Bianca da Provia é exemplo de paixão e garra pela profissão
A pandemia da covid-19 apresentou um desafio nunca antes visto para a área da saúde, principalmente para os profissionais que se dedicam no cotidiano a tratar dos doentes. Para as equipes de enfermagem, além das dificuldades inerentes da profissão, a presença do novo vírus, impactou diretamente no cotidiano. Tanto médicos quanto enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, ao mesmo tempo em que as informações eram descobertas, construídas e divulgadas pela ciência, era preciso enfrentar a realidade e continuar a atender os pacientes. Diante do inimigo invisível, foi preciso, para muitos profissionais, repensar a profissão para continuar na atividade. Foi o que ocorreu com a técnica de enfermagem do Complexo Médico Provida, em Tubarão, Bianca Brillünger, que igualmente aos demais colegas buscou forças para seguir na função.
“Eu precisei conversar com meus familiares reforçar a minha paixão pelo meu ofício para seguir no trabalho na pandemia. Eles estavam muito preocupados com o número de trabalhadores da saúde no Brasil que eram infectados e mortos diariamente. Não foi fácil continuar, mas desistir nunca passou pela minha cabeça”, conta Bianca.
Para a colaboradora, que iniciou na Provida como atendente de Call Center, o convívio com os demais funcionários do Complexo, nas diversas funções e atenção à saúde, foi o que despertou para a vocação.
“Foi no dia a dia, no ambiente de trabalho, que me apaixonei pela enfermagem. Mesmo na época, trabalhando na Central de Atendimento, iniciei o curso de técnica em enfermagem e logo que concluí, me chamaram para trabalhar no setor de ortopedia, para auxiliar na parte de gessos. Nesse período, em casa, eu me dedicava aos cuidados do pós-operatório de câncer de minha mãe. Em pouco tempo, recebi uma nova proposta. Trabalhar com pequenas cirurgias. Setor que estou a 9 anos e me apaixonei ainda mais pela profissão”, destaca.
Semana da Enfermagem
O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente, em muitos países, em 12 de maio. No Brasil, a mesma data, passou a ser comemorada somente em 1938, quando foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. Pouco tempo depois, de 12 a 20 de maio foi estabelecida a Semana da Enfermagem, para saudar também os auxiliares e técnicos.