Time pretende chegar à Liga Nacional em 2021
[caption id="attachment_10186" align="alignright" width="300"]
Marcos Sorato, ex- Seleção, foi confirmado como presidente do Criciúma Futsal[/caption]
Após alguns anos fora do circuito da bola pesada, o município de Criciúma está de volta.
A cidade foi campeã apenas uma única vez, no ano de 1977, com o time da Cecrisa. Naquela ocasião, Tubarão foi o vice, com a Incocesa.
De lá pra cá muitas coisas mudaram. A Anjo Química entrou no circuito, montando times competitivos, chegando ao vice-campeonato estadual em três ocasiões: ao perder para AABB de Chapecó e duas vezes para o Jaraguá, que iniciava a sua trajetória de sucesso, nos anos de 2001 a 2003.
Agora, após dias de ajustes e negociações, o futsal da Capital do Carvão ressurge, com a criação do Criciúma Futsal/FME/Unesc. O time adulto vai disputar o Campeonato Catarinense neste ano. O novo clube vem com a presidência de Marcos Sorato, o “Pipoca” - criciumense que já treinou a Seleção Brasileira e atualmente trabalha em um clube da China. Terá como técnico Tiago Panga (Ex-Tubarão), e supervisor Guilherme Zappelini.
O calendário do time adulto para 2020 inclui o Estadual e algumas competições não oficiais. A equipe será oficialmente lançada em um amistoso, em março, contra o Tubarão Futsal. A Unesc oferecerá apoio logístico e científico, com assessoria em Medicina, Fisioterapia e outros meios.
A prefeitura, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes (FME), entra na parceria com estrutura física, ofertando o Ginásio Municipal e outras condições estruturais, além de repasse em dinheiro. A maior parte dos recursos, porém, virá de um aporte federal, obtido pelo deputado Daniel Freitas. A meta em 2021, e disputar a liga nacional de futsal.