Esporte com Kulinha
Duas grandes finais acontecem no Ginásio da Afai, em São Ludgero, na noite desta sexta-feira, com quatro municípios envolvidos nas disputas dos títulos regionais do Instituto Adesc. Será que teremos ginásio lotado? Garanto que a torcida de Santa Rosa de Lima estará presente, e vamos ver como está a empolgação dos outros finalistas. Na primeira decisão da noite, CME de Santa Rosa de Lima e CME de Braço do Norte, final inédita do Regional Veterano. Em seguida, às 21h, CME de Armazém e CME de Lauro Müller, na grande decisão, também inédita, do Regional Adulto. Nas duas categorias, caso haja empate no tempo normal, a decisão do título acontecerá em cobranças de penalidades. O atual presidente da Adesc, Zezé Vieira, entregará os troféus para os legítimos campeões.
Nas campanhas dos finalistas do Regional Adulto, tanto a CME de Armazém quanto a CME de Lauro Müller não terminaram a primeira fase como melhores de suas chaves. Mas, nas semifinais derrubaram os favoritos. A CME de Armazém passando pela equipe atual campeã, a CME de Braço do Norte, e a CME de Lauro Müller, num confronto duríssimo, com dois empates e decisão nas penalidades, com direito a confusão entre torcedores, eliminou a Boccone/CME de Gravatal. Nos sete jogos feitos até aqui, a CME de Armazém venceu quatro, teve dois empates e foi derrotada apenas uma vez; já a CME de Lauro Müller também jogou sete vezes, com três vitórias, três empates e também só foi derrotada uma vez.
A CME de Santa Rosa de Lima fez uma campanha mediana e surpreendeu ao chegar à decisão. Na primeira fase, foram quatro jogos, com uma vitória e três empates, resultados que levaram a equipe a disputar um jogo de mata-mata contra a CME de Rio Fortuna, quando, em pleno Ginásio Aloísio Willemann, venceram por 4 a 7 e eliminaram a atual campeã. Nas semifinais, não foi além de um empate contra a CME de São Ludgero jogando em casa, e novamente foi buscar a classificação vencendo o adversário fora de casa, agora por 2 a 3. Já a CME de Braço do Norte foi segunda colocada na chave. No mata-mata eliminou a CME de Armazém e eliminou a Boccone/CME de Gravatal com duas vitórias.
Caratecas da Academia Dojo Saiken Figueredo, de Braço do Norte, competiram em São Paulo nos dias 14 e 15 de maio e ajudaram a equipe de Santa Catarina a conquistar o segundo lugar geral na 29ª edição do Campeonato Sul Sudeste de Karatê Interestilos. “Nossos atletas fazem parte da Federação Interestilos Catarinense de Karatê e as medalhas de ouro, prata e bronze que conquistamos foram fundamentais na conquista do vice-campeonato”, explica com orgulho o Sensei Murilo Figueredo, treinador da equipe braçonortense. Os próximos desafios da equipe já estão marcados. No dia 13 de agosto, em Braço do Norte, ocorrerá a segunda etapa do campeonato catarinense e, em setembro, a participação será no campeonato brasileiro, em São Paulo. Destacando que a participação só é possível graças à ajuda da Prefeitura de Braço do Norte e patrocinadores.
Com os resultados do fim de semana passado - Grêmio Gravatalense 4 a 1 Riacho, Ilhota 4 a 4 Bela Vista e Indaial 0 a 0 Seri - ficaram definidos os classificados para as semifinais do Municipal de Futebol de Gravatal. Com 4 pontos, a Seri foi a melhor equipe da chave A. Na segunda posição ficou o Bela Vista, também com 4 pontos, mas perdendo a liderança nos critérios de desempates. O Riacho, sem pontuar, foi o eliminado da chave. A liderança da chave B também foi dividida por dois times, Ilhota e Indaial, ambos com 7 pontos, mas com o Ilhota na primeira posição em função dos critérios de desempates. Com 3 pontos, o Grêmio foi o eliminado do grupo.
Definidos os confrontos das semifinais, hora de saber os dois candidatos a ficar com a Taça Gravatal 60 anos. A CME local, organizadora da competição, já definiu as datas dos jogos de ida. Nesta sexta-feira, às 20h, a Seri joga como mandante contra o Bela Vista e, no sábado, às 15h15min, o mandante será o Indaial, no confronto contra o Ilhota. Ambos os jogos serão realizados no Estádio Silvio Zapelline.
O goleiro Tiago, da Seri, é um dos destaques do Municipal de Futebol até aqui. Em três jogos, tomou apenas um gol. Depois dele vem Cristiano, do Indaial, com três gols sofridos. Marcos, do Riacho, é o artilheiro, com cinco gols, seguido de Thiago, do Bela Vista, com quatro. Até o momento foram anotados 39 gols e distribuídos 34 cartões amarelos e apenas dois vermelhos.,
O gol feito pelo camisa 8, Luiz Gustavo, no último domingo, certamente vai ficar marcado pelo simbolismo. Afinal, balançar a rede, para o atleta de Santa Rosa de Lima, significou dar a vitória a seu time, AER Municipal, a liderança provisória e, de quebra, a eliminação da disputa pela Taça Guilherme Kuhnen do seu mais tradicional rival, o Florestal. Com a vitória de 1 a 0, o Municipal assumiu a liderança, mas ainda pode ser ultrapassado por Nacional e Associação Barrinha, que se enfrentam no próximo domingo, às 15h. O Municipal tem 6 pontos, Nacional tem 4, Barrinha 3 e o Florestal se despediu do campeonato com apenas 1 ponto conquistado.
O tradicional Campeonato de Futsal da Industria e Comércio de Rio Fortuna vai ter bola rolando a partir deste fim de semana. Nesta sexta-feira, as 19h45min, SP Pescados e Madeireira Boeing e, em seguida, jogam Madeireira Ricken e Panificadora Heidemann. A competição segue no domingo com mais dois jogos, iniciando às 19h. Primeiro se enfrentam Agro Rural/Pro Info e Laticínios Wagner e, em seguida, Carvão Boeing e Lacticínios Becker. Ainda estão inscritos na competição as equipes do Serra Geral Internet e Wagner Materiais de Construção/Laticínios Bloemer.
Para que você possa se programar, vai aqui as próximas duas rodadas do Interempresas de Futsal de Braço do Norte. Hoje, sexta, 27 de maio, às 19h15min, tem Inmes e Doces Jerônimo. Depois tem Climba/Ideal e Braserv/Eletro Jô e, no último jogo da noite, se enfrentam Frigorífico Weber e Turamix. Na próxima terça-feira, 31 de maio, a partir das 19h45min, jogam Silbeck e Prefeitura. Depois tem G3 Automation e MKM Internet e termina com o confronto entre Roanna Alimentos e Willemann Ferramentas. Todos os jogos no Ginásio Atílio Guisi.
Já aconteceram duas rodadas, num total de seis jogos, pelo Campeonato de Futsal Interempresas de Braço do Norte 2022. Pela chave A foram duas goleadas, Aurea Alimentos 8 a 3 Doces Jerônimo e Willemann Ferramentas 8 a 2 Inmes. Pela chave B uma goleada, Santa Luzia 0 a 7 Braserv/Eletro Jô. e a vitória apertada do Cimba/Ideal sobre a Prefeitura (carimbo no título). Pela chave C, o único empate até aqui, Frigorífico D´Perone 2 a 2 Turamix, e mais uma goleada, MKM Internet 1 a 6 Frigorífico Weber.
Definidas as equipes finalistas, a CME de São Ludgero não perdeu tempo e também já na última segunda-feira definiu as datas dos jogos decisivos. Os jogos de ida serão realizados dias 29 de maio, próximo domingo, e os da volta dia 4 de junho, um sábado. Encosta do Sol e Ponte Baixa vão decidir a categoria Aspirantes e SER Taipa e EC Mar Grosso a categoria Titular. Ambas as equipes, apesar de muitos títulos conquistados (cinco do Mar Grosso e seis da Taipa), vivem um jejum; a Taipa não levanta um caneco desde 2015 e a o EC Mar Grosso desde 2007.
A classificação do EC Mar Grosso (foto) à final do Municipal de Futebol de São Ludgero, edição 20/22, foi incontestável, apesar do técnico Michel Philippi ter feito tudo certo para tentar barrar o adversário. A Serrinha entrou em campo precisando da vitória e o técnico Michel buscou arrumar o principal problema da equipe no jogo de ida, o atacante adversário Cheirinho. Para isso, pôs o volante Bebê colado no atacante do Mar Grosso, liberou o lateral direito Fá, e o zagueiro Renato foi cobrir as subidas do lateral e Levi atuou na ala, quase um atacante, pela direita. Já no Mar Grosso, a única mudança, a princípio, foi o posicionamento do Papagaio mais como meia, não como atacante pela direita, posição por onde podia transitar o ala Murilo com liberdade. A regra também era de não dar liberdade para o Andrei criar. Perereca vigiava ele de perto.
Parecia que o plano do Serrinha funcionaria, pois foi da equipe os melhores lances de ataque no início do jogo. Mas, deixar a ala direita livre foi fatal e, então, palmas para o Murilo, que soube aproveitar a liberdade que tinha. Foi pela direita que saiu o cruzamento para o gol de Ortigosa na primeira etapa, e também foi da direita que Papagaio desferiu um chute certeiro para fazer 2 a 0 Azulão. O segundo gol saiu aos 22 minutos do segundo tempo e colocou um balde de água fria no que poderia ser a reação da Serrinha, pois, naquele momento, a equipe precisaria de três gols para forçar a prorrogação. Tranquilidade para a equipe comandada pelo técnico Zizo, que ainda faria o terceiro gol através do zagueiro Ricardo: 3 a 0, repetindo o placar do primeiro jogo e vaga na decisão.
Os técnicos de Encosta do Sol e Taipa explicam eliminação e classificação dos “canarinhos” para a decisão. Segundo Marcelo “Ganda”, do Encosta: “Foram dois grandes jogos, e decididos nos detalhes. A diferença é que a Taipa foi mais feliz e aproveitou as oportunidades, pois ambas as equipes buscaram a vitória. Saio triste com a desclassificação, mas feliz com o desempenho da minha equipe”. Do lado da equipe classificada, o técnico Luizinho é só alegria. “Fomos o melhor no jogo de 180 minutos, pois vencemos em casa e o empate no último domingo nos deu a vaga na decisão. Sabíamos que não podíamos errar ou, pelo menos, errar menos que eles. Quanto a chegar à decisão, não existe felicidade maior. É a sensação do dever cumprido. O primeiro passo agora é reverter a vantagem deles (Mar Grosso), pois acredito que o resultado positivo no primeiro jogo será fundamental na conquista do título”, relata o técnico, já projetando o que precisa fazer no jogo de domingo próximo.
Floresta e Madureira estrearam no último sábado, 21, no Municipal de Futebol de Braço do Norte. No fim, empate em 1 a 1. Justo, pelo que as equipes fizeram em campo. Apesar da bola ficar mais nos pés dos jogadores do América, devido à qualidade técnica no meio campo, o Floresta era mais objetivo e abriu o marcador através de Dener Brandão aos 30 do primeiro tempo. Após o gol, o goleiro Guilherme teve trabalho para manter seu time na frente, conseguiu até os 39min, quando no cruzamento de Douglinhas, Lukinha chutou colocado para decretar o empate. Destaco a participação do meia Matheuzinho e dos alas Douglinhas e Geraldinho na equipe do América, e do Arroz e de Raul no Floresta. E também dois duelos interessantes entre zagueiros e atacantes: André Diamante e Brasão, e Vovô e Dener Brandão.
São José e Bela Vista/Recife fizeram no último domingo seus segundos jogos no Municipal de Braço do Norte. Ambas vinham de derrotas e vencer era obrigação. No São José as estreias do meia Andrei e do zagueiro Fabio Fidelis. Foi um duelo onde as opções de elenco definiram o placar final, apesar de lances contestados na arbitragem. Destaco, no Recife, as atuações do goleiro Duda e dos atacantes Romário Baiano, Romarinho, Vitor e Jonas Azeiteiro. Foi com a participação dos atacantes que o Recife abriu dois gols de vantagem, ambos de Romário Baiano, e, quando tudo parecia perdido para a equipe do técnico Afonso Boeing, um gol salvador veio já na prorrogação do tempo primeiro. De falta, na única falha do goleiro Duda, Andrei diminuiu e o América voltou vivo para a etapa final, quando, de pênalti, Biel empatou e após a expulsão de Pará, do Recife, Afonso colocou em campo os rápidos Leandrinho e Gabriel Fraga para conseguir a virada. Gabriel Fraga fez o gol da vitória: 3 a 2.
A CME de Grão-Pará ainda espera pela definição do local da primeira rodada, pois falta o proprietário do campo dar o “OK”. Porém, provavelmente a bola role neste domingo para mais uma edição do Municipal de Futebol Suíço. A edição 2022 contará com 11 equipes. Na Chave A estão Santos GP/Deck06, São João FC/RCA Lavação, Íbis FC, GP Nova/Vila, ANP Móveis Planejados e Mercado Corvo Branco. Na Chave B: AC Lavação/Design de Unhas Paula Klipper, City GP, Bar do Pitita, Barcelinha/Pesque e Pague Rohling, e Dedi’s/Di João.
Vem aí o Campeonato de Futsal Feminino de Rio Fortuna. A primeira reunião está marcada para a próxima quinta-feira, 2 de junho, às 19h30min, na Escola Municipal Professor José Boeing. Equipes interessadas deverão mandar representantes. O convite é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo do município.
As equipes femininas do voleibol feminino de Braço do Norte tiveram um fim de semana agitado. Foram três competições envolvendo as atletas treinadas pelo professor Charles Pinter. O resultado mais expressivo foi na Fase Micro da Olesc, disputada em Capivari de Baixo, com três vitórias e classificação assegurada na Etapa Regional, que ainda não tem data e local confirmados pela Fesporte, organizadora da competição. Pela Liga Voleibol de Santa Catarina foram duas competições; na 1ª Etapa do Sub-16, realizado em Forquilhinha, as braçonortenses ficaram com o bronze, vencendo Tubarão na disputa do terceiro lugar e, no Sub-15, realizado no domingo em Tubarão, conseguiram o segundo lugar, perdendo a decisão para Forquilhinha.
Dois jogos completam a segunda rodada do Municipal de Braço do Norte. No sábado, às 16h, jogam Floresta e América e, no domingo, também às 16h, vão jogar Madureira e São José, dois jogos interessantes, ambos no Estádio Lauro Koch.