Venha conferir a coluna do Kulinha dessa semana!
A conquista foi tão importante, impactante, que recebi ela da direção da CME de Braço Norte perto da meia-noite do último domingo. Eufórico, o diretor de Esportes Pedro Bascheroto informava a classificação do time de futsal masculino para a Fase Estadual da Olesc, após uma campanha irretocável na Etapa Regional, realizada em Criciúma no último fim de semana. Vitórias sobre Bom Retiro, Morro da Fumaça e Sombrio na fase de classificação, marcando 12 gols e sofrendo apenas 3. Na semifinal, vitória sobre Cocal do Sul por 2 x 1, e na final, novamente, venceu Sombrio, repetindo o placar do primeiro jogo, 5 x 3. Vamos à escalação do esquadrão, que foi dirigido pelo técnico Luiz Fernando: (em pé) Pedro, Vamba, Micka, Henrique Fernandes, Murilo, Marcos, Otávio, João Vitor, Arthur, Kaká e Luiz Fernando; (agachados) Miguel, Vinícius, Henrique, Wesley, Derick, Pedro França e Kapa.
Mais dois campeonatos vão acontecer em São Ludgero até dezembro. No dia 28 de outubro, a bola vai rolar na 17ª edição do Municipal Coroa Bom de Bola, tradicional competição que reúne os “velhinhos” do Município. Vão participar Ajax, Galvane, Santo Antônio, Apec, União do Norte e Lotus. Este número ainda pode aumentar. Fórmula de disputa: todos contra todos, classificando os quatro primeiros para a fase semifinal. Em jogo único, serão definidos os finalistas e, também em jogo único, saberemos quem vai levantar o troféu de campeão. A terceira competição em São Ludgero será o 8º Campeonato de Futebol Suíço Livre, que já tem 13 equipes confirmadas.
Faltando pouco mais de dois meses para o fim do ano, estes poucos dias que restam serão de muitas atividades para os dirigentes da CME de São Ludgero, que tem um campeonato para finalizar e mais dois estão para começar. A 10ª edição do Beach Soccer já está em sua fase semifinal, e as datas foram definidas na última quarta-feira. Dia 26 de outubro, na Divina Providência, às 19h30min, se enfrentam União do Norte x Dragon, e às 20h30min jogam Santo Antônio x E.C. Tamoeiro. Os jogos da volta serão na quadra de areia do Bairro Encosta do Sol, dia 29, com Dragon x União do Norte, ás 19h30min, e, em seguida, jogam EC Tamoeiro x Santo Antônio.
O Futsal Feminino da CME de Braço do Norte não fez feio no Regional da Olesc disputado em Criciúma. Com vitórias sobre Rio Fortuna e Sombrio, derrotas para Criciúma e São Joaquim, num jogo em que o técnico Edenilson deu chances para todas as meninas terem seus minutos em quadra, a equipe braçonortense ficou com o segundo lugar. Apesar disso, não conseguiu vaga para a Fase Estadual, pois somente o campeão tinha este direito. A vaga ficou com Criciúma.
Caratecas braçonortenses foram muito bem na seletiva catarinense e embarcam para o Estado do Ceará, a fim de disputar a etapa final do Campeonato de Karatê Junior/Cadete, que será realizado de 28 a 31 de outubro. Patrocinados pela Lajes Stang, com apoio da CME de Braço do Norte, sete atletas conquistaram suas vagas na etapa seletiva catarinense, realizada em Joinville no dia 25 de setembro. São eles: Letícia de Souza Cardoso, que vai disputar as finais da Categoria A, e, na Categorias de Novos, Amanda, Nathalia, Mara Júlia, Hana, Pedro Henrique e Gabriel. É a primeira vez que Braço do Norte participa com este número de atletas.
As meninas braçonortenses do Vôlei BN seguem atropelando no Campeonato Metropolitano de Florianópolis de Voleibol, competição que tem na organização a Liga Voleibol de Santa Catarina. Até aqui, foram três vitórias, todas por 2 sets a 0. Estreou vencendo a AVBN, outra equipe representante da Capital das Molduras e que também tem como técnico Charles Pinter. Na sequência, venceu duas equipes representantes da Capital do Estado, Atena e AABB. Agora, as meninas seguirão treinando e, no dia 21 de novembro, começam a disputar o título da competição.
O Ginásio Municipal de Jaguaruna recebe, neste sábado, a etapa final do Campeonato de Voleibol Feminino Sub-17 Série Prata. E teremos um duelo que interessa ao nosso Vale, pois a competição colocará frente a frente as meninas de São Ludgero, comandadas pelo Professor Amarildo Gomes, e de Braço do Norte, comandadas por Charles Pinter. Participam também da etapa final, além do município sede (Jaguaruna), FME Palhoça e FUBE/São João Batista.
A Federação Catarinense de Taekwondo é o órgão máximo desta arte marcial no Estado, sendo responsável pela organização da modalidade nas disputas dos Jogos Abertos de Santa Catarina e é, também, a única reconhecida no Estado pela Confederação Brasileira de Taekwondo. Já são mais de 10 mil filiados, entre mestres, professores, técnicos, atletas e estudantes. E, neste sábado, 23, técnicos da entidade estarão no Ginásio Lino Philippi ministrando um curso de arbitragem desta modalidade esportiva, numa parceria com a Prefeitura/Secretaria de Educação e CME de São Ludgero
Foi batido o martelo e já se sabe quantas equipes vão brigar pelos títulos de duas importantes competições que vão preencher o calendário esportivo da CME de Braço do Norte ainda em 2021. Estão confirmadas 15 equipes no Interbairros de Futebol de Campo e 12 no Interempresas de Futsal. A bola vai rolar no dia 8 de novembro. Na próxima semana trago mais informações sobre esses torneios.
Um dos assuntos que dominou as redes sociais nesta semana foi o feito conseguido pela lutadora Natália Blasius. Natural de São Ludgero, Natália tem 15 anos e é filha da referência do Muay Thay no Estado Sidnei Blasius, que hoje é também o presidente da Federação Catarinense de Muay Thay e luta para incluir a modalidade nas disputas dos Jogos Abertos. Ainda não foi dado o ‘ok’, mas Sid confia que vai acontecer. No último fim de semana, dias 16 e 17, Natália disputou o 31º Campeonato Sul-Americano de Muay Thay, competição realizada na Cidade Olímpica, na área central do Velódromo do Rio de Janeiro, e conseguiu a medalha de ouro na sua categoria, provando que “a fruta nunca cai longe do pé”.
Natália começou a treinar forte para competir desde os 13 anos. Como está certo que o Muay Thay vai entrar nas Olimpíadas em 2028, quando ela estiver com 21 ou 22 anos, o projeto dos que acompanham sua carreira é fazer com que ela faça parte da equipe brasileira. No dia 20 de novembro, Natália lutará em São Ludgero, no Blasius Combat, e depois luta em Blumenau. Cogita-se também a mudança de categoria. Hoje ela está lutando na categoria 71 quilos. Projeta-se, em novembro, que baixe para a categoria 67 quilos, e, para o ano que vem, vai ser escrita na categoria 63.5 quilos, que será aquela que pretende dominar para disputar os Jogos Abertos, Sul-Americano, enfim.
Para quem ainda não se ligou, faltam 10 sábados para o Natal, ou seja, fim de ano está próximo. E como estão as atividades esportivas pelo Vale? Temos campeonatos em andamento, ou para começar, em Braço do Norte, São Ludgero, Armazém e Orleans. Em Rio Fortuna, na próxima segunda-feira, acontece o congresso técnico do Integração do Meio Rural de Futsal, com previsão de 8 a 9 equipes, jogos nas sextas e domingos, com início previsto para o próximo dia 29. Gravatal e Grão-Pará decidiram que não vão fazer campeonatos este ano e prometem compensar em 2022.
Desta feita, se amarelar vai ser bom. Quinze atletas de ambos os sexos, com idades entre 5 e 12 anos, integrantes do projeto da Associação São Ludgero de Karatê, fazem na noite desta sexta-feira, 22, a partir das 18hs, no Ginásio Lino Philippi, seus exames com o objetivo de conquistar a faixa amarela da modalidade. A seleção dos atletas foi feita pelo Professor Júlio, após três meses de intensos treinamentos. Agora, diante de três árbitros, estes alunos vão ter que mostrar o que aprenderam, se são dignos de receber suas faixas e também os certificados.
Foi visível que a CME de Braço do Norte entrou mais focada e determinada a vencer o jogo final do Regional de Futsal promovido pelo Instituto Adesc. Era uma necessidade, pois havia perdido o primeiro jogo. O técnico Rafael Borgert sabia perfeitamente o que tinha sob seu comando e mostrou maturidade, apesar da pouca experiência no cargo. Usou seu elenco sem inventar, tirando de cada um o seu máximo. Já o técnico Delega tinha alguns problemas para montar seu quinteto, alguns jogadores não estavam na melhor forma física e perdeu o Anderson por motivo de cartões. E ele fez falta, pois era o único do elenco com características de fazer o fixo, podendo assim liberar o Binho e o Ganso pelas alas.
Os técnicos da decisão no Ginásio Atílio Guisi, por não ter um fixo e um pivô de origem (às vezes se via o Picolé fazendo isso de um lado e do outro o Papagaio), tentavam armar as jogadas ofensivas no esquema 3 x 1. Mas, em seguida, mudavam para o 2 x 2. As peças batiam de frente e, por isso, se viu pouco jogo de trocação, ou seja, ataques e contra-ataques, muito comum em quadras do tamanho do ginásio da final. No único contra-ataque bem executado pela CME de Braço do Norte, puxado pelo Douglinhas, terminou no gol do Jefinho, o segundo, que praticamente definiu a partida. No segundo tempo, com a tentativa do goleiro linha, a SER São Ludgero foi tomando gols e desistindo de buscar o empate. Para chegar ao título, a CME de Braço do Norte fez uma campanha quase irretocável. Jogou nove vezes, venceu cinco, empatou três e perdeu apenas uma partida. Teve a defesa menos vazada, com 14 gols e balançou as redes 29 vezes. Pakito foi o artilheiro do time braçonortense, com sete gols.
Vale destacar o feito do goleiro João Henrique. Afinal, defender dois pênaltis na decisão do campeonato é digno de registro. Mas seria injusto taxá-lo de herói e esquecer o que fez o goleiro Lito durante a competição. Pois ele foi o titular e a CME de Braço do Norte terminou a competição com a defesa menos vazada. Vale também uma menção honrosa ao goleiro Daian, o mais experiente dos três e, por não estar na forma física ideal, ajudou como podia com suas orientações.
Inegável, incontestável, merecida…enfim, muitos adjetivos poderiam ser usados para dizer que a CME de Rio Fortuna é a legítima campeã do 4º Campeonato de Futsal Veteranos do Instituto Adesc. Venceu os dois jogos finais contra a CME de São Ludgero pelo mesmo placar, 4 x 2, com uma facilidade que, pelo menos para mim, impressionou, pois esperava mais dos comandados do técnico Zépi. No jogo final, Gilson até deu esperança à torcida sãoludgerense. Mas, num dia em que o artilheiro da equipe, Joelson, foi bem marcado, o ala Gilliardi se encarregou de comandar o time riofortunense. Parabéns ao técnico Dilnei Nach, à direção da CME de Rio Fortuna e aos torcedores riofortunenses.
Terminada a 42ª edição da Taça Ouro de Bocha, realizada no último final de semana com absoluto sucesso em São Ludgero, com organização da Federação Catarinense de Bocha e Bolão, vou repassar um comentário feito por quem estende do assunto. Da região do Vale, tivemos a participação do 7 de Setembro/Braço do Norte, eliminado na primeira fase, e da CME de São Ludgero, que ficou com o honroso terceiro lugar. A grande campeã foi a A.C.B.B. de Chapecó e o segundo colocado foi o Clube Caçadorense de Bocha, de Caçador.
“Braço do Norte pegou uma chave forte. Das três equipes, somente duas se classificavam e as três estão entre as seis melhores do Estado. Então era difícil, e foi por detalhes, pois foi 2 x 1, 2 x 1 e 2 x 1, mostrando o equilíbrio da chave. Seguiram Timbó e São Ludgero. Quanto à posição de São Ludgero, jogou em casa e, na bocha, a cancha influencia muito, apesar do Pavilhão Huberto Hobold ter as duas melhores canchas do Brasil. Hoje, se quiser fazer um campeonato de alto nível e que todo atleta possa mostrar o seu melhor, as canchas de São Ludgero é o lugar certo. Chegaram em terceiro, mas poderiam ter ido à decisão, pois perderam a bola do jogo num lance de azar.”
“O Lalo (jogador de São Ludgero) foi o campeão Individual. Quanto a Chapecó e Caçador, não se pode afirmar que são os melhores, mas são, com certeza, os dois maiores orçamentos do Estado, são os que mais investem e os que mais contratam jogadores de alto nível”. Quem é da bocha, com certeza sabe de quem foi o comentário. Na verdade, um relato do que aconteceu.
A CME de Rio Fortuna levantou o título do Veteranos da Adesc fazendo, mas também tomando muitos gols. Balançou as redes 27 vezes e foi vazado em 18 oportunidades. Venceu cinco jogos, perdeu dois e terminou a competição sem nenhum empate. Teve o artilheiro destacado, Joelson (foto), com 13 gols.