Atleta braçonortense se diz preparada para o desafio que começa na manhã desta sexta-feira
Faltam poucas horas para a braçonortense Leticia Askel Batista viver sua maior aventura no esporte que escolheu praticar. Ela e mais 17 atletas, que fazem parte da Delegação Brasileira, estão em Gran Sasso, na Itália, para disputa do Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning e vivem um misto de sensações, vontade de colocar em prática o que foi treinado, ansiedade e adrenalina nas alturas.
Assim que soube da convocação para a Seleção Brasileira, Leticia se preparou durante três meses. Desembarcando na Itália no dia 2 de agosto e já se sente adaptada ao fuso de 5h de diferença em relação ao horário de Brasília. Como o clima está quente e seco, teve que fazer alguns treinos de adaptação. Fez o reconhecimento da prova desta sexta-feira, que começa as 9h na Itália (4h de Brasília), percurso de 3,6 km com 1.000 metros de altimetria. Após este trajeto descansa no sábado e no domingo enfrentará 21km de percurso, com 2.200 metros de altimetria.
Sobre o idioma, ela se vira da melhor forma. “Tenho uma grande dificuldade com o idioma, mas com o tradutor estou conseguindo me comunicar bem. Aqui comigo está toda a delegação Brasileira, onde conseguimos trocar ideias sobre o percurso e alguns outros pontos importantes”, relata a atleta.
E sobre a expetativa, se diz preparada. “É uma prova de nível bem alto, mas estou preparada e darei o meu melhor para ter um ótimo resultado, tanto pessoal, como para a equipe”, fala a confiante Letícia, que sabe que junto com ela estará a torcida de todo o Vale.
A modalidade de Skyrunning é definida como uma corrida em montanhas que ultrapassam a altitude de 2000 mil metros. A competição na em Gran Sasso contará com mais de 300 atletas, de 35 países diferentes.