Foi o primeiro título do regional da Verde Vale da equipe braçonortense, o quinto do município na história da competição
7 de Setembro, um clube de tradição no esporte amador, fora do cenário esportivo por um longo período, voltou as disputas e sua fanática torcida esperava ansiosa para soltar o grito de campeão. E a espera acabou na tarde deste sábado, 21 de outubro, quando a equipe venceu o Morro do Boi, de Armazém, por 1 a 0, conquistando de forma invicta o Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – edição 2023.
A partida foi acompanhada in loco pelo homenageado da competição, o senhor Rui Celso Heidemann, o Bila e seus familiares.
As equipes começaram o jogo dentro de suas características, o 7 armado pelo técnico Fernando Lessa para usar as laterais, com Douglinhas e Ceará e seus atacantes de lados, Papagaio e Lukinhas, tentando abrir a defesa adversária. Cesar Wensing, técnico do Morro do Boi, foi ousado, escalando três atacantes, recuando o meia Messias para fazer companhia ao volante Helton Serrano e com Dudu como meia de ligação.
A primeira defesa importante foi do goleiro Ricardo, aos 25min, num chute de Papagaio que ele foi buscar no canto e mandar para escanteio. Mas as duas grandes chances do primeiro tempo foram dos visitantes. O lateral Mael cruzou na medida e o atacante Fil, livre na pequena área, cabeceou no centro do gol, o goleiro Júlio espalmou e na sobra Gustavo ajeitou a bola e de novo finalizou para grande defesa de Júlio, mandando para escanteio.
Segundo tempo
A grande chance do Morro do Boi na etapa final aconteceu aos 5min. Falta pelo lado esquerdo, Dudu cobrou na área, bola desviada pega no pé do zagueiro Célito, mandando para o próprio gol, Júlio se esticou para espalmar a bola e depois, na sobra, Fil cabeceou para o gol, mas o auxiliar já havia marcado como irregular a sua posição.
Na sequência quem trabalhou foi o Ricardo. Aos 17min num desviou de cabeça do volante Jackson; e depois numa falta cobrada por Lukinhas, que ele mandou para escanteio. O Morro respondeu num chute cruzado, de fora da área, do volante Messias, raspando a meta defendida pelo Júlio.
Mas a grande chance esteve nos pés de dois jogadores que haviam sido lançados na partida a pouco tempo pelo técnico Fernando Lessa; Matheus Laguna invadiu a grande área livre, com chance de finalizar, mas tentou passar para Vaninho, que não conseguiu chegar na bola. Em seguida Vaninho tentou de bicicleta e novamente Ricardo e a trave impediram o gol do 7.
Aos 43min da etapa final, Papagaio recebeu a bola próximo a meia lua da grande área e quando tentava o arremate foi deslocado pelo Messias; falta, que o volante bom de bola Wesley ajeitou para a cobrança e fez com maestria, no contrapé do Ricardo. Gol do 7 e dali para frente foi esperar o apito final e partir para a comemoração.
Ortigosa e Maicon Foppa “Pim” foram os artilheiros da competição com 6 gols cada e Júlio, goleiro do 7 de Setembro, o menos vazado com apenas 2 gols sofridos.
Com a conquista, os braçonortenses ficaram com duas taças, o giratório, que fica em sua sala de troféus até, pelo menos, a próxima disputa e com a Taça Rui Celso Heidemann, o Bila, prêmio maior pela conquista deste ano, além de um cheque de R$ 5.000,00. Agora o município soma cinco conquistas na competição, três com a AER Braço do Norte e mais uma com o Continental do Travessão.