Esporte com Kulinha
A Confederação Brasileira de Karatê (CBK), junto com a Federação Catarinense de Karatê (FCK), realizou no último fim de semana o Curso de Credenciamento de Árbitros e técnicos que poderão atuar nas suas competições em 2022, casos do Brasileiro e Estadual da modalidade, bem como nas disputas de competições da Fesporte. Da região, temos três novos credenciados, Carlos Augusto Cardoso, o “Kall” (primeiro a direita), Cláudio Stang (primeiro a esquerda) e Ramiro Stang (do meio), todos da Academia Multiação. Além do curso acima, os três também participaram do Curso de Shiai Kumite (luta), ministrado pelo tricampeão mundial Douglas Brose.
Esta semana não teve como, mas na próxima prometo cumprir a promessa que fiz para o Delega e vou marcar presença em uma rodada da Copa L10 de Futebol 7. A competição começou na segunda, 14, com os seguintes resultados: comandados pelo bom de bola Gustavinho, o Cachorrada FC venceu o Seven Roanna por 3 a 1, e Rodrigo foi o cara do Sergipe FC na vitória sobre o Inter de Sergipe por 3 a 2. Dois jogos foram realizados na quarta, 16, CME de Armazém x Jerônimo FC e Spider/Tubacity x Academia Evolua. Na próxima segunda, 21, jogam PSI x Galátikus FC e Nova Orleans x Madureira FC. Na quarta, 23, entram em quadra Academia Evolua x Seven Roanna e Inter de Sergipe x CME de Armazém.
Enquanto esperam pelo dia 19 de março, quando efetivamente a bola volta a rolar no Municipal de Futebol de São Ludgero, as equipes seguem se preparando com amistosos. A Ponte Baixa FC movimentou suas equipes no último sábado, quando venceu no aspirante por 4 a 3 e no titular, com a presença de três dos cincos estrangeiros e a dupla Jairo e Zaca no comando, venceu por 1 a 0 o time Sub-21 do Tubarão. Já a equipe da Serrinha, segundo Darci Brugnara, faz nesta sexta, à noite, um amistoso contra o aspirante da Ponte Baixa, clássico na SER São Ludgero, e busca uma equipe titular para amistoso na próxima quarta. O Encosta do Sol, segundo o técnico Ganda, ainda não fez amistosos, mas se reunirá para fazer a programação.
O Leo Clube de São Ludgero, junto com a CME, em parceria com os idealizadores do 2º Torneio de Verão, o Instituto Adesc e a Liga Verde Vale de Futebol, aproveitam os jogos finais da competição para realizar uma campanha visando arrecadar alimentos não perecíveis e leite que serão doados a instituições de caridade. Ao invés de pagar ingresso, você contribui e ajuda quem precisa. A campanha começou nos jogos das semifinais, realizada na última terça-feira e vale também para a grande decisão desta sexta-feira. Na rodada da última terça foram arrecadados 206 kg de alimentos, 172 litros de leite, três pacotes de miojo, três litros de óleo, um de vinagre e duas latas de achocolatado. Vamos contribuir, pessoal!
Dirigentes da CME de Grão-Pará realizaram uma reunião, na última terça-feira, para tratar do Municipal de Futebol. Conversaram e decidiram que não vai ter campeonato, pelo menos por enquanto. Compareceram representantes de quatro times: Aiurê FC, Nacional do Rio do Meio, Flor da Serra de Serra Furada, e Paula Ramos do Rio Pequeno. Na opinião deles, foi consenso esperar começar outros campeonatos, para terem mais tempo de se organizar.
Até entendo a decisão dos dirigentes, tanto dos times, como da direção da CME de Grão-Pará. Fazer um time para disputar um campeonato de futebol de campo não é a mesma coisa que montar uma equipe para uma disputa de competição de futsal. Requer muito mais empenho, trabalho, mobilização, estrutura e material humano. Deve fazer de três a quatro anos que foi realizado o último campeonato municipal, aqueles dirigentes que normalmente se envolviam na montagem das equipes, que estavam acostumados com as dificuldades, também pararam e dificilmente voltarão a fazer frente, até podem colaborar, mas não serão o “testa”. Enfim, acho que adiar não foi uma boa decisão. É preciso enfrentar o desafio e verão que o bicho não é tão feio como parece. Um campeonato de futebol envolve as comunidades nos fins de semana, movimenta todo o município e isto é gratificante. Passo pelos campos de futebol, vejo como estão largados ao “deus dará”, e isto é muito triste.
Os torcedores do Hercílio Luz, de Tubarão, que foram pesquisar sobre o novo patrocinador do clube, se surpreenderam e alguns até se escandalizaram: é o portal Fatal Model, serviço de acompanhantes em todo Brasil, que oferece “lindas mulheres, homens e transex para sexo e serviços eróticos”.
Nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, um grande jogo encerra a 2ª edição do Torneio de Verão. Uma final esperada, definida em dois grandes jogos, mas com enredos imprevisíveis. Esperava-se uma dificuldade maior na classificação do Cuzidos/3D Telecom, que passeou frente ao Galo Cinza vencendo por 5 a 0 e mais facilidade na classificação da MK Madeiras/SRL, que sofreu para eliminar o Serra Geral Internet/Rio Fortuna vencendo por 4 a 2. Todos os caminhos levam ao Ginásio Lino Philippi e certamente, além de um grande espetáculo em quadra, veremos um lindo duelo de torcidas nas arquibancadas. Quem leva os R$ 5 mil de prêmio? Cuzidos/3D Telecom ou MK Madeiras/SRL? Existe Favoritismo? Tenho minha opinião.
O ritmo de jogo empregado pela equipe do técnico Ganda contra o Galo Cinza foi qualquer coisa de espetacular. Simplesmente não deixou o adversário respirar. Não sei se foi a chegada do Ruan, realmente ele faz diferença, mas a verdade é que o quarteto que o Cuzidos/3D Telecom iniciou a partida empregou uma velocidade que a equipe do técnico Luiz Castilhos não conseguiu acompanhar. E olha que o Galo Cinza tinha no elenco Murilo, Adavilson, Juninho, Léo, Guilherme, Binho, enfim, jogadores que fazem diferença em qualquer time. Como jogou o Fred! Vendo o Gava dá impressão de ser um jogador lento, mas, pelo contrário, ele dá ritmo de jogo, pois tem um bom passe e define muito bem as jogadas. Como jogou o Ruan! Papagaio, sempre mantendo o nível, lutando por todas as bolas, incansável em quadra. Foi a primeira vez que vi o Dito em quadra e concordo com todos os elogios que tinha ouvido sobre suas qualidades. E teve um momento do jogo, quando o Galo Cinza deu uma equilibrada no jogo, o goleiro Dener apareceu com defesas impressionantes. E ainda faltou o Saraiva.
Menosprezou? Time cansado? Falta de entrosamento? Pakito fez falta? Penso que um pouco de tudo isso explica a atuação da equipe do técnico Fabricio, que voltou a ficar no banco, após período afastado por covid. Antes do jogo, eu conversava com o Avelino, diretor de esportes da CME de Rio Fortuna. Perguntei o que ele esperava da partida? Difícil, disse ele. Mas são estes jogos que costumam apresentar resultados inesperados, disse para ele. O jogo nem bem começou e Picolé abriu a contagem. Com certeza, 90% do ginásio pensou: vai ser um passeio! A verdade é que aos poucos a equipe de Rio Fortuna foi gostando do jogo, conseguiu o empate. A MK Madeiras voltou a ficar na frente. Jefinho voltou a empatar e teve duas jogadas que a equipe riofortunense poderia ter passado a frente no marcador, mas Ganso e Caco tomaram a decisão errada na hora da definição da jogada. Resumindo, na equipe vencedora, somente Picolé, Massarico e o goleiro Rafa foram razoáveis; Belo e Chapolin acabaram aparecendo nos gols que fizeram, Junior discreto, ao contrário, o goleiro Prá, Caco, Ganso, Matheuzinho e Jefinho foram gigantes.
Quem é favorito ao título do 2º Torneio de Verão? Independentemente do que aconteceu até aqui, quando as duas equipes se enfrentaram para definição do primeiro lugar da chave, a MK Madeiras/SRL venceu por 5 a 1 e das apresentações das semifinais, já comentadas. Tenho comigo um pensamento desde o início da competição, assim que vi os times em quadra. O elenco comandado pelo técnico Fabrício vem nos últimos dias disputando várias competições, finais, já são jogadores experientes e o cansaço, tanto mental, como físico, pode pesar. Já os comandados do técnico Ganda, na maioria, tem a juventude, além da habilidade, como virtudes e isto pode fazer diferença na decisão. Então, para mim, o Cuzidos é favorito.