Esporte com Kulinha
A rodada da última sexta-feira, 8 de abril, a quarta do Interempresas de Futsal de Grão-Pará, foi a que levou mais público ao Ginásio Pedro Ivo. O motivo foi o último jogo da noite, reunindo Barbearia Edy20/São João FC e Transportes Blasius Bonetti/Ave Serra, considerado pelo torcedor a prévia de uma possível final. A partida entregou o que se esperava dela. Jogo equilibrado, com várias chances de gols para ambos os lados, com leve predomínio do Edy20, que acabou vencendo por 1 a zero, mantendo o 100% de aproveitamento. Derick (foto), goleiro do Ave Serra, foi considerado o melhor em quadra. Nos outros dois jogos, o Dedis/Di João venceu o Marmoraria Cecília por 4 a 2 e a goleada da noite foi na vitória do Mercado Corvo Branco sobre a AC Lavação/Casa Silva por 8 a zero. Devido ao feriado, não haverá jogo esta semana, voltando somente em 22 de abril.
O braçonortense Jorge Ouriques Batista foi até Imbituba no último 2 de abril, a fim de participar da Corrida Montain Do Praia do Rosa. O Montain Do é um conjunto de corridas individuais realizadas em diversas cidades que apresentam variações de altitudes e belezas naturais, um estímulo a mais para os corredores completarem os 20, 11 e 5 km que podem ser escolhidos pelos atletas. Jorge participou do percurso maior, 20 km e levou a bandeira de Braço do Norte ao pódio, conseguindo o terceiro lugar, para alegria de seu treinador Felipe Silva. “A prova foi de alto nível, duríssima, com dunas, trilhas e praias”, definiu o corredor, que é incentivado pela Farmácia Boeing Dacorégio, nutricionista Fábio Bianco, Laboratório Santa Augusta, Grasitano Gás, Moldurarte, massoterapeuta Luana Teixeira, Loja Suplementar, Bodyaction, Fisio BN, Risco Zero e Posto Leão.
O 7 de Setembro tem mais um obstáculo para chegar à Fase Estadual do Catarinense de Futebol Amador, o Metropolitano, adversário das semifinais da Copa Sul dos Campeões. No último fim de semana, no sábado, 9 de abril, o 7 de Setembro voltou a vencer o Ajax de Siderópolis, goleou por 5 a 1. Também jogando em casa, no domingo, 10 de abril, o Metropolitano também voltou a vencer o Sul América, de Tubarão, por 1 a zero. Metropolitano e 7 de Setembro jogam no próximo domingo o jogo de ida em Caravaggio, Nova Veneza, e em 23 de abril a partida de volta acontecerá em Braço do Norte, no Estádio Lauro Koch. O outro confronto das semifinais será entre Araranguá e Turvo.
O7 de Setembro pisou no gramado do Estádio Lauro Koch no último sábado com o confortável placar que havia construído no jogo de ida, 3 a zero, e precisou de apenas 20 minutos para definir sua classificação às semifinais da Copa Sul dos Campeões. O técnico do Ajax armou um esquema com três zagueiros. Confusos e sem saber quem marcar, as laterais foram um convite ao time do 7. O time comandado por Zezé Vieira não rifava as bolas, com três volantes, mas com liberdade para as subidas de Helton Serrano pela direita e Rodrigo Thiesen pela esquerda, a ordem era sair jogando, trocando passes, e assim conseguiu envolver o adversário, fazendo um primeiro tempo perfeito, abrindo 4 a zero, com destaques para as atuações de Felipinho, autor de dois gols, do meia Luan, do lateral Ceará, autor de um gol e principalmente do improvisado centroavante Caco, um perfeito garçom, que substituiu muito bem o colega Beto Cachoeira.
Com a vitória assegurada, o objetivo maior do 7 de Setembro na etapa final era de não tomar três gols, resultado que poderia lhe tirar a vantagem de jogar a partida de volta, contra o Metropolitano, em casa e talvez por isso o time caiu de rendimento ofensivo, sendo dominado nos primeiros minutos do segundo tempo. Mas, o único jogador do Ajax que incomodava era o camisa 10, Lukinha, que tinha liberdade para girar por todo o ataque. O 7 tomou um gol de pênalti e, vendo que precisava acordar o time, Zezé usou seu banco. Entraram Ivan Campos, Leozinho, Douglinhas, Rafa Berto e Dito e, com isso, restabeleceu a ordem, voltando a mandar no jogo e fazendo o quinto gol, também de pênalti, cobrado pelo Dito. Desta vez o torcedor braçonortense voltou para casa animado, com a vitória e com a atuação do time.
Os tradicionais rivais no futebol de Rio Fortuna não se deram bem na rodada de abertura do Municipal de Futebol. Jogando em casa, no sábado a AER Municipal foi derrotada pelo Nacional Futebol Amador por 1 a 4, com destaque para os dois gols de Braian e, no domingo, também em casa, o Florestal EC foi “solidário” ao Municipal e também foi derrotado pela Associação Barrinha por 0 a 2. No próximo domingo, 17 de abril, haverá somente um jogo, com o Barrinha recebendo o Municipal, partida marcada para às 15h. No único jogo da categoria aspirantes, o Florestal venceu o Barrinha por 2 a 1.
Buscando pontos no ranking nacional e internacional de xadrez, cinco atletas da Associação Braçonortense de Xadrez (Abrax), em parceria com a CME de Braço do Norte, foram até Rio Negrinho para participar do 1º Aberto do Brasil, evento que aconteceu no pavilhão Mak Center do município entre 8 e 10 de abril, reunindo 49 atletas de várias idades e cidades do Brasil. Representaram Braço do Norte Lethicia Soethe Brand, Lúcio Teixeira de Souza, Miguel Michels da Silva, Alyne Necker e Kayle Fabrício Amorim Carvalho. O destaque foi Lethicia, campeã no Sub-18 feminino e 3° lugar no feminino geral, somando 64 pontos no seu ranking/rating internacional; e Miguel Michels da Silva também teve um resultado bem positivo, somando 38 pontos para o seu ranking/rating internacional. Próximo desafio da Abrax/CME será em 23 deste mês, em Lages, no Circuito Catarinense de Xadrez Rápido.
A final do Municipal de Futebol de Armazém acontecerá em jogo único, em 24 de abril. A definição dos candidatos ao título aconteceu durante a última semana. No dia 7 de abril, quinta-feira, o Ferroviário venceu o Morro do Boi por 2 a 0, gols de Tiago e Vinícius, mas não conseguiu tirar a diferença de gols, já que havia perdido o primeiro jogo por 2 a 5. Com isso, Morro do Boi foi o primeiro finalista. No outro jogo, domingo, dia 10, o Palmeirinhas, que já havia vencido o jogo de ida por 0 a 1, voltou a vencer o Cruzeiro/Nossa Senhora Aparecida por 4 a 2 e, assim, se classificou para a decisão. Nos Aspirantes/Sub-23, a decisão vai ser entre Palmeirinhas e Morro do Boi.
Não acho a CME de São Martinho favorita ao título do Regional Adulto de Futsal do Instituto Adesc pelo que vi no jogo em Grão-Pará, realizado no Ginásio Pedro Ivo no dia 7 de abril. Mas, certamente vai estar nos mata-mata. Tem um jogador acima da média, o Tavinho, e o Leonardo é bom de bola. Um bom time, que vai incomodar. Quanto aos resultados, nos dois jogos que fez nos últimos dias, além da vitória sobre a CME de Rio Fortuna, 8 a 3, São Martinho venceu a CME de Grão-Pará por 3 a 5.
O torcedor gravatalense esperou longos anos para ver novamente a bola rolando no seu campeonato municipal de futebol. A espera termina neste sábado, às 15h, quando Ilhota e Seri pisam no gramado do Estádio Silvio Zapelline para o jogo de abertura da competição. Atual campeão, o Ilhota, do técnico Deiwit, terá como principais armas Igor, Patrick e Israel, jogadores da casa, e os estrangeiros Kaká e Biel. Já na Seri, as apostas do técnico Luiz Ângelo serão Valdeir, Tiago e Vinícius Gravatal, jogadores da casa, além dos estrangeiros Lepeti e Raul. Este será o único jogo deste final de semana. A competição vai contar ainda com as equipes do Riacho EC/União Caeté FC, Indaial FC, Grêmio Gravatalense e Bela Vista FC. Em disputa estará a Taça Gravatal 60 Anos.
A liderança da categoria titular do Municipal de Futebol de São Ludgero, que tem em disputa as Taças Odílio Borgert e Raulino Warmeling, passou de mão em mão, até chegar ao EC Mar Grosso, o Azulão, do técnico Zizo, melhor equipe da fase de classificação. Pintou o campeão? Saberemos no final. A verdade é que chegaram às semifinais as quatro equipes esperadas – Mar Grosso, Encosta do Sol, Taipa e Serrinha – e agora vamos ver quem tem mais “garrafas vazias” para vender. “Enquanto os vencedores comemoram, os perdedores se justificam”. Nos aspirantes, pela ordem, estão classificados Ponte Baixa, Encosta do Sol, Mar Grosso e Taipa.
Até que sejam conhecidos os campeões do municipal de futebol de São Ludgero, as equipes titulares e aspirantes vão ter que superar quatro batalhas. Certamente os torcedores estão ansiosos e terão que esperar um pouco para verem seus times em campo. Por decisão das equipes, acatada pelos dirigentes da CME de São Ludgero, as semifinais começarão a serem disputadas somente no dia 14 de maio, em virtude do feriado de Páscoa, Festa da Matriz dia 1º de maio e festa na Taipa dia 7 de maio. Com o adiamento, vai coincidir que a final aconteça no dia 4 ou 5 de junho, no início da Semana do Município.
Tivemos resultados interessantes no Regional Adulto de Futsal promovido pelo Instituto Adesc. Nos jogos da quinta-feira, 7 de abril, o mais importante foi a vitória fora de casa da CME de Braço Norte, com gols de Alan e Geraldinho, sobre a CME de São Ludgero (foto) por 1 a 2. Murilo fez o gol dos sãoludgerenses. São equipes candidatas ao título. Vale citar também a vitória do Boccone/CME de Gravatal, também fora de casa, sobre a CME de Rio Fortuna por 2 a 4, resultado que deixou os gravatalenses na liderança da Chave A. Foi uma semana desastrosa para Rio Fortuna, que voltou a jogar na segunda, 11, em São Martinho, e acabou derrotado pela CME local por 8 a 3.
Enquanto o time Adulto da CME de Grão-Pará segue sem vencer no Regional da Adesc, a equipe de Veteranos alegra os torcedores locais. Apesar de ser um time montado às pressas, nos três jogos que fez na competição não decepcionou (sem contar o jogo que aconteceu ontem, quinta-feira, em Armazém). Empatou com a CME de Rio Fortuna, perdeu para o forte time da Boccone/CME de Gravatal e venceu a CME de São Martinho por 2 a 0. No comando do time a dupla Jair e Kissy, lendas do futsal local e regional. Como registro, a CME de Rio Fortuna lidera a Chave A com 7 pontos, com um jogo a mais que Gravatal, que tem 6 pontos e na Chave B a liderança é dividida entre a de Braço do Norte, CME de Santa Rosa de Lima e CME de São Ludgero, todas com 4 pontos.
A Liga Voleibol de Santa Catarina, que tem no comando Amarildo Gomes, deu a largada nas suas competições de 2022. Serão vários campeonatos, em diversas categorias, nos naipes masculino e feminino. Novidade é a inclusão do Adulto Litorâneo Feminino. No último sábado, 9, no Sub-17 masculino, o Ginásio Atílio Guisi foi o palco do triangular envolvendo Postos Leão/CME de Braço do Norte, FME Tubarão e DME de Morro da Fumaça e, sem perder nenhum set, a equipe comandada por Mário Henrique fez valer o fator casa, largando em vantagem na chave A da competição. O segundo lugar ficou para a FME Tubarão e em terceiro a DME de Morro da Fumaça.
Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) é uma das competições organizadas pela Fesporte e acontece em quatro fases, a municipal, onde os dirigentes locais organizam as eliminatórias, depois vem a disputa microrregional, regional e estadual, quando a organização passa a ser da entidade esportiva do Estado. Braço do Norte começou a sua etapa eliminatória pelo futsal e, na categoria de 12 a 14 anos, no feminino, a EEB Werner Knaben foi a campeã e no masculino a campeã foi a EEB Antônio Rodhen. Na categoria 15 a 17 anos, a EEB Dom Joaquim foi a grande campeã, tanto no feminino como no masculino. Nas próximas semanas serão realizadas as modalidades de voleibol, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa e xadrez.
A prova do equilíbrio dos jogos das semifinais do Campeonato de Futsal Interempresas de Braço do Norte, tanto no masculino, como no feminino, foi vista na última terça-feira no Ginásio Atílio Guisi. No jogo de ida do masculino0 empate em 4 a 4, com gols de Lucas Silva, Vambaster (2) e Victor para o Realiza Piscinas e Massarico, Jefinho e Belo (2) para o Willemann/Frigosil. No jogo do feminino, com gols de Bianca e Vera, o Laticínius D´Nonna/Madeireira Pinheiral venceu o Beto Chapeação/Willemann por 2 a 1. Agora as equipes voltam a se enfrentar no dia 22 de abril, próxima sexta-feira, quando conheceremos os finalistas. Na outra semifinal do masculino, na próxima terça-feira, 19, RBN/L10 X Vila Antenas/EF Química fazem o jogo de ida da outra semifinal masculina.
Terminou da melhor forma possível o campeonato de Futebol 7 promovido na Arena L10 pela MC Eventos. Jogo bom, com muitas feras do nosso futebol amador em campo, bastante gols, arbitragem que não influenciou e com um golaço para fechar o placar da partida. Nos segundo finais, já no desespero, o goleiro Dener se aventurou no ataque e a bola sobrou para Massarico e com ele não tem perdão, da sua quadra, por cobertura, fechou o placar em 5 a 2 para o Madureira, o legítimo campeão. Minutos antes, Massarico já havia feito outro golaço, junto com Renato foram os destaques da decisão. Alguns desfalques “pesados” no Seven Roanna fizeram diferença no confronto. Parabéns aos campeões!