Domingo, 14 de julho de 2024
Braço do Norte
15 °C
13 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
15 °C
13 °C
ESPECIAIS

O poder transformador do voluntariado: impacto global e local

A poderosa sinergia entre liderança e trabalho voluntário, revelando a verdadeira essência do enriquecimento pessoal e comunitário

Braço do Norte, 14/12/2023 15h52 | Atualizada em 14/12/2023 15h56 | Por: Valneide Exterkoetter

“Se eu não me vejo, eu não te enxergo. Se eu não sou grata por quem eu sou, dificilmente eu me alegro por quem tu és. Se eu não me perdoo dos meus erros e das minhas falhas, eu vou estar continuamente encontrando alguém fora para se culpar de mim. Se eu não venho para dentro, dificilmente eu compreendo o que está fora”.

O voluntariado é uma expressão de solidariedade e empatia que transcende fronteiras, culturas e barreiras sociais. Em sua essência, é uma prática que não apenas beneficia os necessitados, mas também enriquece as vidas daqueles que escolhem dedicar seu tempo e habilidades para ajudar os outros. Neste artigo, quero explorar a importância do voluntariado, como iniciar essa jornada e exemplos inspiradores de iniciativas voluntárias ao redor do mundo.

O voluntariado desempenha um papel crucial na construção de comunidades mais fortes e coesas. Ao oferecer tempo e talento de forma voluntária, os indivíduos contribuem para causas sociais, ambientais e educacionais. Além disso, o voluntariado fortalece os laços sociais, promovendo um senso de pertencimento e responsabilidade coletiva. Um dos benefícios mais notáveis do voluntariado é seu impacto na saúde mental. As pesquisas mostram consistentemente que o ato de ajudar os outros está correlacionado com níveis mais altos de felicidade e satisfação pessoal. A sensação de propósito derivada do voluntariado é uma poderosa ferramenta para combater o estresse e a depressão.

Iniciar no voluntariado pode parecer assustador, mas é mais simples do que se imagina. Todos nascemos para “ser feliz” e somos, até nos “infelizar” e ter dificuldades para conseguir libertar este sentimento, então vamos lá para algumas dicas. Identifique suas paixões e habilidades: o que te faz acordar de manhã com alegria? Reflita sobre suas paixões, o que realmente gosta de fazer e observe em que você é bom. O voluntariado é mais recompensador quando está alinhado com o que você ama fazer. Pesquise em seu bairro, comunidade ou município: existem muitas atividades, ações e eventos que precisam de voluntários. Pode ser numa festa da comunidade, em um culto ou missa, na catequese ou em uma visita para um acamado ou idoso. Ponha-se à disposição e compartilhe seus valores ou simplesmente participe.Outra dica importante para quem quer ingressar no trabalho voluntário é começar pequeno. Não se sinta obrigado a fazer grandes compromissos desde o início. Comece com pequenas contribuições de tempo e, conforme se sentir mais confortável, aumente seu envolvimento. O universo é um pedaço da gente e a gente é um pedaço do universo. Conecte-se com seus vizinhos, com a comunidade. O voluntariado, na maioria das vezes, envolve trabalhar em equipe. Conecte-se com outros voluntários e aproveite a oportunidade para fazer novas amizades. Lembre-se que somos seres de luz, de energia. Sem luz, ninguém vive. Quando você está sem luz, você adoece e quando você pratica o voluntariado, você ativa esta luz dentro de você. E temos toda a energia para mudar nosso astral.


 

Vou citar alguns exemplos de voluntariado que inspiram mudanças locais e globais. Por exemplo, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma instituição que ampara, ajuda e orienta mulheres com diagnóstico de câncer e que tem princípios solidários, voluntárias, comprometidas com a prevenção, educação e conscientização da doença. Também temos a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que se caracteriza por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Não podemos esquecer os movimentos comunitários como catequese, escolinhas de futebol ou outros esportes, aulas de música, visita a doentes. 

O voluntariado nos ativa uma força poderosa que molda positivamente nossa vida. Ao se envolver, você pode desempenhar um papel significativo na construção de um futuro mais humano, inclusivo e compassivo. Lembre-se de que, independentemente do tamanho da contribuição, cada ato de voluntariado conta e contribui para um impacto pessoal, coletivo e duradouro.
Posso citar, como exemplo, minha jornada no voluntariado, que começou nas trincheiras da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale), onde descobri que o verdadeiro poder de liderar reside na capacidade de servir. O voluntariado tornou-se minha plataforma para impactar positivamente a comunidade, transformando-me de simples observadora a catalisadora de mudanças.

Minha incursão na diretoria do Hospital Santa Teresinha de Braço do Norte revelou a importância de se trabalhar o perfil de liderança humanitária. Encontrei nas ações voluntárias não apenas a oportunidade de compartilhar minhas habilidades, mas também de inspirar outros a se unirem à causa. A verdadeira liderança não é medida por títulos ou proezas individuais, mas pela capacidade de motivar outros a levantarem-se e agirem em prol do bem comum. A decisão de doar integralmente meu salário como presidente da Geração Cerbranorte para entidades sociais de Braço do Norte e Rio Fortuna foi uma extensão natural desse compromisso. Enxerguei que o verdadeiro sucesso está em compartilhar, e não apenas acumular. O trabalho voluntário, combinado com uma liderança autêntica, cria uma sinfonia harmoniosa de compaixão, empatia e responsabilidade social. Cada esforço dedicado reverbera nas vidas daqueles que são tocados pelas nossas ações, gerando um legado de impacto positivo que transcende o tempo.

Em um mundo onde as demandas sociais são vastas e complexas, descubro que a liderança e o voluntariado são elos inseparáveis, moldando não apenas a paisagem da comunidade, mas também a essência do líder. A Geração Cerbranorte é um testemunho vivo de que, ao alinhar a visão empreendedora com o compromisso social, podemos criar um futuro onde a verdadeira riqueza não é medida por cifras, mas pela amplitude do coração humano. Por isso, me sinto tão realizada em contribuir com um projeto cuja essência é cooperar.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!