim que os atletas estiverem assinados e registrados na Federação, os nomes serão divulgados, o que deve acontecer em breve. Certo é que dois amistosos estão agendados, um no final do mês contra o Metropolitano, no Estádio Lauro Koch, e outro em 20 de julho contra o Içara, time do Beto Cachoeira, que montou um esquadrão para disputa da Larm.
Após sete anos sem campeonato, Gravatal tem um novo campeão municipal no futebol de campo. É a Seri, que no último sábado, diante de um bom público, venceu o Ilhota por 2 a 1. O jogo foi truncado no primeiro tempo, pois as equipes se respeitaram, se arriscaram pouco e o árbitro, para não perder o controle do jogo, foi marcando “faltinhas”. Com isso, tivemos pouca bola rolando. O Ilhota foi um pouco melhor, principalmente pela atuação do camisa 8 Mateus e teve a melhor chance desperdiçada pelo atacante Celino.
O panorama na etapa final não mudava, até que, aos 13min, o atacante Rael usou a cabeça para colocar o Ilhota em vantagem. Só que não deu tempo para comemoração; um minuto depois, o camisa 20 Vinícius recebeu pela esquerda, teve liberdade para avançar alguns passos e desferiu um belo chute para empatar para a Seri. Visivelmente, o Ilhota sentiu o gol e seu goleiro, Rafa Cocal, fez grandes defesas para manter o empate. A dupla de zaga da Seri, Renato e Junior, encaixotou o Celino; o meia Juninho era bem marcado pelo volante Deivid, e o goleiro Tiago assistia ao jogo. Até que, aos 27min, o ponteiro Raul recebeu na pequena área e teve que chutar duas vezes, mas venceu Rafa Cocal e fez o gol do título.
Raul foi eleito “o cara” da final, e realmente é um bom jogador. Um tanto estranho, mas joga muito. Terminou o primeiro tempo, e ele foi do meio campo até o vestiário importunando o árbitro da partida. Reclamando de uma falta, que na visão dele era para amarelo. Muita confusão, não parava de falar, e seus companheiros tentando acalmá-lo. Sem sucesso. O zagueiro Renato chamou os jogadores para a conversa antes do reinício da partida e o Raul nem deu bola. Deram um cigarro para ele e ficou fumando perto do alambrado, sempre agitado. Mas dizer o que? O cara fez o gol do título.
Os garotos Miguel e Antonio vestiram a camisa do 7 de Setembro, superam nove duplas adversárias e foram campeões do Torneio de Beach Tênis, realizado no último fim de semana na Arena Figueira, em Braço do Norte. Eles competiram na categoria Sub-12 e, além da entidade que representaram, orgulharam os pais Emori “Gaúcho”/Eliani e Alex/Adilene, respectivamente. Mais de 100 duplas participaram da competição, divididas em várias categorias.
Atletas da Associação de Artes Marciais, Cultural e Esportiva do Vale/Academia Multiação/CME de Braço do Norte/Lages Stang viajaram no último fim de semana para Joinville. A delegação, com 19 caratecas, participou da 1ª Etapa Campeonato Estadual de Karatê Escolar, que teve como palco da disputa o Ginásio de Esportes Grêmio Whirlpool, com organização da Federação Catarinense de Karatê (FCK) e Federação Catarinense de Desporto Escolar (FCDE). Competiram 119 escolas (municipais, estaduais e particulares) de todo o Estado. De Braço do Norte, estavam representadas as entidades escolares da EEB Cônego Nicolau Gesing, Colégio Evolução, EEB Annes Gualberto, EEB Dom Joaquim e a Escola Municipal Antônio Rodhen, que juntas somaram 17 medalhas – ouro, prata e bronze, que deram ao município o 3º lugar na pontuação geral, melhor resultado já conseguido nesta competição.
Visão do técnico Zizo, ainda sobre a decisão em São Ludgero. “Se nós tivéssemos perdido o campeonato da forma como eles perderam, certamente eu estaria me cobrando. Será que não poderia ter feito mais? Me coloco no lugar deles e sei que é difícil, mas é questão de jogo, o futebol proporciona isto. Nós estávamos ganhando, poderíamos ter colocado eles na roda, mas tudo se virou contra nós e, mesmo não aceitando, não conseguíamos mudar aquilo. Mas vejo a minha equipe como merecedora do título. Fizemos a melhor campanha, fomos a defesa menos vazada, tivemos os jogadores mais premiados.Só não fizemos o artilheiro, mas este é um título que ficou para o cara (Gilson) certo”. Semana que vem conto a história de títulos do técnico.
Vice-prefeito de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza, lembrou dos inesquecíveis clássicos das Molduras, dos campeonatos Citadinos, no tempo que ainda se jogava futebol de salão e não futsal, para informar a reforma que vai ser feita no Ginásio Atílio Guisi. Junto com o diretor de Esportes, Pedro Baschiroto, através de vídeo, Ronaldo informa que vão ser gastos R$ 500 mil em reformas e ampliação, melhorando a infraestrutura, dando mais qualidade e conforto aos amantes do esporte. Pedro destacou, principalmente, a importância das melhorias para as escolinhas que se utilizam do Atílio Guisi diariamente. Os recursos foram repassados através da deputada Paulinha. O bar será retirado da entrada e passará para os fundos. Banheiros e vestiários novos serão construídos no local. Uma nova estrutura para a CME também será montada no local.
Uma das reclamações das equipes que ainda mantém a categoria Veteranos é a idade dos atletas. Muitos times só têm “veteranos” no nome, mas, na realidade, possuem jogadores novos, o que afasta os mais “velhinhos” dos times. O Claudinho comanda a equipe do Veteranos do Rio Café, onde a regra é ter, pelo menos, 50 anos e tem conseguido manter o time em atividade, jogando em casa e fora uma vêz por mês. Os amistosos são, principalmente, contra adversários da região de Criciúma.