Materiais novos que foram comprados com doações de antigos cadernos, livros didáticos e apostilas, em uma ação social e ambiental
Aproveitando o início das aulas em Tubarão, o Reciclando o Saber do Provida fez a doação de 47 kits de materiais escolares para as crianças carentes da Fundação Municipal de Educação (FME). A campanha realizada pelo Complexo Médico conseguiu arrecadar e encaminhar para a reciclagem quatro toneladas de cadernos, livros didáticos e apostilas usados e com a venda, comprar novos materiais de ensino.
A enfermeira, idealizadora e responsável pela Política de Gestão Ambiental do Provida, Mariana Generoso, lembra que o projeto foi pensado pelo início do ano letivo, quando os pais ou responsáveis precisam comprar materiais escolares e, muitas vezes, não tem condições. “Por isso, desenvolvemos o projeto educacional e ambiental: Reciclando o Saber. Campanha muito bem aceita pelos clientes, que contribuíram com a entrega de materiais que já não serviam mais, que ocupavam espaços nos armários e gavetas. Uma volumosa ação sustentável e social, que eliminou o que antes era visto como lixo para se transformar em produtos novos em prol dos estudantes de baixa renda”, destaca.
Para a diretora-presidente da FME, Anete Dacoréggio Volpato Wilbert receber essa doação é mais que uma atenção com as crianças de Tubarão. “Agradecemos imensamente a todos do Provida por essa atenção e carinho especial com as nossas crianças menos favorecidas financeiramente. Ao longo dos anos essa parceria tem contribuído muito com a educação municipal, auxiliando não somente os alunos, mas também familiares e a comunidade”, ressalta Anete.
Os kits doados são compostos por cadernos grandes e pequenos, caixa de lápis de cor, tesoura, cola, régua, lápis, apontador e borrachas, que deverão ser entregues a estudantes das séries iniciais.
Meio ambiente
Na prática, quando papéis são reciclados ou quando são comprados reciclados, contribui-se para que menos árvores sejam cortadas para a produção de novos. Outros benefícios são a redução do uso de água e energia, além da diminuição do impacto na economia, no solo, na poluição e etc.
Participaram da entrega a diretora-presidente da FME, Anete Volpato Wilbert, a assistente administrativo do Provida Maria Vitória Joaquim, a gerente de educação Adriana Rosa e o professor Maurício da Silva.