Atleta da Professora Jane Neves Pereira brilhou no maior evento esportivo escolar do mundo, realizado na Sérvia
Se seguir para uma disputa em um mundial já é considerado um sonho, imagine retornar com três medalhas na bagagem. Esta é a realidade vivida pela técnica Jane Neves Pereira, a Janinha, e pelo atleta João Vithor Diamantina Vieira, ambos de Braço do Norte.
Os dois estiveram na última semana na Sérvia, país europeu, onde representaram o Brasil, nas competições do ISF Gymnasiade 2025. O campeonato que ocorreu entre 4 e 14 de abril, é considerado o maior evento esportivo escolar do mundo.
Vale ressaltar que dos três membros da delegação de atletismo de Santa Catarina, dois são os membros da Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp) de Braço do Norte.
João Diamantina competiu em três modalidades e conquistou medalha nas três. Foi ouro no lançamento do disco, com a marca de 48m50cm; ouro no arremesso de peso com a marca 13m60cm; e prata no lançamento do dardo com a marca de 30m.
Para Janinha, que atua há 13 anos na área, foi uma alegria imensa representar o Brasil em uma competição internacional. “Como técnica o foco é dar condições e suporte para que o atleta atue de forma que possa conquistar o objetivo. E esse objetivo foi alcançado”, comemora.
Ela ressalta que o Brasil é um país com grandes potências no paratletismo. “Em nosso Estado também são inúmeros os grandes atletas em clubes, com ótimas estruturas. Então é um imenso orgulho para nós que somos de um município pequeno, fazer parte do maior mundial esportivo escolar”, finaliza.