Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Braço do Norte
23 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
23 °C
14 °C
ESPAÇO EMPRESARIAL

Posso voltar a falar? Fonoaudiologia auxilia com tratamentos e terapias para melhora e retorno da função vocal

Terapia com eletroestimulação é uma grande aliada no tratamento de alterações de tônus muscular

Tubarão - SC, 22/11/2024 10h40 | Atualizada em 22/11/2024 10h43 | Por: Redação
Baltazar perdeu a voz após, depois de apresentar complicações pós-operatórias de uma cirurgia renal. Para que voltasse a falar, a especialista do Complexo Médico Provida, Sheyla Boneli, trabalhou com eletroestimulação e outras terapias

       Os cinco sentidos do homem estão relacionados com a forma de percepção, captação e de resposta, seja de forma interna ou externa, ao meio ambiente.  Quando um dos sentidos não está respondendo as suas funções, compromete uma série de fatores, alterando assim, a relação com o mundo e com as pessoas. Foi o que ocorreu com Baltazar de Roche, 68 anos, aposentado, morador de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, que a afonia causou uma série de desconfortos, principalmente na comunicação em casa e com os amigos.
      “Sensação de perder a voz é a coisa mais horrível do mundo”, relata Baltazar. “Você quer falar, se expressar, fazer com que as pessoas te ouçam e não consegue. Eu muitas vezes tive que me expressar com os amigos batendo palma ou sapateando, fazia barulho para chamar a atenção deles. Parecia que eu nunca mais iria ter minha voz de volta. Se hoje estou falando, devo a minha fonoaudióloga com a terapia de eletroestimulação”, comemora.
      Baltazar perdeu a voz após retirar o tubo endotraqueal, colocado na UTI, depois de apresentar complicações pós-operatórias de uma cirurgia renal, realizada em uma unidade de saúde, na capital catarinense. Para que ele voltasse a falar, a especialista do Complexo Médico Provida, em Tubarão, Sheyla Boneli (Crefono/sc – 8449), trabalhou com eletroestimulação e outras terapias.
       “Depois de passar por uma avaliação com um dos nossos otorrinolaringologistas, seu Baltazar foi encaminhado para fonoaudiologia. Diante do seu quadro de afonia, começamos com sessões de eletroestimulação, duas a três vezes na semana. A Eletroestimulação é o tratamento terapêutico, não invasivo, com uso de correntes elétricas, que auxilia na reabilitação das alterações que envolvem as funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e voz, ao promover o aumento da vascularização na região afetada, reabilitando a musculatura vocal”, destaca Sheyla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eletroestimulação
     A terapia com eletroestimulação é uma grande aliada no tratamento de alterações de tônus muscular, distúrbio da articulação temporomandibular, disfagia, voz, paresia, hemiparesia e estética facial.
 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!