Final aconteceu na tarde deste sábado no Estádio Osmundino Mateus, com o Oratório fazendo o gol do título nos minutos finais
A chuva não prejudicou o bom gramado do Estádio Osmundino Mateus e Oratório FC X SER Taipa entraram em campo, na tarde deste sábado, 7, para a grande decisão do Municipal de Futebol de Orleans. Um público razoável compareceu para ver a partida, que teve bons momentos para ambos os lados, mas o grito de gol ficou preso na garganta até os 45min do segundo tempo.
O primeiro tempo foi bastante movimentado, com boas chances para os dois lados, mas faltou pontaria. Com 1min, a primeira chance do Oratório; um perde e ganha na área da Taipa e Dede afastou o perigo.
O lado direito foi o preferido do Oratório para atacar, usando o lateral Maihcon Matias, o atacante Léo Prá e o meia Papagaio, dando trabalho para o lateral Laipa. Mas foi pelo esquerdo que Felipe Tanque apareceu livre e finalizou por sobre o gol, perdendo uma boa oportunidade para a equipe do técnico Márcio.
A grande chance do primeiro tempo para a equipe Canarinha foi também a única que teve o endereço do gol; falta na intermediária, o camisa 10 Leomir colocou a bola na pequena área, Laipa subiu e raspou de cabeça, a bola tinha o endereço, mas Ricardo fez seu milagre, conseguindo mandar para escanteio.
O volante Marquinhos sentiu e o técnico Foguinho fez a primeira substituição na Taipa, colocando Léo Nardi no seu lugar.
Mais uma chance para Felipe Tanque. O lateral Luiz Felipe disputou a bola na meia lua, que sobrou para o Tanque, livre, ele bateu cruzado e a bola passou raspando a meta defendida pelo George. Para terminar o primeiro tempo, mais uma chance do Oratório; Dentinho recebeu na esquerda, teve liberdade para entrar na área, finalizou na rede, mas por fora.
A qualidade da partida diminuiu no segundo tempo, com as equipes criando menos e muitas disputas no meio campo. Nem a expulsão do zagueiro Recife, do Oratório, ajudou a Taipa na criação de oportunidades.
Uma falta de Rafa Berto na entrada da área, poderia ter sido uma boa chance de gol para a equipe canarinha, mas Beto Cachoeira cobrou mal; e ele teve outra chance, quando o árbitro errou na marcação do escanteio, que foi batido na área, Ricardo soltou a bola e Cachoeira bateu por sobre o gol.
O Oratório, com um homem a menos, criou um contra-ataque, que quase resultou em gol. Wagner errou o passe, Léo Prá avançou livre, chegou a passar pelo George, mas demorou para finalizar, dando tempo de a zaga chegar e afastar o perigo.
Eram decorridos 45min, o juiz apontou 3min de acréscimos, bola pela esquerda, passe para o meia Ederson na meia lua, que tocou entre os zagueiros, Papagaio apareceu livre, passou pelo George e bateu cruzado para fazer 1 a 0, o gol do título invicto do Oratório FC, o primeiro na história do jovem clube.
Após a partida foi feito o cerimonial de premiação, comandada pelos dirigentes do Departamento Municipal de Esportes – DME, organizador da competição. Medalhas e troféus foram entregues aos vice e campeões, com Felipe Tanque recebendo o troféu de artilheiro, com 9 gols.
Na decisão dos aspirantes, o Nova Orleans bateu a SER Taipa pelo mesmo placar, 1 a 0.