Esporte com Kulinha
Além da categoria adulta, o 7 de Setembro representará Braço do Norte no Sub-17 do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol. Com o objetivo de montar a equipe, um “peneirão” acontece em 31 de julho, a partir das 9h, no Estádio Lauro Koch. Os garotos serão observados pelo Taffarel. Este será o início de um projeto, e o objetivo é que, em 2023, o 7 de Setembro tenha pelo menos três categorias de base participando dos campeonatos pela região. Então, se você tem um filho com menos de 17 anos que seja bom de bola e queira “embarcar” no projeto do 7, esta é a oportunidade.
O Barrinha segue atropelando no Municipal de Futsal Feminino de Rio Fortuna. Comandadas pela Beatriz, eleita a melhor em quadra e autora de um dos gols, a equipe venceu, no último domingo, o Futebol da Terça por 4 a 0 e manteve o 100% de aproveitamento no campeonato. Completaram o placar Ana Carolina e Paloma (2). No outro jogo da noite, bem equilibrado, com gol de Franciele, a Locritur venceu o Aliadas Futsal por 1 a 0. A competição segue no domingo, 24, com os jogos entre Rio dos Bugres e Santa Rosa, começando às 18h, e depois tem Barrinha enfrentando Aliadas Futsal, confronto entre líder e vice-líder que ainda tem uma outra atração, o duelo pela artilharia entre Paloma (Barrinha) e Rafaela (Aliadas), ambas com 4 gols.
SP Pescados/Concretos Willemann e Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos empataram em 3 a 3 na rodada do último fim de semana do Campeonato Municipal da Indústria e Comércio de RF e se garantiram nas próximas fases. O SP Pescados, como primeiro colocado, passou direto para as semifinais e a Ricken, terceira colocada da chave A, se classificou para o mata-mata. Nesta chave, quem também se deu bem foi o Serra Geral Internet. Com a vitória de 5 a 1 sobre a eliminada equipe da Panificadora Heidemann/Frigorífico Bismark, garantiu o segundo lugar. Nesta sexta teremos apenas um jogo, válido pela chave B, entre o eliminado Agro Rural Proinfo e Carvão Boeing, já classificado.
A Fesporte realiza, de 22 a 30 de julho, em Curitibanos, a Fase Estadual das Olimpíadas Estudantil Catarinense (Olesc). A participação do Vale na competição se restringe ao município de Braço do Norte, que vai se fazer presente nas modalidades de Atletismo M/F, Karatê M/F, Xadrez M/F e Voleibol Masculino. Haverá disputas ainda nas modalidades de Basquetebol, Badminton, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Taekwondo, Natação, Tênis, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia.
O esporte agitou o último fim de semana em Grão-Pará. Começou na sexta-feira com três jogos do Interfamílias, válidos pela quarta rodada. No sábado aconteceu uma das etapas do Circuito Sul Brasileiro de Futsal, com jogos nos dois ginásios do município, começando às 8h e seguindo até às 22h. Ainda no sábado, foram realizados dois jogos do Campeonato de Futebol Suíço, que prosseguiu no domingo com mais três jogos.
Sobre a etapa do Circuito Sul Brasileiro de Futsal, evento organizado pela Semil Eventos em parceria com a CME de Grão-Pará, as disputas aconteceram nos naipes masculino, começando com o Sub-7 e indo até o Sub-17 e o feminino Livre. Em torno de 30 equipes participaram do evento, que movimentou times de todo o Vale e muitas equipes serranas. Passei pelos dois ginásios, assisti alguns jogos, e foi legal, pois não vi nenhuma confusão, apesar das disputas serem acirradas, principalmente nas categorias de mais idade. Durante todo o dia, os pais se revezavam nas arquibancadas para torcer por seus filhos.
Destaque para a relação de campeões do Sul Brasileiro: no Sub-7, o campeão foi a Octo Treinamentos e Decisão; no Sub-9, o troféu de campeão foi levantado pela equipe da CME de Braço do Norte; no Sub-11 o campeão foi a garotada do CEFF/Imput/Ases (Tubarão), que também ficou com o título no Sub-13; a Adec/CME de Braço do Norte venceu a categoria Sub-15 (foto); e o Centro Orleans Futsal venceu o Sub-17. Na única disputa do Feminino, Categoria Livre, a Escolinha do Gibi foi a campeã.
Nos cinco jogos realizados pelo Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará, o destaque ficou para as duas goleadas, do Dedi´s/Di João 8 a 0 sobre a AC Lavação/Design de Unhas Paula Klipper e São João FC/RCA Lavação 10 a 0 no GP Nova Vila. O Bar do Pitita venceu o Barcelinhas/Pesque e Pague Rohling por 3 a 1, o Santos GP/Deck 6, no duelo mais acirrado do fim de semana, passou pelo ANP Móveis Planejados por 1 a 0 e o íbis continua perdendo, desta vez para o Mercado Corvo Branco por 1 a 4.
A fase de classificação do Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará aproxima-se do final. Cinco jogos serão realizados neste fim de semana, começando no sábado, 23 de julho, no campo do Cleber, com os confrontos AC Lavação/Design de Unhas Paula Klipper X Barcelinhas/Pesque e Pague Rohling e na sequência tem City GP X Dedi´s/Di João. No domingo, 24 de julho, na Associação Clube dos 20, jogam GP Nova Vila X íbis FC, depois tem São João FC/RCA Lavação X ANP Móveis Planejados e, para fechar a rodada, num dos duelos mais esperados da fase, vão se enfrentar Mercado Corvo Branco X Santos GP/Deck 6.
A Família Schueroff venceu a Oenning por 4 a 3 e levantou o caneco do Interfamílias de Santa Rosa de Lima, jogo realizado no último sábado. O título teve tudo a ver com a dupla Diego Prá, goleiro, e o ala Reka. Estes dois, juntos, têm feito “estragos” nos campeonatos que atuam, quer seja em Santa Rosa ou em Rio Fortuna. Em 12 competições, foram nove títulos de campeões, três no futsal Interfamílias, três no Municipal de Campo, dois no futsal do Meio Rural e um no Municipal de Futsal.
Estreante na Taça Cegero, o Fluxo FC foi montado para dar oportunidade a jogadores que não tiveram como de participar das edições anteriores. Segundo o técnico Rafael Silva, o Fluxo foi criado sete meses atrás e, de lá para cá, vem disputando todos os campeonatos que são lançados no município, com o objetivo de crescer no cenário esportivo. “Nossos jogadores não participaram da Taça Cegero até aqui, não por serem fracos, mas por não haver oportunidade de mostrar que podem disputar. Estamos dando esta oportunidade a eles, que se mostram ansiosos, e acredito que podemos fazer um bom campeonato”. Para reforçar o time, foram contratados três jogadores de Orleans, o goleiro John, Welinton e Japa.
O Xadrez de Braço do Norte é campeão Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) de 15 a 17 anos, realizado no último fim de semana em Criciúma. A enxadrista Leticia Soethe Brand, atleta filiada da Associação Braçonortense de Xadrez (Abrax), representou o município e a Escola de Educação Básica Dom Joaquim, venceu as cinco partidas que disputou e ficou com a medalha de ouro. Parabéns à Letícia, ao Lúcio (Abrax), ao diretor da escola, Tarcísio Vanderlinde e ao Pedro, diretor da CME.
A AER Municipal de Rio Fortuna, mais vezes campeã do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, tem seu elenco pronto para a disputa de 2022. Os goleiros serão Costela e Léo; nas laterais, Reca, Ronaldinho, Luan e Ceda; zagueiros Minhoca, Peu e Mateus; volantes Neném, Kinhão, Bolinho e Will; meias Ivan Campos, Celso, Jah, Esquerda e Vinícius; atacantes André França, Pim, Anselmo e Igor. Sobre comissão técnica, nada definido ainda. Na função de jogador e colaborador na montagem do time, Ivan Campos se mostra cauteloso: “Sabemos que vai ser uma competição forte, todos os times se reforçando bem e nós da mesma forma. Procuramos trazer jogadores acostumados com jogos grandes e que, acima de tudo, são parceiros da gente. Esperamos fazer um grande campeonato, mas, claro, com os pés no chão”, define.
Seis jogos e muitos gols movimentaram duas rodadas do Interfamílias de Futsal de Gravatal, todos no Ginásio Valentim Kindermann. Na sexta-feira, dia 15, a Família Freitas fez 6 a 0 na Fidelis; a Família Beckauser, com dificuldade, venceu a Medeiros por 4 a 3, e, fechando a rodada, a Família De Bona venceu a Longo por 6 a 2. Na última terça, mais três jogos, começando com a vitória da Família Mendes sobre a Machado por 6 a 3; na maior goleada até aqui, a Família Rodrigues venceu a Américo por 13 a 3; neste jogo Thiago foi o destaque com 5 gols, seguido de David com 4 e Fio 2; e no outro jogo da noite, a Família Vieira venceu a Oliveira por 5 a 2.
Estive na sexta-feira no Ginásio Pedro Ivo, acompanhando a rodada do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. Foram três bons jogos, mas o melhor deles foi o primeiro, quando a Família Marques (foto) empatou com a Michels em 3 a 3. Dá para dizer que foi um jogo da técnica (Marques) contra a força (Michels). Placar justo. No outro jogo só deu Jacó. O pivô fez seis gols na vitória da Família Silva sobre a Gonçalves por 8 a 1. No terceiro jogo, foi legal ver novamente em quadra os irmãos Zezo e Neno. Num jogo equilibrado, a dupla defendeu a Família Engels, que foi derrotada pela Pickler por 4 a 5. Neste jogo, destaque para o Geovane, que fez 3 gols para a família vencedora.
O Interfamílias de Grão-Pará seguiu na terça-feira, com mais três jogos. Vitória da Família Della Justina sobre a Oenning por 3 a 2, da Família Ascari sobre a Koch por 3 a 1 e, na maior goleada do campeonato até aqui, a Família Perin fez 12 a 2 na Dacoreggio. A competição segue nesta sexta-feira, 22, com mais três jogos, começando às 19h45min; primeiro com Marques e Pereira, depois tem Engels e Silva e fecha com Amador e Gonçalves. Na terça-feira, 26, mais três jogos, iniciando as 19h45min: Pickler contra Della Giustina, Koch enfrenta Meurer e Michels joga contra os Dacoreggio.
As emoções do Interfamílias não param. Nesta sexta, 22, acontecem os duelos entre De Bona e Santana, Fidelis e Fernandes e, o Silva enfrenta o Longo. A competição seguirá na terça-feira, 26, com Aguiar e Freitas, Medeiros e Machado e, por último, Beckauser enfrenta Mendes. As duas rodadas acontecem no Ginásio Valentim Kindermann, começando às 19h15min. Depois destes jogos, faltarão duas rodadas (seis partidas) para o fechamento da primeira fase.
O tempo colaborou e os jogos de ida das semifinais do Municipal de Futebol de Braço do Norte transcorreram normalmente. No sábado, na categoria aspirante, União e Madureira empataram em 1 a 1, gols de Gabriel para o União e Lucas para o Madureira. No domingo, o São José atropelou o L2T por 5 a 0, praticamente selando sua vaga na final. Os gols foram de Braian, Caio e Gabriel (3). Na categoria Titular, no sábado, União e Madureira ficaram no 0 a 0 e o São José, com gol de Andrei, bateu o Floresta por 0 a 1. Neste sábado, 23, acontecem os jogos da volta entre São José e L2T, às 14h, e São José contra Floresta, às 15h45min. No domingo, 24, Madureira e União se enfrentam nas duas categorias, com aspirantes às 14h e titulares às 15h45min. Se houver empate em pontos e saldo de gols, a decisão do classificado acontecerá em cobrança de penalidades.
O primeiro jogo das semifinais do Municipal de Futebol de Braço do Norte entre União e Madureira terminou sem abertura do placar. Pelo que fizeram as equipes, o empate foi justo, mas poderia ter sido com gols, não fosse as boas atuações dos goleiros Passarela e Daian (foto). O União buscou mais a vitória, o Madureira foi reativo e me pareceu mais organizado naquilo que se propôs a fazer. Na parte defensiva do União tudo certo; um ótimo goleiro, Passarela, dois bons laterais, Ganso e Ceará, dois zagueiros de ponta, Jorge e Baiano. Mas dalí para frente, apesar de muita qualidade técnica, achei confusos os posicionamentos dos atacantes.
Os dois volantes do União, Lessinha e Jefi, são bons marcadores, bons de passes, mas não tem características de meias. Como o União joga sem centroavante, Leosinho começou pela esquerda, no meio se revezavam Marcinho e Matheus Laguna, e Papagaio pela direita. Provavelmente, a orientação do técnico Delega foi para os quatros se revezarem pelo setor de ataque e armação. Talvez fosse mais produtivo a manutenção de Papagaio e Leozinho abertos pelos lados, onde poderiam usar a velocidade e o drible, suas características, com o Marcinho e o Laguna se preocupando com a armação das jogadas ofensivas e se revezando como atacantes. É minha opinião!
O Madureira foi armado pelo técnico Leandro Gomes da forma mais simples possível. Nas laterais, Douglinhas se preocupou mais com a parte defensiva, dificilmente apareceu no ataque, mas o Geraldinho tinha liberdade e, por isso, fez várias finalizações a gol. Os dois zagueiros, Biguá e Vovô, deram conta do recado. Quando o time era atacado, se fechava com o volante Perereca e Macau pelo meio e, pelos lados, Matheuzinho (para min o melhor em campo) e Egon ajudavam na proteção e o desafogo era feito pelo lado direito com Lukinha, mesmo que a marcação não desgrudasse dele. Rosales e depois Raul “Cabrita”, presos no meio dos zagueiros, pouco fizeram, mas são goleadores, e não se pode deixar nenhum dos dois livres.
No jogo de domingo, entre Floresta e São José, venceu quem foi melhor. Em tarde inspirada do trio Foguinho, Andrei e Gui, o São José foi melhor durante todo o primeiro tempo, quando abriu o marcador numa jogada sensacional do centroavante Gui, passando por dois zagueiros e rolando para Andrei meter na rede. E no segundo tempo, quando estava melhor e já havia colocado uma bola na trave na falta cobrada por Ivan Campo, a expulsão de Sidnei prejudicou demais o time do Floresta. Afonso Boeing colocou mais atacantes em campo e, se não fosse as grandes defesas do goleiro Costela, São José poderia ter definido o confronto. Apesar da derrota, o Floresta está vivo.
É digno de registro a participação do futsal masculino da EEB Dr. Miguel de Patta, representando Grão-Pará, na Fase Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina, JESC – 15 a 17 anos. Os garotos grão-paraenses atropelaram quem atravessou pelo caminho na primeira fase. Vitória sobre Joinville por 11 a 1, sobre Iporã do Oeste por 6 a 2, sobre Criciúma, os donos da casa, venceram por 5 a 0 e, sobre Palmitos, vitória por 5 a 3. Cruzou nas semifinais com Timbó. A falta de um elenco maior pesou e acabaram derrotados, terminando a disputa como a quarta melhor equipe do Estado. Parabéns aos garotos e à professora Jordana, que comandou o time na competição.
Para quem aprecia um bom jogo de futsal, nesta sexta-feira o caminho é o Ginásio Homero de Miranda Gomes, em Orleans. Feras da modalidade, como Chapolin, Belo, Dudu, Sid, Bichinho e Rosenski vão desfilar, a partir das 19h45min, vestindo as camisas dos times no Novo Rio Futsal X MG EC/DHC Centro Automotivo. Não vai haver cobrança de ingresso, mas a DME de Orleans, organizadora da competição, pede que se leve um quilo de alimento para doação a entidades do município.