Esta será a segunda participação do paratleta na competição voltada para crianças em idade escolar
Criada em 2009, a Paralimpíadas Escolares se tornou o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Pela competição já passaram vários medalhistas do paradesporto brasileiro. Exemplos de Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47) e a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016 e prata nos Jogos de Tóquio 2020.
Diferente de anos anteriores, ao invés de três etapas classificatórias, neste ano a organização, que tem no comando o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, optou por uma etapa realizada nas capitais dos Estados.
Aislan Júnior, de 14 anos, disputou a seletiva como representante de Tubarão e Braço do Norte por meio da Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp) de Braço do Norte e pelo segundo ano consecutivo o paratleta estará entre os representantes de Santa Catarina em uma competição Nacional.
Aislan disputará na modalidade atletismo, através das provas de corrida de 100 e 200 metros rasos, além do arremesso.
Os jogos das Paralimpíadas Escolares ocorrerão em novembro, na cidade de São Paulo, com disputa nas modalidades de natação, goalball, basquete em cadeira de rodas, atletismo, futebol de cegos, ciclismo, judô, vôlei sentado e maratona.