Dezesseis equipes, representando todas as regiões do Estado, participaram no último final de semana da 26ª Taça Santa Catarina de Bocha realizada em Chapecó. As equipes do Vale se destacaram. No lugar mais alto do pódio ficou a equipe do 7 de Setembro, de Braço do Norte, em segundo São Lourenço do Oeste e em terceiro a SER São Ludgero. O lugar no mais alto do podia da equipe braçonortense deve-se a atuação destacada do bochófilo Robinson Prior Silva, o “Robinho”, apelido de craque. Além dele, a equipe de Bocha Masculina de Braço do Norte é composta pelos atletas Rafael, Fabrício, Vila, Alan e Paulo. O treinador é o Mano.
A Secretaria de Educação, juntamente com o diretor de Esportes de CME, Edmilson Paulo Mores, se reuniram e montaram um protocolo para a volta das escolinhas em São Ludgero. Desde o último 11 de maio, crianças a partir de 7 anos e jovens puderam retirar suas fichas de inscrição nas modalidades de Atletismo, Futsal, Futebol, Jiu-Jitsu, Karatê, Muay Thai e Voleibol. O retorno às atividades aconteceu na última segunda-feira, 17. As aulas na Cidade dos Esportes são gratuitas.
A participação da Associação São Ludgero de Karatê na 2ª Etapa da Liga Open Hajime terminou com uma medalha de ouro para o professor Júlio Cesar de Jesus, categoria Máster, faixa amarela e um quinto lugar para Andriel Luan Zander, que competiu na categoria Sênior Revelação. Júlio soma agora duas medalhas de ouro na competição organizada Liga Espírito-santense de Karatê e no mês que vem vai à busca da terceira medalha para fechar, literalmente, com chave de ouro sua participação.
Como anunciado, as escolinhas de futsal em Rio Fortuna estão de volta. Na segunda-feira voltou a equipe Sub-13 e no decorrer da semana, as outras categorias vão correr atrás da bola. Segundo o Diretor de Esportes, Avelino Nack, a procura está acima do esperado. Nas terças e sextas o professor Rogério vai ministrar as aulas das equipes femininas, o professor John Warmeling cuidará das equipes masculinas com idades acima de 14 anos e o Avelino dos garotos com idades de 9 a 13 anos.
A time do Paula Ramos, do Rio Pequeno, fez história em Grão-Pará. Presente em campeonatos, amistosos, enfim, a comunidade sempre deu muito valor ao esporte, uma das qualidades da descendência alemã, etnia predominante. Lembro-me de vários jogadores desta foto, em especial do “Japão” - este sempre morou no Centro de Grão-Pará, os irmãos Guido, Edésio e Nilton Niehues. Os últimos dois eu ia pro estádio para vê-los jogar no Esporte Clube Brasil. Time da década de 1960, bons tempos!
O Instituto Adesc promoveu na noite da última terça-feira uma reunião para lançamento de algumas competições de futebol society. Participaram representantes de nove equipes, de sete municípios da Amurel. Armazém (Zequinha e Wagner), CME de Braço do Norte (Pedro e Edenilson), Grão-Pará (Alemão e Pedro), Orleans (Felipe), Santa Rosa de Lima (Leonir e Lucas), São Martinho (Pedro), Tubarão (André e Betinho), L10/RBN (Tiago Delega) e Adec/BN (Nilson).
As categorias oferecidas pelo Instituto Adesc foram: Sub-13, Sub-15 e Sub-17 masculino com jogos aos sábados, podendo ser de manhã ou a tarde; Adulto Feminino, com jogos as sextas-feiras a noite; Adulto Masculino, com jogos as sextas-feiras a noite; e o Veteranos (acima de 40 anos), também com jogos as sextas-feiras a noite. Os locais dos jogos serão definidos pelas equipes mandantes, podendo ser em gramado sintético ou natural. O prazo de inscrição vai até 25 de maio, com início previsto para 11 e 12 de junho. Quanto ao futsal, segue sem datas, pois não estão sendo permitidos jogos em locais fechados (indoor).
Antes da parada em função da pandemia, o futsal feminino de Braço do Norte brigava com Tubarão pela hegemonia na modalidade. Pelo que o Edenilson, técnico Braçonortense, me falou, ele já treina a três meses, misturando meninas do Sub-15, 17 e adultas. O objetivo: focar nas disputas da Adesc e Fesporte (Joguinhos Abertos).
Na ESPN tem um programa esportivo onde os comentaristas opinam sobre favoritismo apostando fichas. Cada um recebe 10 fichas. Vou dar meus palpites sobre as decisões estaduais deste fim de semana da mesma forma. No Rio Grande do Sul, vou apostar 7 fichas no Grêmio e 3 no Internacional; Em Minas, 7 no Galo e 3 no América; No Rio, 6 no Flamengo e 4 no Fluminense; e em São Paulo, 6 no Palmeiras e 4 no São Paulo.
Final Carioca sem treta é difícil de acontecer. Nos dias que antecede a final os bastidores esquentam. Desta vez possível mudança da decisão para Brasília, com presença de público, foi o assunto principal.
A primeira bola de futebol foi feita de couro curtido (capotão), e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Em 1958, a bexiga deu lugar à câmara de ar de borracha, mas, em dias chuvosos, as bolas encharcavam-se, chegando a pesar o dobro.
De longe a Premier League (Campeonato Inglês) é a competição mais atraente da tevê brasileira. Agora, com a volta parcial do público, ficou ainda melhor.
Com campeonatos projetados, o presidente da Liga Verde Vale, Anoir Boeger, espera por um novo decreto. Por enquanto competições municipais não estão liberadas.
As meninas do Criciúma, que jogaram contra o Manezinhos da Ilha, não fizeram uma boa estreia no Brasileiro da Série A2. Foram derrotadas pelo Bragantino por 7 x 0
No domingo o compromisso é em casa, contra o Fluminense.
Deyvid iniciou na quinta-feira a organização do time Sub-11 e na próxima semana começa a organizar o Sub-13 e 15 (masculinos). O foco nas competições da Adesc. O Ginásio Municipal de Gravatal passa por reformas, por isso utiliza o Ginásio do Bairro Bela Vista para treinos.
Estranhei a não participação de Gravatal na reunião da Adesc na última terça-feira. No município podem ser montados bons times para todas as categorias em disputa, em especial Adulto e Quarentão.
Pela rodada de contatos que fiz durante a semana, dos municípios por onde a Folha do Vale circula, somente Grão-Pará ainda não se movimentou no que compete a treinamento e montagem de times da base. Mas participou da reunião da Adesc; bom sinal.
Quatro times brasileiros entraram em campo e foram derrotados na última terça-feira. Mas só para o Santos a derrota foi dolorida. Palmeiras, São Paulo e Fluminense seguirão para a fase de mata-mata.